Tecnologia

BEZOS ENTRA NA CORRIDA AO TURISMO ESPACIAL E US$100 MILHÕES VENDIDOS

Com Washington Post, by Por Dalvin Brown, repórter de inovações
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/07/2021 às 18:38
O voo da Blue aconteceu hoje
Foto:
      VAN HORN, Texas. - Jeff Bezos disparou além da borda do espaço na terça-feira, lançando-se do improvável espaçoporto que ele construiu no deserto do oeste do Texas aqui e realizando o sonho de toda a vida de um Trekkie teimoso que foi fascinado pelo pouso da Apollo 11 na lua e prometeu usar sua fortuna para abrir espaço para as massas.

       Decolando às 9h12, horário do Leste, o foguete New Shepard que o empreendimento espacial Blue Origin de Bezos vem desenvolvendo há anos transportou uma das tripulações de astronautas mais incomuns de todos os tempos. Além de Bezos, a bordo da cápsula estavam o irmão de Bezos, Mark; Wally Funk, um pioneiro da aviação de 82 anos, e Oliver Daemen, um estudante holandês de 18 anos que teve sorte no voo quando o vencedor de um leilão para o quarto assento teve de adiar. (Bezos é dono do The Washington Post.)

      O lançamento estabeleceu um recorde para a pessoa mais velha e mais jovem voar para o espaço e veio nove dias depois de Richard Branson voar em uma trajetória suborbital semelhante. Os lançamentos consecutivos representaram mais um sinal do renascimento moderno da exploração espacial, um movimento que está sendo alimentado não por nações, mas por uma crescente indústria espacial comercial apoiada por bilionários.

   O voo do Blue Origin foi um modesto passeio suborbital para cima e para baixo, com pouco mais de 66,5 milhas de altura, um mero mergulho na vastidão do cosmos que durou pouco mais de 10 minutos do lançamento ao pouso. Mas para a Blue Origin, fundada por Bezos em 2000, ela representou um marco significativo - o primeiro vôo espacial humano da empresa - e uma declaração de que estava reivindicando uma corrida espacial moderna que foi dominada pela SpaceX de Elon Musk.

    No mês passado, Bezos, 57, anunciou que estaria no vôo , um movimento que surpreendeu poucos que conhecem a paixão de Bezos pelo espaço. Blue Origin, ele disse, é “o trabalho mais importante que estou fazendo”. Agora que Bezos deixou o cargo de CEO da Amazon, muitos na indústria espacial esperam que ele dedique mais tempo ao seu empreendimento espacial, que tem grandes ambições, mas ficou atrás de seus concorrentes.

Sobre o chapéu de cowboy de Jeff Bezos

Ele está lutando para ganhar uma parte de um importante contrato da NASA para levar astronautas à Lua, por exemplo, um grande programa no qual Bezos tem um interesse pessoal. Ele viu a Apollo 11 pousar na lua em 1969, um momento "seminal" para ele, diz ele, que despertou uma paixão vitalícia pela exploração espacial. Ele cresceu devorando ficção científica e assistindo a reprises de "Star Trek". Ele amou tanto o show que chamou sua cadela de Kamala, e o saguão da sede da Blue Origin, ao sul de Seattle, é equipado com todos os tipos de artefatos espaciais, incluindo um modelo de foguete em forma de bala, inspirado em Júlio Verne .

A Amazon, disse ele, foi o “bilhete de loteria” vencedor que lhe permitiu financiar a Blue Origin na ordem de US $ 1 bilhão por ano.

Durante um evento após o voo que foi faturado como uma entrevista coletiva, mas onde apenas três perguntas foram feitas, Bezos disse: “Quero agradecer a todos os funcionários e clientes da Amazon porque vocês pagaram por tudo isso”.

Ele disse que suas expectativas para o voo "eram altas e foram drasticamente excedidas".

“A peça zero G pode ter sido uma das maiores surpresas porque parecia tão normal”, disse ele. “Parecia que, como humanos, havíamos evoluído para estar naquele ambiente, o que eu sei que é impossível, mas parecia tão sereno, agradável e pacífico.”

Bezos disse que a tripulação trouxe uma série de itens de significado histórico no vôo: um pedaço de tela do Wright Flyer, o avião pilotado pelos irmãos Wright em Kitty Hawk, NC, em 1903 para o primeiro vôo motorizado; um medalhão de bronze feito do primeiro balão de ar quente a voar em 1783; e um par de óculos que Amelia Earhart usava quando voou pelo Oceano Atlântico sozinha.

