Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR DEBATE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM EVENTO INTERNACIONAL PRÉVIA G20

Para quem busca adquirir um lote de leilão, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) está com três editais abertos.
24/05/2024 às 18:43
 1. Salvador recebeu nesta sexta-feira (24) a VII Conferência Regional sobre Cooperação Trilateral com a América Latina e o Caribe 2024, evento internacional que ocorreu pela primeira vez na capital baiana e serviu de ‘aquecimento’ para o G20, realizado na cidade a partir de segunda-feira. O encontro reuniu representantes de países da região para debater a construção de parcerias multinível visando o enfrentamento das mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  2. A conferência foi realizada em conjunto pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. A Prefeitura foi representada na conferência por Nathália Peixoto, chefe do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), que apresentou as ações do município para promover a participação cidadã nos planos de desenvolvimento sustentável e nas redes internacionais que visam este tema.
  
  3. “Foi uma oportunidade para que diretores da área da cooperação trilateral de países da América Latina, Caribe, África, Ásia e Europa, possam conhecer nossa cidade e conhecer os nossos potenciais. Sobretudo, conhecer como a gente vem trabalhando localmente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a formulação de políticas públicas voltadas para a participação cidadã na construção dos nossos projetos”, disse Nathália.

  4. Como argumentou o Embaixador Ruy Pereira, diretor da ABC, um dos maiores problemas que os atores da cooperação internacional enfrentam é a necessidade de fortalecer a participação a nível local dos cidadãos para enfrentar com eficácia os desafios globais. Por ser um município, Salvador está mais próxima das pessoas do que outros órgãos governamentais que atuam a nível nacional e internacional, e por isso pode formular programas mais participativos.

  5. Nathália apresentou neste sentido o Plano Municipal de Ação Climática (PMAMC), a Estratégia de Resiliência de Salvador e o Plano de Desenvolvimento do Afroturismo, três projetos que envolveram um trabalho de escuta ativa com a comunidade local para serem formulados e obtiveram resultados exitosos para a gestão.

  6. “A gente apresentou o case do PMAMC, que foi reconhecido como uma das melhores práticas de participação cidadã pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, a OIDP, em 2022. Então, foi um momento muito proveitoso, no qual a gente compartilhou experiências com todas essas representações de países e mostrou o que Salvador vem fazendo no que tange à cooperação trilateral”, afirmou Nathália.

  7. Inédito - Realizado entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a conferência trouxe painéis e workshops com temáticas centrais na atualidade como a proteção climática, estratégias para mitigação e adaptação às mudanças do clima, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), justiça climática, equidade de gênero, inclusão social, entre outros.

  8. “Foi um marco para a cidade de Salvador receber esse evento, porque foi a primeira vez que a conferência veio para o Brasil e na primeira vinda eles selecionaram Salvador para ser a sede. Inclusive, foi sinalizado hoje durante o painel pelo embaixador Ruy Pereira que eles estão com interesse de fazer com que Salvador sempre seja a sede da conferência nas outras edições, que se torne um evento anual aqui na cidade”, disse Nathália Peixoto.

  9. Wófsi Yuri Guimarães de Souza, responsável pela Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos do Ministério das Relações Exteriores, destacou a parceria com a Prefeitura de Salvador. “Podemos dizer que um dos elementos de grande sucesso para a conferência foi essa parceria, que colaborou desde o início, quando nós iniciamos a organização do evento, junto com a equipe da cooperação alemã, o ECI, a vice-prefeita Ana Paula Matos e a equipe de secretários municipais”, afirmou.
                                                                 ****
  10. As inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Mulheres Mil terminam neste domingo (26). As candidatas interessadas em concorrer podem se inscrever, de forma gratuita, no Portal da Educação, através do link https://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/46229. 

  11. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com o objetivo de promover o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade ao mundo do trabalho. São 350 vagas, distribuídas em seis cursos gratuitos, para a matrícula de estudantes. Os cursos, com duração média de quatro meses, começarão em 8 de julho.

  12. Política estruturante da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia, o Pronatec Mulheres Mil representa o compromisso do Governo da Bahia em promover, por meio do processo socioeducativo emancipatório, condições dignas de vida para todas as mulheres, sejam elas cisgênero, transgênero ou travesti. Para esta seleção, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Artesã de Biojóias, Artesã de Bordado à Mão, Manicure e Pedicure, Maquiagem, Microempreendedora Individual (MEI) e Salgadeira.

  13. Apenas uma inscrição por candidata será aceita. Para ter direito à vaga, as candidatas devem se autodeclarar do gênero feminino (cisgênero, transgênero ou travesti), ter idade mínima de 16 anos, residir na Bahia, se declarar integrante de família de baixa renda (renda per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos) e possuir CPF.

  14. A listagem das classificadas no sorteio eletrônico será divulgada em 27 de maio, no Portal da SEC. As estudantes contempladas devem enviar, entre 28 e 31 de maio, documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar, comprovante bancário e autodeclarações, conforme os requisitos do edital, para o e-mail mulheresmil-estudante@enova.educacao.ba.gov.br. A falta de documentos ou de comprovações resultará na exclusão da candidata. 

  15. Foi lançada, nesta sexta-feira (24/05), no município de Irecê, a pedra fundamental do Projeto Irecê, que prevê uma nova unidade de mineração, que será operada pela Galvani, empresa brasileira que trabalha com fertilizantes há mais de 50 anos, durante evento que contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. 

  16. Na solenidade, foram assinados os acordos de cooperações técnicas pelo Governo do Estado para a qualificação da mão-de-obra na atividade mínero-industrial, para promoção de desenvolvimento socioeconômico sustentável da agricultura familiar, além de ações para uso eficiente de gás natural no setor de mineração.

  17. Um dos acordos de cooperação técnica foi assinado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) para o desenvolvimento de ações relacionadas ao uso eficiente dos resíduos da mineração, que proporcionará desenvolvimento socioeconômico sustentável da agricultura familiar no território Irecê. 

  18. A ação beneficiará, inicialmente, 4.500 agricultores e agricultoras familiares, com o calcário, que será utilizado na correção do solo.

  19. De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, é um insumo relativamente de baixo custo para a agricultura familiar, mas que é encarecido pela questão da logística. Ribeiro explicou que são 10 mil toneladas por ano, dessa doação e que a instalação da unidade em Irecê vai facilitar muito o atendimento desse importante insumo, que vai potencializar a produção de alimentos aqui na Bahia. 

  20. “Nós temos aqui a maior planta industrial de produção de derivados de milho da agricultura familiar do Brasil. Já são mais de R$ 6 milhões investidos nessa planta, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), que é o braço operativo dessa relação”.

  22.  A presidente da Copirecê, Zene Vieira, explicou que por meio do acordo entre a empresa Galvani e a CAR, o calcário será entregue à cooperativa, que realizará o envaze e depois a distribuição para os agricultores familiares. “Esse fertilizante, que pode também ser utilizado na agricultura orgânica, vai corrigir o solo e dar uma condição melhor para a planta. E a gente vai abranger não só os produtores de milho não-transgênico, mas os produtores orgânicos e a agricultura familiar como um todo, do território Irecê e também da Chapada Diamantina.

  23.Para quem busca adquirir um lote de leilão, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) está com três editais abertos. Os certames oferecem, além de sucatas aproveitáveis, veículos conservados e custodiados em 14 cidades baianas, incluindo Salvador. Ao todo, são 926 lotes em 14 cidades.