1. Já estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltados para mulheres: o Pronatec Mulheres Mil. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para promover o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade ao mundo do trabalho.
2. Ao todo, estão sendo ofertadas 350 vagas distribuídas em seis cursos gratuitos para a matrícula de estudantes e mais de 52 vagas para a contratação de professoras que atuarão no programa. As inscrições devem ser feitas através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
3. O Pronatec Mulheres Mil é mais uma política estruturante da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia e representa o compromisso do Governo da Bahia em promover, por meio do processo socioeducativo emancipatório, condições dignas de vida para todas as mulheres. Para esta seleção, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Artesão de Biojoias, Artesão de Bordado à Mão, Manicure e Pedicure, Maquiagem, Microempreendedor Individual (MEI) e Salgadeiro.
4. Seleção de estudantes - As candidatas interessadas em concorrer a uma das 350 vagas distribuídas deverão realizar as inscrições, de forma gratuita, por meio do formulário eletrônico, disponível no link https://pronatecfic.educacao.ba.gov.br/login, até o próximo dia 26 de maio. Apenas uma inscrição por candidata será aceita.
4. Para ter direito à vaga, as candidatas devem se autodeclarar do gênero feminino (cisgênero, transgênero ou travesti), ter idade mínima de 16 anos, residir na Bahia, se declarar integrante de família de baixa renda (renda per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos) e possuir CPF.
5. A listagem das classificadas no sorteio eletrônico será divulgada em 27 de maio, no Portal da SEC. As estudantes contempladas devem enviar, entre 28 e 31 de maio, documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar, comprovante bancário e autodeclarações, conforme os requisitos do edital, para o e-mail [email protected]. A falta de documentos ou de comprovações resultará na exclusão da candidata. Os cursos, com duração média de quatro meses, começarão em 8 de julho, com a aula inaugural.
6. Seleção de professoras – Estão sendo ofertadas 52 vagas para a contratação de professoras, que atuarão nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec. Para se candidatar, é necessário cumprir alguns requisitos, como ser servidora pública efetiva ou contratada pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), ser do gênero feminino (cisgênero, transgênero ou travesti), residir na Bahia e ser técnica de nível médio, graduada ou licenciada na área em que ministrará as aulas.
7. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 27 de maio, bastando preencher o formulário disponibilizado junto com o Edital do Portal da educação (http://www.educacao.ba.gov.br) e enviar a documentação para o e-mail [email protected]. Os documentos necessários incluem, ainda, o de identificação, comprovante de endereço, certidões negativas, declarações de disponibilidade e acúmulo de cargo, currículo, histórico funcional, diploma de graduação e certificados de cursos. *****
8. “História, expansão e curiosidades da Avenida Sete de Setembro” é tema da palestra do professor e historiador Roberto Carlos Pessoa da Silva que acontece dia 22 de maio de 2024, às 16h, na sede do IGHB.
9. O encontro é coordenado pelos professores Caiuby Alves e Lúcia Góes e integra o projeto “Aprendendo e ensinando no café”. Com a fundação da cidade do Salvador, em 1549, surge um caminho comunicando a capital da América portuguesa à Vila antiga da capitania da Baía de Todos os Santos (Vila do Pereira). Neste trajeto houve certa evolução física por ser um espaço aberto interligando duas povoações, que décadas depois tornou-se o distrito da Vitória.
10. Em consequência do desenvolvimento, o importante “caminho da Vila Velha” sofreu várias alterações sociais e urbanas. No século XX foi considerada a avenida mais importante da Bahia.
11. Os estudantes da zona rural de 54 municípios baianos serão beneficiados com vans escolares entregues, nesta segunda-feira (20), pelo Governo do Estado. O ato ocorreu no Parque de Exposições, em Salvador, e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.
12. O chefe do executivo baiano destacou o comprometimento com a mobilidade e segurança dos estudantes por meio da entrega dos veículos. “Aqui é transporte. Primeira segurança dos estudantes e é um carro confortável, com agilidade no tempo, que facilita a mobilidade”, pontuou. Jerônimo ainda acrescentou que “essas vans não estão soltas no contexto da educação, nós estamos tratando de escolas novas, de contratação de pessoal, de programas sociais que garantem a permanência dos estudantes na escola”, reforçou.
13. Foram destinados quase R$ 15 milhões na aquisição e preparação das 54 vans. O valor foi oriundo de emendas parlamentares. Esses veículos vão impactar positivamente na rotina diária dos estudantes que moram distante das sedes, ao proporcionar conforto, pontualidade e menor tempo nas viagens, contribuindo com a formação educacional e social deles.
14. O município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, é a próxima parada da Feira Saúde Mais Perto. Com mais de meio milhão de atendimentos já realizados desde janeiro de 2023, sendo mais de 170 mil neste ano, o projeto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, acontece no campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) na quinta-feira (23) e na sexta (24), das 8h às 17h, levando serviços de saúde – entre consultas, exames e procedimentos – e cidadania para a população de toda a região.
15. Por coincidência, ontem, foi lançada a pré-candidatura de Orlandinho (PT) a prefeito.
16. “A gente sabe a importância de levar serviços de saúde para uma população como a de Cruz das Almas e de toda a região. Nosso objetivo, com essa ação de sucesso, é reduzir a demanda de assistência que sabemos que existe nos municípios. A Feira Saúde Mais Perto, de modo itinerante, vem cumprindo esse papel desde o ano passado”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
17. O agendamento dos serviços já está sendo feito por meio do site saudemaisperto.saude.ba.gov.br. Entre os serviços de saúde oferecidos estão consultas e procedimentos oftalmológicos (rastreamento para cirurgia de catarata de idosos acima de 60 anos, exame de refração, limpeza da lente para quem já fez cirurgia de catarata);
18. Atendimento odontológico, preventivo ginecológico, exames de ultrassonografia (transvaginal, parede abdominal, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal, região inguinal, região pélvica e partes moles), eletrocardiograma, raio-X, mamografia e exames laboratoriais. Ao todo, cerca de 8 mil atendimentos são previstos, além 1.500 procedimentos de oftalmologia.
19. “As pessoas podem ter a certeza que terão uma prestação de serviço com qualidade, cuidadosa e que respeita o cidadão e suas necessidades. Nossas equipes estarão prontas para levar saúde para a população de Cruz das Almas e de toda a região”, garante Edvaldo Gomes, coordenador do projeto Feira Saúde Mais Perto.
20. A Feira ainda contará com Espaço Saúde, com aferição de pressão arterial e de glicemia, e Orientação Nutricional, além de oferecer os serviços de emissão de primeira e segunda via do RG e de antecedentes criminais de forma gratuita.
21. Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG e CPF. No caso de exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.