Colunistas / Política
Tasso Franco

A SILENCIOSA VIAGEM DE LULA EM DESCANSO NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Faltou transparência
05/11/2022 às 11:52
    1. A viagem do presidente eleito, Lula da Silva a Bahia com a sua esposa Rosângela segue envolta em silêncio e mistério. Inicialmente, segundo a colunista Malu Gaspar (O Globo), o casal iria descansar em Trancoso na casa da família do ex-deputado Sigmaringa Seixas o qual possui uma casa na região e - ainda de acordo com MG - a casa "costuma ser frequentada pelo presidente eleito".

  2. Segundo o jornalista João Pedro Pitombo, Folha de SP, não era nada disso. Lula teria desembarcado em Porto Seguro, na terça-feira, 1º, e se deslocado para casa de Paulo Carletto irmão do deputado federal Ronaldo Carletto, na Ponta do Camarão, desembocadura do rio Caraiva, proximidades do mar onde Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, por acaso, em 1500.

  3. Outra informação do jornal Estado de Minas diz que o "presidente eleito, está na Bahia para um descanso com a esposa Rosângela Lula da Silva, Janja, desde o resultado do 2° turno das eleições, em 30 de outubro. Conforme apurou o EM o petista está na Praia do Satu, em Porto Seguro, na Bahia. Apesar da “pausa” antes de assumir o cargo, ele também se encontrou com o senador Jaques Wagner (PT)".

  4. Segundo o EM, "após uma longa campanha, Lula informou aos 50,9% do eleitorado que o elegeu no último domingo (30/10), que teria alguns dias de descanso antes de começar o processo de transição. O petista está com a futura primeira-dama para a tão aguardada lua de mel, prometida desde o casamento em maio deste ano". 
 
  5. Ainda de acordo com o EM "o local escolhido para a folga é uma mansão do deputado federal Ronaldo Carletto (PP) na Ponta do Camarão, entre as praias do Satu e Caraíva. Conforme a reportagem apurou, Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, está com o casal na casa. Vale destacar que ele é um forte nome especulado para integrar a equipe ministerial de Lula em 2023 - ou no Itamaraty, ou no Ministério da Defesa".

  6. Ninguém entende - comentário nosso - porque tanto mistério numa viagem de descanso reconhecidamente merecida. O correto - ainda que não seja obrigatório - seria Lula informar através de sua assessoria para a imprensa e daí os veículos repassarem a informação para o público que está em Trancoso ou na Praia do Satu e volta ao trabalho dia tal. Infelizmente isso não aconteceu e as especulações sobre seu repouso em vários locais, informes nas Redes Sociais de toda natureza, se espalham.

  7. Esse subdesenvolvimento brasileiro com os políticos é antigo e incurável. Duvida-se, muito, que o Brasil um dia possa se tornar um país com nivel de civilidade elevado - ainda que haja alguns nichos assim - e os políticos estão sempre sonegando informações, as mais comezinhas, num internamento hospitalar, numa viagem, e assim por diante. Nos EUA, o presidente tem férias como qualquer ser mortal e divulga onde vai. Obama colocava as filhas e a esposa do lado e comunicava: "Estou saindo de férias por 15 dias indo pescar e praticar esportes". 

  8. No Brasil, os presidentes não tiram férias, mas descansam nos feriadões e quando o fazem, vão para bases da Marinha camuflados, escondidos, como se fossem bichos do mato. Várias vieram para Inema, na Bahia, uma base isolada próximo da Baía de Aratu e do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ir num restaurante do Subúrbio, no "Boca de Galinha", por exemplo, nem pensar; pescar umas tainhas em Plataforma, jamais. E olhem que os eleitores do Subúrbio são milhares.

  9. O que Lula está fazendo é um direito. Ele vai para onde quiser e revela onde está se assim desejar. Mas, observando-se de que se trata de um político popular, considerado por muitos como o "pai dos pobres" depois de Getúlio, era de bom alvitre ser transparente. E dizer: - Estou aqui descansando em tal lugar, na casa de fulano de hotal ou no hotel y e volto já. Com isso acabaria com todas as especulações. E faria um bem enorme a democracia. (TF)