Tecnologia

TV ARATU ABRAÇA O VERÃO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A partir de dezembro, espectadores da emissora vão viver festa, cultura, arte, lazer, solidariedade e alegria na estação mais esperada do ano
Marlla Farias , Salvador | 21/11/2023 às 18:22
TV Aratu abraça o verão com programação especial
Foto: Divulgação

A TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, já aqueceu para celebrar a chegada do verão. A nova estação começa oficialmente no dia 22 de dezembro, mas, para os baianos, vale desde o dia 01 e nesse clima quente, a cena cultural de Salvador já exala ritmos, cores, formas, aromas e as equipes da emissora estão se mobilizando para mostrar cada detalhe. A começar pela campanha com o tema Tem Verão, Tem Aratu, que ganhou um clipe institucional na voz da cantora Gilmelândia. “As imagens mostram o verão de cada um: viagens, passeios, praia, banho de mangueira, festa na casa de amigos, banho de mar, banho de sol, trabalho. Afinal, assim é o verão da Bahia, mais do que uma estação, um estado de espírito e cada um aproveita como for melhor”, opina o superintendente do Grupo Aratu, João Gomes.

 

O ciclo das festas populares, religiosas, sincréticas, tradicionais e muito culturais ganham relevância e terão cobertura especial para a Bahia e para o Brasil através do SBT. Na Aratu, é o projeto Festas Populares que dá o pontapé inicial do calendário. Serão cinco grandes festas com cobertura e/ou transmissão ao vivo: Santa Bárbara abrindo os festejos depois Conceição da Praia; Bom Jesus dos Navegantes; Lavagem do Bonfim e Iemanjá. Uma maratona com equipes envolvidas de todos os pontos da cidade onde acontecerão, mostrando festa, devoção e toda movimentação pelas ruas de Salvador.

 

Solidariedade


Ainda no mês de dezembro, a Aratu fará mobilização para o programa Natal sem Fome. A parceria entre a emissora e o Comitê Ação da Cidadania de Salvador, que completa 20 anos de atuação neste ano, objetiva arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos para os mais necessitados. É o Natal Solidário da Aratu.

 

Tradição


Em 2024, os blocos afros completarão 40 anos de existência e resistência. Tendo como iniciador desse enorme movimento que ganhou o Brasil, o Ilê Ayê, aniversariante e fonte de inspiração, firmou uma parceria com a Aratu e a jornalista Wanda Chase para dar visibilidade à história do mais belo dos belo além de produzir quatro programas especiais sobre a história dos blocos afros, a emissora fará cobertura e transmissão da Noite da Beleza Negra diretamente da Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu.

 

Esporte


Também as atividades esportivas estarão em alta e equipes do time da TV Aratu vão mostrar as modalidades com destaque especial para o futebol. A dupla BAVI estará no Baianão 2024, mas também na Copa do Nordeste, conteúdo exclusivo da Aratu SBT. 

 

Jornalismo


As manhãs na Aratu começam às 06:30 com o Bom Dia Bahia, apresentado por Silvana Freire, revezando entre o estúdio e o Estúdio Doca, usando, como plano de fundo, a visão do mar da Baía de Todos os Santos, para receber convidados especiais, apresentar roteiros de viagem, dicas da estação e de oportunidades de trabalho.

 

Chegando próximo do horário do almoço, às 11:00, o QVP com Casemiro Neto vai conectar o telespectador a tudo de importante que acontece na cidade. As equipes de reportagem estarão conectadas, ao vivo, a todo o movimento nas estações de transportes, bairros e comunidades, além de quadros especiais. O âncora do QVP comandará ainda a cobertura ao vivo das festas do Bonfim e Iemanjá diretamente dos circuitos, junto aos milhares de baianos e turistas.


O período é de festas, shows, ensaios e muitas celebridades se juntam aos baianos em uma só alegria. Valorizando esses momentos e os artistas, o programa Universo, com Alex Lopes e Léo Sampaio, terá muito mais atrações musicais, dança e quadros especiais de verão, fazendo o início das tardes serem momentos de grande descontração e de visibilidade para os lançamentos das músicas e coreografias de verão.

 

À noite, muitas novidades também acontecem. Começa o Aratu Notícias, com Pablo Reis, mostrando ao vivo o que acontece na cidade, bem como o que foi notícia durante o dia, de forma apurada.

 

Carnaval

Todo esse processo entre festas, ensaios, sol e mar é um grande preparativo para a celebração da maior festa de rua do planeta: o Carnaval de Salvador. Nesse momento, a TV Aratu entra com força total na mais completa cobertura da festa, cobrindo o Pipoco, Furdunço, Fuzuê, Habeas Copus, entrega das chaves ao Rei Momo e os dias da folia. Serão mais de 150 profissionais envolvidos para realizar ampla cobertura e mais de 40 horas de transmissão ao vivo.


Gomes conta que, “neste ano, o projeto Aratu Folia 2024 vem com o tema “Carnaval só alegria”  que abraçará nossos telespectadores pela emoção. Muito de nosso Carnaval, produzido pela emissora oficial da folia, será mostrado para todo o Brasil pelo SBT”.

 

“Toda essa programação, planejada há meses, com dicas, serviços, parcerias, solidariedade, valorização da cultura, fé, devoção, diversidade, pluralidade têm, por trás, uma complexa mobilização empresarial para mostrar na tela da TV ou pela internet através do portal Aratu On, a grandiosidade do verão baiano”, completa o executivo