Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT DEFENDE PADILHA E DIZ QUE LIRA COMPROMETE LITURGIA DO CARGO Q OCUPA SAC

SAC Móvel oferece atendimento gratuito em Ilhéus
12/04/2024 às 14:04
   1. O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota nesta sexta-feira (12) na qual sai em defesa do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e diz que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), "compromete a liturgia do cargo" que ocupa ao chamar de "incompetente" o responsável pela articulação política de Lula.

   2. Nesta quinta-feira (11), Arthur Lira fez ataques a Alexandre Padilha durante entrevista em Londrina, no norte do Paraná. O deputado disse que o ministro "é um desafeto pessoal" e planta "mentiras" sobre a influência do presidente da Câmara.

   3. No comunicado que divulgou, o PT manifestou "irrestrita solidariedade" a Padilha e disse que é "inegável" a "competência" do ministro de Lula.

   4. "Ao atacar o ministro Alexandre Padilha, o deputado Arthur Lira compromete a liturgia do cargo de presidente da Câmara e ofende a harmonia entre os Poderes da República", afirma o PT.
Na nota, a legenda diz ainda que o Brasil precisa de "relações republicanas saudáveis" para superar um clima beligerante no país, provocado por disputas políticas.

  5. "O PT reafirma seu apoio ao ministro Alexandre Padilha, repudia ataques que agridem a democracia e convoca as lideranças do país a colocarem os interesses do Brasil em primeiro lugar", conclui o partido de Lula no comunicado (leia a íntegra aqui).

   6. Alexandre Padilha diz que não vai responder a Lita.
                                                                   *****
  7. Jerônimo entrega viaturas, helicóptero e equipamentos para a PM e Corpo de Bombeiros, nesta segunda (15), em Salvador Nesta segunda-feira (15), às 7h30, em evento que será realizado na Lagoa do Abaeté, o governador Jerônimo Rodrigues entrega 84 viaturas para a Polícia Militar e anuncia a criação do Centro de Gestão de Vetor Aéreo (CGVA) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que vai contar com a chegada de um helicóptero para integrar os veículos da corporação, 25 aeronaves remotamente pilotadas (drones) e curso de formação para pilotos de helicópteros.

  8. Ainda serão autorizadas as aquisições de quatro veículos para atender as demandas da Superintendência de Telecomunicações, quatro microônibus para as unidades-escola da PMBA e 180 motocicletas para a corporação.

  9. Um dos programas mais tradicionais da televisão baiana, o Que Venha o Povo teve sua última edição nesta sexta-feira (12) na TV Aratu. Apresentador da atração, Casemiro Neto despediu-se do público do meio-dia, anunciando que migrará para a manhã, onde apresentará o Bom Dia Bahia a partir de segunda-feira (15).

   10. Conhecido pelos alunos por “professor John”, João Luiz Costa é um dos finalistas do Prêmio Educador Transformador 2024, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o projeto Pretitude em Foco. 

   11. O educador, que concorreu com mais de três mil projetos de todo o país, desenvolve esse trabalho, há três anos, com os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, no município de Feira de Santana-Ba. “Ser finalista do Prêmio Educador Transformador é uma realização emocionante porque, desde criança, eu decidi ser educador para fazer a diferença na vida das pessoas”, relata.

  12. Professor de Língua Inglesa e Artes, João explica que o projeto Pretitude em Foco consiste em ensaios fotográficos em que os próprios estudantes são os modelos, fotógrafos e maquiadores. Eles se integram ao trabalho após a participação em oficinas, palestras e minicursos ofertados na escola. As fotografias foram expostas em 15 escolas públicas da região de Feira de Santana, em shopping centers e eventos, bem como passaram a fazer parte do acervo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

  13. O engenheiro, navegador e escritor Aleixo Belov, recebeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) no Grau Distinção, nesta quarta-feira (10), no Clube do Exército, em Brasília/DF. A cerimônia celebrou os 216 anos da Justiça Militar da União (JMU). O evento foi conduzido pelo chanceler da Ordem, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Tenente Brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo. Belov foi reconhecido com a comenda por suas contribuições a favor da Justiça Militar da União. 

  14. "Recebo a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar com imensa gratidão e honra. Quero expressar meu agradecimento ao Superior Tribunal Militar pela distinção. É com felicidade que faço parte deste grupo com tantas autoridades e personalidades neste reconhecimento. É um momento de grande responsabilidade e muito orgulho”, declarou Belov.

  15.   O SAC oferece um atendimento totalmente gratuito em Ilhéus, no Sul da Bahia. Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, Procon, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), orientações sobre serviços do Centro de Atendimento Previdenciário do Estado (Ceprev) e Planserv. O SAC Móvel está no Centro de Convenções de Ilhéus, na Av. Soares Lopes, e o atendimento é de 7h30 às 17h, por ordem de chegada, na terça (16) e quarta-feira (17).

   16. A ação do SAC Móvel faz parte do projeto Saúde Mais Perto, promovido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Vale ressaltar que para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento ou estado civil original e o número do CPF.

   17. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

 
   18. O SAC oferece um atendimento totalmente gratuito em Ilhéus, no Sul da Bahia. Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, Procon, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), orientações sobre serviços do Centro de Atendimento Previdenciário do Estado (Ceprev) e Planserv. O SAC Móvel está no Centro de Convenções de Ilhéus, na Av. Soares Lopes, e o atendimento é de 7h30 às 17h, por ordem de chegada, na terça (16) e quarta-feira (17).

   19. A ação do SAC Móvel faz parte do projeto Saúde Mais Perto, promovido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Vale ressaltar que para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento ou estado civil original e o número do CPF.

  20. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).