Colunistas / Política
Tasso Franco

O BANHO DE ÁGUA FRIA QUE LULA DÁ EM SIMONE TEBET É HUMILHANTE

Senador paga o pato e seus eleitores não votarão mais nela
23/12/2022 às 10:12
    1. Depois que o presidente eleito Lula da Silva anunciou que o senador eleito pelo PI, Wellington Dias (PT) iria comandar a pasta do Desenvolvimento Social que pilotará o Auxílio Brasil (a partir de janeiro volta a se chamar Bolsa Familia) o banho de água fria na senadora Simone Tebet (MDB) foi lançado sobre sua cabeça. Esta era a pasta que a senadora almejava - com bastante capilaridade - em compensação ao apoio que derá a Lula, no segundo turno das eleições, considerado essencial para a vitória do petista. 

  2. Mas, quem conhece o PT e sua filosofia, sabe que Lula jamais daria esta pasta a Tebet, nem nenhuma outra mais próxima do seu gabinete a apoiadores e sim aos puros sangues petistas: Rui Costa, Alexandre Padilha, Márcio Macedo, Fernando Haddad, Aloisio Mercadante, Paulo Pimenta - como aconteceu. Hoje, finalmente, Lula convidou Tebet para uma conversa e ofereceu-lhe o Ministério do Meio Ambiente - segundo Ana Flor, comentarista da Globo News - desde que tenha o aval da deputada Marina Silva (Rede). Se não conseguir esse apoio poderá ter o Ministério das Cidades, mas nada prometido em relação a este segundo Ministério.

  3. O que se depreende deste comportamento de Lula é mostrar a Tebet que ela irá para o governo, mas na condição inferior ao que imaginava, até com um certo toque de desprezo para a senadora. A essa altura - entendemos nós - Tebet está entre a cruz e a caldeirinha. Se aceitar o Meio Ambiente após uma conversa de Lula com Marina (que já aconteceu) desde que a deputada aprove sua indicação espetá-se na cruz e não tirará esse carimbo de suas costas; e se não aceitar nem o Meio Ambiente; nem o Cidades pode passar por ingrata que não quis colaborar com o governo.

  4. Trata-se de uma situação bastante delicada e que o MDB, como partido, já lavou as mãos (ela é quem tem que resolver) uma vez que o MDB terá mais dois outros ministérios, um deles para Renan Calheiros Filho, dos Transportes, eleito senador por Alagoas. Já apareceu, inclusive um deputado do PT querendo o Ministério do Meio Ambiente.

  5. Simone Tebet se meteu numa encrenca desde que, dona individual de 5 milhões de votos de eleitores que não queriam Lula e/ou Bolsonaro; nem Ciro Gomes decidiram dar-lhe um voto de confiança, algo diferenciado na política brasileira com discurso independente sobretudo em relação a educação, o que aconteceu graças ao seu esforço próprio, a sua simpatia, sem o apoio do seu partido. Pelo contrário: teve até dificuldades em ser a candidata a presidente. 

  6. No momento em que decidiu apoiar Lula no segundo turno quebrou seu discurso e o encanto. Quem votou nela em 2022 na esperança da terceira via não votará mais caso seja candidata em 2026. Sendo ministra ou não sendo dará no mesmo. A confiança no seu discurso de 2022 se quebrou e se for ministra vai rachar mais ainda. Ciro Gomes tem conseguido sobreviver nas campanhas para presidente exatamente por ter visões diferenciadas dos radicalismo da esquerda e da direita. Está vivo, inteiro, e poderá ser candidato novamente, em 2026, ostentando o mesmo discurso, o qual sempre fez. 

  7. Infelizmente, a Simone Tebet não percebeu isto e agora está nesse jogo de empurra, o que é, realmente, uma tremenda humilhação.
                                                  ******