Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OPERAÇÃO FOGO AMIGO: POLICIAIS SÃO PRESOS NA BAHIA POR VENDA DE ARMAS

A Prefeitura de Salvador lança nesta quarta-feira (22), a partir das 16h, a Agência do Trabalhador da Cultura, iniciativa conduzida pela (Secult) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).
21/05/2024 às 18:39
 
   1. Uma organização criminosa especializada na venda de armas e munição ilegais para facções de Alagoas, Bahia e Pernambuco foi alvo da 'Operação Fogo Amigo', deflagrada na manhã desta terça-feira, dia 21. A operação cumpre 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão contra agentes de segurança pública, CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios, que, segundo as investigações, formam a organização criminosa e estão envolvidos no esquema criminoso. 

   2. Do total, 19 mandados estão sendo cumpridos na Bahia, nos municípios de Juazeiro, Salvador e Santo Antônio de Jesus. Foi determinado o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão da atividade econômica de três lojas que comercializavam material bélico de forma irregular.

  3. A ‘Fogo Amigo’ foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Norte (Gaeco Norte), e pela Polícia Federal, com apoio do Gaeco pernambucano, equipes da Cipe Caatinga e Bepi da PM de Pernambuco;Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core); das Corregedorias-Gerais da Polícia Militar da Bahia e Pernambuco; e do Exército brasileiro. 

  4. Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Comercialização ilegal de armas e munições, Lavagem de Dinheiro e Falsidade Ideológica, cujas as penas somadas podem chegar a 35 anos de reclusão.

   5. A operação atua com 325 policiais federais e grupos táticos da PF/BA, Gaecos baiano e pernambucano, PM da Bahia e Pernambuco, PC/BA e do Exército. O nome da operação, ‘Fogo Amigo’, faz alusão ao fato de que os policiais integrantes da organização criminosa vendem armas e munições de forma ilegal para criminosos faccionados e que acabam sendo utilizadas contra os próprios órgãos de segurança pública. (mp/ba)
                                                                          
   6. (CORREIO)  Dez policiais militares e um bombeiro foram presos preventivamente na Bahia por envolvimento com a venda de armas e munições para a facção criminosa Bonde do Maluco (BDM). Um ex-PM baiano, expulso da corporação no começo de 2024 por práticas criminosas, e um PM de Petrolina (PE) também foram presos, além dos donos de três lojas de armas. Em Salvador, um homem resistiu à prisão e foi baleado. A Operação Fogo Amigo foi coordenada pela Polícia Federal.]
                                                                        ***
  7.  A Prefeitura de Salvador lança nesta quarta-feira (22), a partir das 16h, a Agência do Trabalhador da Cultura, iniciativa conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). Participam do lançamento, que acontece no Auditório do Arquivo Público Municipal (Rua da Bélgica, n.2 - 11o Andar), o prefeito Bruno Reis e os titulares da Secult, Pedro Tourinho, e da Semdec, Mila Paes. 

  8. Primeiro da capital baiana e segundo do país, o equipamento oferecerá atendimentos gratuitos a trabalhadores e empreendedores da cultura no SAC do Empreendedor (localizado no Mercado São Miguel), em parceria com o SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra). 

  9. Voltada para a promoção da empregabilidade e de microempreendedores do setor cultural de Salvador, a agência terá atendimentos presenciais e online, com ações descentralizadas para periferias da cidade, com espaço físico para atendimento customizado para a cultura e economia criativa, além de conexão entre trabalhadores das artes e o mercado.

  10. A Justiça Federal homologou nesta terça-feira (21) um acordo entre a Defensoria Pública da União (DPU) e a Caixa Econômica Federal que permite aos candidatos do concurso público da Caixa, marcado para o próximo domingo (26), anotarem as respostas no cartão de confirmação de inscrição. Essa medida visa garantir que os candidatos possam formular possíveis recursos de maneira eficaz.

  11. O edital original do concurso público proibia os candidatos de levarem consigo o caderno de provas e qualquer anotação das respostas. Essa regra foi contestada pela DPU, que ingressou com uma ação civil pública (ACP) contra a Caixa e a Fundação Cesgranrio.

  12. Na ACP, a Defensoria argumenta que a proibição prejudica os candidatos, impedindo-os de consultar suas respostas e, consequentemente, de recorrer do gabarito preliminar. Segundo o edital, as respostas individuais só seriam divulgadas um mês após o prazo para recurso, o que dificultaria a avaliação precisa dos recursos pelos candidatos.

  13. Com o tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Salvador (2ª CMGTES) foi aberta nesta segunda-feira (20), e continua até a próxima quarta-feira (22), no Centro de Convenções Municipal, na Boca do Rio. O evento tem como público-alvo gestores, prestadores de serviços de saúde, profissionais e usuários dos serviços de saúde pública da capital baiana. 

  14. A 2ªCMGTES corresponde à Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e deverá eleger representantes para discutir e eleger propostas na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília-DF, no mês de dezembro. 

  15. Dentre os principais objetivos da Conferência, destaca-se os debates com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático. Os participantes da 2ªCMGTES produzirão diretrizes para a formulação da Política Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, centrada nas demandas atuais das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUS.

  16. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, discursou na abertura dos trabalhos. Ela exaltou os profissionais que militam pelo SUS em Salvador, e destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde, bem como da realização da 2ª CMGETS.

  17.  “Ao longo de pouco mais de um ano e meio, venho aprendendo com vocês, e lhes admirando cada vez mais, por essa contribuição social incomensurável para com o SUS no âmbito municipal, cuja maior riqueza são os profissionais que o fazem acontecer, de todas as categorias. 

  18. Temos conquistado juntos muitas coisas importantes nesse último um ano de trabalho conjunto, mas ainda temos muito a fazer, e essa é uma oportunidade estratégica de união de esforços em prol da qualificação permanente e melhoria dos nossos fluxos e serviços”, declarou.

  19. “Que de fato possamos construir potentes estratégias enquanto trabalhadores e gestão, usuários e toda a rede de garantia de direitos, que possamos consolidar de fato um SUS cada vez mais forte, e em parceria intersetorial com outras secretarias. Tivemos e temos muitas entregas a destacar, mas a mais importante é o compromisso em lutar pelo fortalecimento do SUS. De imediato temos a parceria, o trabalho conjunto, onde eu estiver me acionem, me demandem porque vocês terão sempre em mim uma defensora e uma aliada da rede SUS por todo o sempre”, acrescentou Ana Paula.

  20. A 2ªCMGTES conta com 03 (três) etapas: I – Pré-conferências Distritais de Saúde, que elegeu representantes dos 12 Distritos Sanitários de Salvador para levar suas demandas para a Etapa Municipal; II –  Plenárias de segmentos, com a finalidade de ampliar a participação; e, por fim, III – Monitoramento, que é o momento de acompanhar o planejamento e execução das propostas aprovadas.

  21. A Comissão Organizadora da 2ªCMGTES é composta pelo Conselheiro Everaldo Alves de Oliveira Braga (SINDSEPS) - Presidente do Conselho Municipal de Saúde; Conselheira Edriene Barros Teixeira (SMS), Chefe de Gabinete da Secretária Municipal da Saúde como Coordenadora Geral, e Jaqueline Rodrigues Almeida Carvalho – Secretária-Executiva do CMS, e Secretária Geral da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  22. Sobre o Conselho Municipal de Saúde de Salvador - Composto por entidades representativas de segmentos de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS, o Conselho Municipal de Saúde de Salvador (CMSSSA) é fórum deliberativo para políticas públicas de saúde em Salvador.
anexos