Tecnologia

PREFEITURA FORMA NOVOS ALUNOS PARA ATUAR NA ÁREA DE ENERGIA SOLAR

A qualificação profissional é fornecida gratuitamente pela Prefeitura de Salvador
Secom Salvador , Salvador | 15/08/2022 às 19:11
Entrega de certificados
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (15) marcou a formação da terceira turma do curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, através do curso oferecido pelo Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra de Salvador (Simm), dentro do programa Treinar para Empregar. No total, 16 alunos receberam o certificado de qualificação profissional e já estão aptos a atuar no mercado de energia solar.

 

A qualificação profissional é fornecida gratuitamente pela Prefeitura de Salvador, através da parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). As titulares das pastas, Marcelle Moraes e Mila Paes, respectivamente, estiveram presentes na entrega, ocorrida na sede do Simm, no Comércio.

 

Até o momento, 55 alunos já passaram pela capacitação, sendo que 26 deles já estão atuando no mercado de trabalho. A 4ª turma também foi iniciada nesta segunda-feira. As aulas teóricas e práticas são promovidas pelo Treinamento e Consultoria (Trecon), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

 

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Salvador ocupa a 36ª posição no ranking municipal brasileiro de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Em 2021, houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica na cidade, que veio acompanhado de uma maior geração de empregos.

 

No cenário brasileiro, a projeção da Absolar aponta que 2022 tem tudo para ser o melhor ano da história do setor fotovoltaico do país, com um crescimento de quase 92% em relação aos números atuais. No ano passado foram 153 mil empregos gerados, um recorde histórico que superou com folga as 86 mil admissões de 2020.

 

A Solmais Engenharia, empresa focada em oferecer consultoria, projeto, execução e manutenção de sistemas Geradores de Energia Solar Fotovoltaica na Bahia e em Pernambuco, é uma das instituições que aderiram à contratação de profissionais formados pela Prefeitura.

 

“Esse ano a demanda de pessoas interessadas em instalar energia solar triplicou na cidade, o que nos levou a necessidade de ampliar a equipe, e contratamos um dos alunos”, contou Aline Rodrigues, engenheira eletricista e sócia da Solmais.