Tecnologia

BAHIA OIL & GÁS ENERGY PROMOVEU EVENTO COM FOCO NA SUSTETABILIDE

O encontro é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e destaca um ambiente de negócios setorial com a apresentação de produtos e serviços
Da Redação , Salvador | 31/05/2023 às 12:37
ESG e sustentabilidade, as novas tendências
Foto: Bulos Photo Art Studio
   A história do setor de óleo e gás do Brasil passa pela Bahia, tendo em vista que foi no estado a descoberta do primeiro campo de petróleo da república, durante os tempos do regime imperial, o que culminou a história de industrialização e desenvolvimento do país. 

Foi na Bahia também que aconteceu o Bahia Oil & Gás Energy 2023, ao longo dos dias 24 e 26 de maio, no Centro de Convenções Salvador, evento internacional com foco no setor de petróleo e gás do estado. O evento entra no rol das grandes feiras do setor no Brasil, mostrando para a sociedade o quanto movimenta a economia.

O encontro é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e destaca um ambiente de negócios setorial com a apresentação de produtos e serviços, além de debater temas que promovam maior produtividade às atividades petrolíferas, aliadas aos desafios sociais e ambientais do setor.

Para o consultor em ESG Augusto Cruz o evento dá destaque ao setor, principalmente por abordar a importância do óleo e gás para o estado e o desenvolvimento do Brasil, e o seu contexto social e ambiental.

“Na Arena Acelen ESG, assuntos como compras sustentáveis, neutralização de gases de efeito estufa, finanças sustentáveis e desenvolvimento territorial foram debatidos com maturidade e com a profundidade que os temas requerem por profissionais que já trabalham para o setor de Óleo e Gás, na Bahia e no Brasil”, comenta Cruz, que também foi expositor no evento.
 
Augusto Cruz foi moderador na Arena Acelen ESG 

O consultor é sócio da AC Consultoria e foi moderador na Arena Acelen ESG no dia 25 de maio, que teve a temática Por um menor impacto ambiental da indústria de O&G, que abordou a relação do setor com o meio ambiente e soluções para reduzir ou mesmo mitigar impactos. “É importante salientar que as empresas desse segmento são fortemente reguladas por legislação específica e são exigidas inúmeras certificações que exigem boas práticas ambientais”, finaliza.

A Bahia Oil & Gas Energy ocorre a cada dois anos. A edição de 2023 foi composta por conferência técnica, arena de inovação, rodada de negócios, arena ESG e visitas a campo.

Sobre Augusto Cruz

Augusto Cruz é mestre em Direito, Governança e Políticas Públicas pela Universidade Salvador, pós-graduado em Política e Estratégia pela Universidade do Estado da Bahia e Professor da Universidade Salvador (UNIFACS). É advogado e consultor em governança corporativa, investimento social e ambiental privado e diversidade e inclusão nas empresas. Augusto é autor do livro Introdução ao ESG.