Tecnologia

Usina Digital já capacitou mais de 500 jovens em Lauro de Freitas

Criado em 2010 para oferecer capacitação com inclusão digital e social a jovens de 16 a 24 anos, o CRC já atendeu mais de 500 alunos
Depom , Lauro de Freitas | 20/12/2012 às 20:17
Alunos prestaram homenagem a prefeita Moema Gramacho
Foto: João Raimundo
“A Usina Digital, além de recondicionar computadores, recondiciona também pessoas. Fazer parte desse projeto mudou a minha vida”, foi assim que a jovem Michele Ramos, aluna do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Lauro de Freitas saudou a prefeita Moema Gramacho, na quarta-feira (19), durante homenagem prestada pelos alunos à gestora. Os depoimentos emocionaram a prefeita. “São relatos como esses que nos dão a certeza de ter feito o melhor que pudemos. Uma aluna me disse que no dia em que abriu um computador abriu também a cabeça para a vida. Ouvir isso é o muito gratificante para um gestor”.

Criado em 2010 para oferecer capacitação com inclusão digital e social a jovens de 16 a 24 anos, o CRC já atendeu mais de 500 alunos. Muitos deles saíram direto para o emprego com carteira assinada. Além do conhecimento técnico, que inclui desenvolvimento de software, manutenção de microcomputadores e de rede de dados, o CRC prioriza a formação humana. Temas como ética, cidadania, relações humanas, meio ambiente e interação social são abordados no programa, que também busca estimular o empreendedorismo.

O currículo é o diferencial. A expectativa do aluno Danilo Medeiros é estar preparado para competir com boas chances no mercado de trabalho. “Devemos isso à prefeita Moema Gramacho que investiu nesse projeto”. Outro aluno, Mateus Ferreira, conta que até a forma de encarar o estudo mudou. “O curso prende a nossa atenção. Não tem aluno faltando às aulas”. Ele lembra que esse projeto foi oferecido a outros municípios que não se interessaram. “Moema acreditou no projeto e nós queremos mostrar a ela nosso carinho”.

Moema agradeceu a homenagem e desejou sucesso aos alunos. A prefeita lembrou que há uma demanda grande no município por mão de obra especializada nessa área e, portanto, um mercado de trabalho aberto. O CRC, gerenciado pela Ong Pangea em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e Governos Federal e Estadual, foi o primeiro do Nordeste. Nesta quarta-feira, a prefeita também recebeu homenagem de professores e dos barraqueiros da orla de Buraquinho.