Funk disse que ela se divertiu muito a bordo da espaçonave e, durante um vídeo de quando a tripulação chegou ao espaço, ela pôde ser vista se levantando de seu assento, sem peso. A tripulação trouxe bolas de pingue-pongue que flutuaram ao redor da cápsula e, em um ponto, Bezos pôde ser ouvido gritando: "Quem quer um Skittle?" Eles então se revezaram tentando jogar os doces um na boca do outro.

“Eu adorei”, disse Funk. “Nós quatro nos divertimos muito. Foi maravilhoso. Eu quero ir novamente." Ela acrescentou que apenas “gostaria que tivesse sido mais longo” e disse que às vezes a cápsula era um pouco apertada para que todos dessem cambalhotas e rolassem ao mesmo tempo. “Não havia espaço suficiente para nós quatro fazermos todas essas coisas”, disse ela.

New Shepard foi batizado em homenagem a Alan Shepard, o primeiro americano no espaço, que voou em uma trajetória suborbital durante o programa Mercury em 1961. O lançamento de Shepard o levou a uma altitude de 116 milhas e durou mais de 15 minutos. As filhas de Shepard estavam presentes para testemunhar o vôo. Bezos disse que estava “honrado” por tê-los ali e que era um privilégio homenageá-lo e aos primeiros dias do programa espacial.

Para Bezos, a jornada até hoje começou no início dos anos 2000, quando ele começou discretamente a adquirir centenas de milhares de acres no oeste do Texas, adquirindo as terras sob entidades corporativas nomeadas em homenagem aos exploradores. Havia Joliet Holdings e Cabot Enterprises, James Cook e William Clark Partnerships e Coronado Ventures.

Todos estavam ligados a uma empresa de Seattle chamada Zefram LLC, em homenagem a Zefram Cochrane, outro personagem da franquia “Star Trek”. Enquanto ele fazia uma patrulha em 2003, um helicóptero que transportava Bezos caiu em um riacho, inundando a cabana com água antes que Bezos e seus companheiros pudessem escapar.

“Foi angustiante”, disse ele mais tarde ao Post. “Tivemos muita sorte. Eu não posso acreditar que todos nós nos afastamos disso. ”

Seu vôo na terça-feira foi muito mais tranquilo. O foguete disparou seus motores por quase 2 minutos e meio, elevando a cápsula a cerca de Mach 3, ou três vezes a velocidade do som. A cápsula então se separou, permitindo que a tripulação de quatro membros flutuasse e obtivesse vistas da Terra abaixo e da galáxia além, através do que o Blue Origin apregoa como as maiores janelas já voadas no espaço.

Assim que atingiu o apogeu, ou o ponto alto, a cápsula caiu de volta para o deserto do Texas, tocando suavemente sob três paraquedas. O propulsor de formato mais aerodinâmico bateu a cápsula de volta ao solo por alguns minutos, pousando em uma almofada após reacender seu motor para desacelerar.

Bezos foi o primeiro a sair da cápsula, usando um chapéu de cowboy e abraçando a mãe. Amigos e parentes enxamearam os astronautas recém-formados quando eles emergiram, estourando champanhe e celebrando ao lado da cápsula no chão do deserto. “Eu não estava tão nervoso, mas minha família estava um pouco preocupada com isso”, disse Bezos após o voo.

Não era apenas o sonho de Bezos voar para o espaço, mas também o de Funk. No início dos anos 1960, ela foi selecionada para fazer parte do Mercury 13 , um grupo de mulheres que passou por um programa de financiamento privado projetado para imitar o treinamento da NASA para John Glenn e o resto do Mercury 7. No final, o programa foi cancelado, e nenhuma das mulheres foi selecionada como parte do corpo de astronautas.

Funk teve uma carreira pioneira como aviador, passando quase 20.000 horas voando todos os tipos de aeronaves. Ela foi a primeira mulher inspetora da Federal Aviation Administration e a primeira mulher investigadora de segurança aérea do National Transportation Safety Board.

O último assento do vôo deveria ir para o vencedor de um leilão. O vencedor, que permanece anônimo, pagou US $ 28 milhões pelo direito de voar ao lado de Bezos, mas a Blue Origin anunciou na semana passada que a pessoa não poderia comparecer devido a “conflitos de agendamento”.

