Tecnologia

PRIMEIRA ETAPA DO OUVINDO NOSSO BAIRRO REGISTRA 21 MIL SOLICITAÇÕES

A iniciativa funciona via indicação eletrônica registrada nos 170 bairros da cidade
Secom Salvador , Salvador | 14/07/2021 às 20:22
Primeira etapa do Ouvindo Nosso Bairro registra 21 mil solicitações
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Maior realização interativa para promoção de intervenções públicas da capital baiana, o programa Ouvindo Nosso Bairro teve a primeira etapa encerrada nesta segunda-feira (13), registrando mais de 21 mil solicitações oriundas da população dos bairros de Salvador. Devido à pandemia, o sexto ano do programa contou apenas com a votação digital pelo site e, também, com consultas realizadas nas próprias unidades das Prefeituras-Bairro, sendo precedidas por cinco audiências públicas para debater e explicar o programa para a população.

 

A iniciativa funciona via indicação eletrônica, registrada nos 170 bairros da cidade, por meio do qual o cidadão pode pedir, por exemplo, a construção e manutenção de quadras poliesportivas, campos de futebol, praças, parques e demais equipamentos públicos.  Em relação às sugestões, os cinco bairros com maior número de pedidos registrados foram São Marcos (1.370); Paripe (1.264); Vila Laura (1.170); Barroquinha (763) e Beiru/Tancredo Neves (599).

 

As intervenções mais solicitadas pela população nesta primeira etapa foram praças (3.435); recapeamento asfáltico (1.916); drenagem (1.475); escadarias (1.425) e contenção de encostas (1.417). Os moradores da Barroquinha sentem mais falta das praças (501), enquanto em São Marcos, a iluminação de campos e quadras (473) e o recapeamento asfáltico (453) são os maiores anseios da população.

 

Em Beiru/Tancredo Neves, o maior número de pedidos se deu para a realização de mais obras de contenção de encostas (416). Na Vila Laura, a implantação de academias de saúde (253) fala alto no desejo dos moradores.

 

“Encerramos a 1ª etapa do Ouvindo Nosso Bairro com muita alegria e gratidão a cada um dos mais de 10 mil cidadãos soteropolitanos, que contribuíram com suas sugestões para melhoria dos bairros de Salvador. Isso demonstra a participação da população em contribuir com a gestão no avanço da nossa cidade. Vamos para a segunda etapa no dia 23 de julho, onde cada cidadão terá cinco votos para eleger a obra mais importante para o bairro. Convido todos e todas a participar da próxima etapa e, juntos, fazer uma Salvador cada vez melhor”, declara o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes.

 

Etapas – Na primeira etapa, o cidadão pôde sugerir intervenções para os bairros da cidade, respeitando o limite de até três sugestões. Após análise de viabilidade técnica das sugestões, havendo aprovação, ocorre o avanço para a segunda etapa. Nesta fase, é realizada uma votação, onde as intervenções mais apontadas por moradores estarão disponíveis em um menu. As opções mais votadas serão então priorizadas pela gestão municipal, concretizando, assim, a participação popular no ordenamento da cidade.

 

Histórico – Em 2015 foi criado o maior processo de consulta à população do Brasil, uma ação inédita e inovadora da gestão pública, presente até hoje nos 170 bairros de Salvador. O objetivo é discutir e avaliar a realidade de cada bairro, a partir da experiência do cidadão em seu dia a dia e do conhecimento dos problemas cotidianos.