Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NETO CRITICA JERÔNIMO POR NÃO APROVEITAR ALINHAMENTO COM LULA

O senador e líder do Governo Lula no Senado Federal, Jaques Wagner, é o novo entrevistado do POD13, vídeocast do Partido dos Trabalhadores da Bahia
17/05/2024 às 12:16
  1. O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou nesta sexta-feira (17) o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acusando-o de não aproveitar o alinhamento político com o presidente Lula (PT) para impulsionar o desenvolvimento do estado.

  2. "Eu esperava, depois que o presidente Lula foi eleito, que as coisas avançassem num ritmo maior, em função, é claro, do alinhamento, mas não aconteceu, porque era isso que eles prometiam e não aconteceu", afirmou Neto. "A ponte continua sendo apenas uma peça publicitária, o VLT da mesma forma”, disse, ao participar, ao lado do prefeito de Salvador, Bruno Reis, da inauguração da maior escola da rede municipal, em São Marcos.

  3. As críticas de Neto também focaram na recente notícia de que importantes obras para a Bahia não foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que, segundo ele, aumenta ainda mais a preocupação sobre a gestão estadual. "E agora essa notícia, que essas obras não foram incluídas no PAC, é claro que ampliam ainda mais a nossa preocupação."

  4. ex-prefeito de Salvador conclamou o governo estadual a passar das promessas à ação concreta. "Eu espero que eles parem de prometer e comecem a fazer, porque 18 anos não é pouco tempo e o povo baiano não é burro”, completou.
                                                                               ****
  5. O presidente da Salvador Destination, Glicério Lemos, se reuniu, na última quinta-feira,16, com o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae), Jorge Koury, para tratar uma parceria entre as duas entidades, que possibilite a realização de projetos para captação de congressos e eventos para Salvador. Lemos esteve acompanhado do vice presidente de Comunicação e Marketing da Salvador Destination, Jean Paul Gonze

  6. Nesta sexta-feira, Lemos se encontrou com o diretor em exercício do Turismo de Salvador,  Márcio Franco.  Na ocasião, Lemos apresentou o trabalho realizado pela Salvador Destination e que tem a prefeitura da cidade como parceira, através de convênio. 

  7. A entidade, criada em 2014, é responsável por promover e divulgar Salvador no segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions), filão do setor de turismo, uma vez que o participante desse tipo de evento costuma ter um gasto três vezes superior ao turista de lazer.

  8. Atualmente a Salvador Destination trabalha a confirmação de 115 eventos para a capital baiana, que podem atrair um público extra de 250 mil visitantes e injetar mais de R$ 400 milhões na economia da cidade até 2029.

  9. O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), ressaltou que o evento de lançamento da pré-candidatura de Débora Régis a prefeitura de Lauro de Freitas mostrou a força do nome da vereadora e a demonstração do forte desejo de mudança no comando da cidade. 

  10. Presente no ato, realizado ontem (16/05), o deputado enfatizou o perfil e o preparo da pré-candidata para administrar a cidade. Tavares tem acompanhado de perto o trabalho de sua aliada em prol de Lauro de Freitas. 

  11. "O grande evento de lançamento da pré-candidatura de minha amiga, Débora Régis, à prefeita de Lauro de Freitas mostrou o desejo de mudança na cidade. Débora é uma mulher determinada, trabalhadora e está preparada para realizar as transformações que essa cidade querida tanto precisa e merece. 

   12. Teremos uma campanha propositiva, vitoriosa, mostrando os planos de melhorias para essa importante cidade da nossa Região Metropolitana. A população de Lauro de Freitas pode aguardar grandes transformações na cidade, com o comando de Débora Régis", afirmou.
    
   13. A Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba) acaba de lançar o “Guia de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas – Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos – NLLC)”. O novo guia tem caráter orientativo e constitui um importante instrumento de referência para os servidores públicos que atuam nas áreas de controle interno e de contratos e licitações.

 14. A publicação do guia ocorre em cumprimento dos dispositivos da nova Lei Federal de Licitações e Contratos. De acordo com o auditor geral do Estado, Luis Augusto Rocha, o Guia de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, para além da exigência legal, atende à necessidade de se definir, de forma detalhada, parâmetros estruturantes nos controles internos voltados para os processos de contratações públicas.

  15. “A ferramenta se tornará fundamental para imprimir ainda mais segurança na execução dos processos licitatórios e na gestão dos contratos do Estado”, diz Luís Augusto Rocha.

  16. A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos - NLLC (Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021) estabeleceu que as contratações públicas precisam submeter-se a práticas contínuas e permanentes de gestão de riscos e de controle preventivo. “Isto deve ser feito inclusive mediante adoção de recursos de tecnologia da informação”, complementou Rocha.

  17. O Guia foi lançado na quarta-feira (15), no auditório da Secretaria da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia. Aberto pelo auditor geral do Estado, o evento contou com a participação de cerca de 390 servidores, de forma presencial ou por meio da transmissão on-line.

  18. Estiveram presentes ao lançamento servidores responsáveis pelas áreas de licitações e contratos dos órgãos e entidades de toda a administração pública estadual, além de representantes de unidades setoriais de controle interno. Estas unidades têm o papel de apoiar e acompanhar as ações necessárias a serem executadas pelos gestores de contratos, em cumprimento à legislação.

  19. O novo Guia foi apresentado pelo gerente de Controle Preventivo e Transparência da AGE, Vitor Pinheiro, que abriu sua explanação explicando que a Nova Lei de Licitações e Contratos estabelece normas gerais para os órgãos da Administração Pública direta, autarquias e fundações da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

 20. A lei exige, na prática, a estruturação de controles internos no processo de contratação. “O Guia é uma ferramenta prática que facilita a avaliação dos riscos e a estruturação dos controles pelos órgãos nos seus processos contínuos de licitação e contratação”, disse Vítor Pinheiro.

  21. O senador e líder do Governo Lula no Senado Federal, Jaques Wagner, é o novo entrevistado do POD13, vídeocast do Partido dos Trabalhadores da Bahia. Apresentado pelo ex-deputado, professor e escritor, Emiliano José, e pelo presidente do PT Bahia, Éden Valadares, o POD13 com Wagner será exibido nesta segunda-feira (20), às 13 horas, no canal do Youtube do PT Bahia (youtube.com/c/TVPTBahia).

   22. Jaques Wagner agradeceu o convite para participar do POD13 e destacou que a plataforma virtual do PT Bahia é um importante instrumento para se comunicar com a população. “Cumprimentar a todos vocês que nos acompanham aqui no POD13, com o professor Emiliano. Para mim é um prazer estar na sede do partido, podendo compartilhar esse papo que eu espero que seja compartilhado com muitos dos nossos militantes e amigos. Na verdade, a gente quer falar com todo mundo, não só com os nossos”, destacou o senador.

   23. “Para nós do PT Bahia é um orgulho muito grande, não só para o partido como também para toda militância, ter o nosso timoneiro Jaques Wagner, que considero como o maior político do século XXI do estado, participando do POD13, para falar sobre sua trajetória, as transformações promovidas na Bahia pelas gestões do PT, que começou com ele, em 2007, e que continuam avançado para fazer do nosso estado cada vez melhor para o nosso povo”, afirmou o presidente estadual, Éden Valadares.

   24. Já participaram do POD13 o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que foi o primeiro entrevistado do videocast, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, o vice-governador do estado e pré-candidato à Prefeitura de Salvador nas eleições municipais deste ano, Geraldo Júnior, e o ex-ministro, José Dirceu.

   25. A Bahia desejaria conmemorar um novo Dia do Fico.