Tecnologia

AO TRIPLICAR PONTOS DO VIDRO, SO+MA GERA INCENTIVO PARA O RECICLÁVEL

ESG Tech faz campanha para incentivar reciclagem de material e ajudar na mudança de comportamento em relação ao vidro, por vezes rejeitado em coletas
Imprensa so+ma , Salvador | 19/09/2023 às 18:58
Participante de Salvador levou mais de 550 quilos de vidro para casa so+ma
Foto: Divulgação

A ESG Tech so+ma lança em setembro a campanha "Vidro vira Vidro e você ganha o triplo" em todas as cidades em que a empresa atua com suas casas amarelas: Salvador, Camaçari, Goiânia e Curitiba. Até 30 de setembro, a cada um quilo de vidro entregue, os pontos triplicam. E mais: o participante que indicar mais uma nova pessoa com entrega de recicláveis, os pontos também irão triplicar.

 

"Neste mês, daremos atenção especial para o vidro, porque ele é um material 100% reciclável: infinitas vezes. Então, queremos quebrar a rotina, não o vidro e fechar o ciclo. É sempre uma campanha muito esperada pelos participantes e já somamos mais de 4 toneladas em apenas 2 dias", garante Claudia Pires, fundadora e CEO da so+ma.

 

Para participar, basta se cadastrar no aplicativo, levar os materiais recicláveis (vidros) para as unidades da so+ma, juntar pontos e trocar os créditos por benefícios como cursos profissionalizantes, descontos no comércio e nos aplicativos, alimentos e itens de higiene. Se a pessoa não quiser trocar, pode transferir os pontos para instituições sociais. 

 

Nas cidades em que atua, como Salvador, por exemplo, a empresa realiza um trabalho minucioso de articulação para fechar a circularidade do Vidro e reduzir custos de Prefeituras com a sobrecarga de aterros. "Em Salvador, não foi diferente, tivemos um papel decisivo na garantia da circularidade do Vidro ao conectar poder público, recicladores e cooperativas. Podemos hoje garantir que a cidade fechou o ciclo do material", conta Claudia. 

 

Além disso, os participantes podem contar com a tecnologia de receberem um extrato ambiental com a contagem dos recicláveis que mais consomem no dia a dia. 

 

Vidro na Economia Circular

 

A indústria de reciclagem de vidro também tem evoluído com o desenvolvimento de técnicas mais avançadas, tornando a reciclagem do material uma parte fundamental da economia circular global ao reduzir impacto ambiental pelo não uso de energia e conservação dos recursos naturais das matérias-primas. No entanto, se fazem presentes desafios a serem superados, como a contaminação do vidro e a conscientização do público. 

 

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil. São aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado nos mais variados formatos, que movimentam cerca de R$ 120 milhões. Deste total, somente 300 mil toneladas (quase 25%) acabam destinadas à reciclagem.

 

No mundo, a Alemanha lidera e já alcança taxas de reciclagem de vidro superiores a 80% na reciclagem de vidro. Isso se deve em parte à legislação rigorosa e à infraestrutura avançada de gestão de resíduos. Reciclar por lá é lei desde 1972, quando o descarte de resíduos foi regulamentado, prevendo multa para quem o joga na rua. O país separa os vidros até por cor (garrafas brancas, verdes e marrons) – geralmente, utilizando, para isso, três contêineres diferentes para descarte. 

Confira as unidades das casas so+ma: 

 

Em Salvador, as casas ficam nos locais: Espaço Wilson Son´s (Avenida Engenheiro Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/Big Bompreço (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí - Av. Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Av. Ibirapitanga, Patamares - Em frente a Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru - Praça Caramuru, 2); Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n); 

 

Em Camaçari, as casas ficam nos locais: Feira (Centro Comercial de Camaçari , Rua Costa Pinto s/n - Centro, Camaçari.), Guarajuba (Praça de Guarajuba, s/n - Av. Humaitá, Guarajuba - Distrito Monte Gordo).

 

Em Curitiba, as unidades ficam localizadas em: Batel (Parque Gomm, R. Hermes Fontes, 204); CIC (R. Orestes Thá, 1800 - Cidade Industrial De Curitiba); Cotolengo (Rua José Gonçalves Júnior, 140 - Campo Comprido); Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865- Centro); Vila Sandra (R. João Dembinski, 900-986);

 

Em Campo Largo, a casa so+ma fica localizada em frente ao CIOSP, R. Centenário, 2245 - Centro, Campo Largo;

 

Em Goiânia, a so+ma possui um espaço dentro da fábrica da Cargill chamado Espaço so+ma Cargill que fica na rua Iza Costa, 1 - Chácaras Retiro.

 

Os horários de atendimento da maioria das unidades seguem este padrão: Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados. A maioria das casas recebem: plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.