Isso abriu caminho para Daemen, que está planejando se matricular na faculdade na Holanda neste outono. A Blue Origin se recusou a dizer quanto Daemen, cujo pai dirige uma empresa de investimentos, pagou pelo voo. Mas a empresa disse que ele estava programado para ir ao segundo lançamento da Blue Origin depois de participar do leilão, mas foi surpreendido quando o vencedor do leilão adiou.

Bezos convidou seu irmão, Mark, um filantropo que trabalhou como bombeiro voluntário no subúrbio de Nova York, para se juntar à tripulação também.

A Blue Origin ainda não anunciou quanto cobraria do público por voos futuros em New Shepard. Ele disse que estava oferecendo preços premium para os primeiros voos para aqueles que participaram do leilão, e disse em sua transmissão ao vivo antes do lançamento de terça-feira que estava recebendo muitos pedidos.

Uma empresa de turismo espacial suborbital , no entanto, é apenas um dos muitos programas que a Blue Origin está perseguindo enquanto trabalha em direção à visão de longo prazo de Bezos de um futuro onde há “milhões de pessoas vivendo e trabalhando no espaço”.

Ela está desenvolvendo um foguete muito maior e mais poderoso, chamado New Glenn, que seria capaz de colocar grandes massas em órbita. Ela também fez parceria com a Lockheed Martin, Northrop Grumman e Draper para desenvolver uma espaçonave capaz de transportar astronautas de e para a superfície da lua.

Ele ganhou a primeira rodada do contrato da NASA. Mas no início deste ano, a NASA concedeu à SpaceX um contrato de US $ 3 bilhões para a primeira missão de pouso lunar sob o programa Artemis da agência espacial. A NASA afirma que vai oferecer uma competição para futuras missões lunares, mas a Blue Origin protestou contra a concessão do contrato ao Government Accountability Office. Essa decisão deve ocorrer em algumas semanas e pode continuar a alimentar a competição entre Musk e Bezos, que ao longo dos anos lutaram por suas conquistas no espaço.

A Blue Origin também recentemente disparou contra a Virgin Galactic depois que Branson anunciou que aumentaria seu vôo e alcançaria o espaço antes de Bezos .

Mas Bezos acabou desejando o melhor ao rival. Durante um evento em 2016, ele disse : “Competir é super saudável. … E o espaço é muito grande. Há espaço para muitos vencedores. ”

Na Blue Origin, “nosso maior oponente é a gravidade”, acrescentou. “A física desse problema é desafiadora o suficiente. … A gravidade não está nos observando e dizendo, 'Uh-oh, aqueles caras do Blue Origin estão ficando muito bons. Vou ter que aumentar minha constante gravitacional. ' A gravidade não se importa conosco. ”

Atualização de chave
Os membros da tripulação de voo da Blue Origin comemoram após o voo "perfeito" da New Shepard
Por Dalvin Brown9h48
Link copiado
Esta imagem estática tirada do vídeo da Blue Origin mostra Jeff Bezos, ao centro, Wally Funk, à direita, e Oliver Daemen, à esquerda, depois que a cápsula reutilizável da nave New Shepard da Blue Origin voltou do espaço.
Esta imagem estática tirada do vídeo da Blue Origin mostra Jeff Bezos, ao centro, Wally Funk, à direita, e Oliver Daemen, à esquerda, depois que a cápsula reutilizável da nave New Shepard da Blue Origin voltou do espaço. (Folheto / AFP / Imagens Getty)
A Blue Origin cunhou quatro novos astronautas no importante lançamento de foguete da empresa privada no oeste do Texas.

Jeff Bezos, Mark Bezos, Wally Funk e Oliver Daemen saíram com segurança da cápsula da tripulação após sua viagem de 10 minutos a New Shepard, que os enviou a mais de 351.000 pés no ar e de volta. O áudio capturou a tripulação torcendo em gravidade zero antes de a cápsula cair de paraquedas no solo.

O CEO da Amazon saiu da escotilha primeiro, usando um chapéu de cowboy e levantando o polegar para os espectadores. O resto da equipe o seguiu, abraçando os membros da família no chão enquanto as câmeras de notícias tiravam fotos. Eles então estouraram garrafas de champanhe para marcar o feito histórico, descrito como um lançamento de “imagem perfeita” por Gary Lai, diretor sênior da Blue Origin.

“Parabéns a todos da Equipe Azul do passado e do presente por alcançar este momento histórico na história dos voos espaciais. Essa primeira tripulação de astronautas se inscreveu nos livros de história do espaço, abrindo a porta pela qual muitos passarão ”, postou Blue Origin no Twitter.