Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RENATO MACHADO EM CTI DA CLINICA SÃO VICENTE FAZ EXAMES NO CORAÇÃO

Dois músicos da OSBA são suspeitos de espancar homem até a morte na Avenida Sete
23/03/2024 às 18:14
  1. O jornalista e apresentador Renato Machado, de 81 anos, está internado no CTI da Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele deu entrada na unidade nesta sexta-feira (22), de acordo com Fábia Oliveira, do Metrópoles. Segundo a colunista, até o momento, ainda não se sabe a causa da internação do jornalista, mas fontes afirmam que o quadro de saúde dele não é considerado grave.

  2. Procurada por Quem neste sábado (23) para saber o motivo da internação e mais detalhes sobre o estado de saúde do jornalista, a assessoria de comunicação da Clínica São Vicente informou, em nota, "que tem por política não divulgar informações sem autorização do paciente ou familiares".

  3.  Mônica Morel, mulher de Renato, em publicação diz que Renato está bem e realizando exames e deverá voltar para casa na segunda-feira. Renato tem 9 stentes no coração.
                                                                         *****

  4. Dois músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) podem estar envolvidos na morte de um homem ocorrida na madrugada deste sábado (23), no Corredor da Vitória.

  5. Em nota, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), gestora da Orquestra Sinfônica da Bahia,  informou que tomou conhecimento na manhã de hoje sobre o grave incidente ocorrido fora do ambiente de trabalho, que, supostamente, envolve dois músicos da OSBA.

  6. A Associação disse ainda que vai aguardar o seguimento das investigações, que devem ser conduzidas pelas autoridades competentes, para voltar a se posicionar sobre o episódio.

  7. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima era suspeita de ter furtado um casal de turistas. O furto então ocasionou uma briga generalizada, na Avenida Sete de Setembro.

  8. Policiais militares do 18º BPM foram acionados por testemunhas para averiguar a situação. Ao chegarem ao local, foram informados que quatro pessoas haviam espancado o homem.

  9. A vítima chegou a receber atendimento do Samu, mas acabou morrendo no local. Segundo a PM, os agressores foram encaminhados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde a ocorrência foi registrada.

   10. Durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município de Porto Seguro, neste sábado (23), duas unidades conjugadas da Delegacia Territorial (DT) e Pelotões da Polícia Militar foram entregues, nos distritos de Arraial D'Ajuda e Trancoso, com um aporte de R$ 4,7 milhões.

  11. Com a iniciativa, as ações de policiamento ostensivo e ordinário, além do trabalho de investigação no combate ao crime organizado, serão reforçadas.  “Vamos garantir mais segurança pública, com delegacias e pelotões bem equipados”, disse o governador.

  12. O subsecretário de Segurança Pública, Marcel de Oliveira, destacou a relação entre os investimentos em educação e segurança. “Além disso, a entrega de um complexo esportivo e novas unidades policiais e militares demonstram o compromisso do governo em valorizar os profissionais e oferecer um serviço de qualidade tanto para os cidadãos baianos quanto para os turistas que visitam a região”, garantiu.

  13. Em Arraial D'Ajuda, a Delegacia e o Pelotão estão situados no Parque Central, bairro do São Francisco. No distrito de Trancoso, as estruturas estão localizadas na BA-987. O município de Porto Seguro também conta com novas viaturas para as Polícias Civil, Militar, um rabecão destinado ao Departamento de Polícia Técnica e um campo society no 8° Batalhão da PM.

  14. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, na sexta-feira (22), uma sessão especial em homenagem aos 40 anos de fundação do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), sediado em Feira de Santana. A iniciativa foi proposta pelo deputado Robinson Almeida (PT), responsável por conduzir os trabalhos da solenidade, que lotou o Plenário Orlando Spínola no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães.

  15. Representando a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, e o governador Jerônimo Rodrigues, o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Karlos Figueiredo, agradeceu a Robinson Almeida pela homenagem ao HGCA e ao deputado federal Zé Neto pela luta em prol do crescimento de Feira de Santana, com destaque para a saúde. 

  16. “Há 40 anos o hospital vem desenvolvendo ações voltadas para a comunidade, buscando atendimento igualitário e humanizado. E vem progredindo graças ao trabalho da família HGCA”, disse o superintendente.

  17. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de mais de 500 milhões de casos de dengue no ano passado, tendência que se replicou no primeiro trimestre de 2024. Diante do estado de emergência em São Paulo, a educação se destaca como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de soluções eficazes em momentos críticos. 

  18. É o que mostra o caso dos alunos do curso de farmácia da escola Grau Técnico Lapa (SP), que desenvolveram um repelente de baixo custo utilizando resíduos de alimentos como borra de café e óleo de soja usado.

  19. Para a produção do repelente sustentável, precisa-se de 3 colheres de borra de café, 20ml de água, 30ml de óleo de soja, um recipiente de vidro, 5 centímetros de barbante e tampa de garrafa de ferro. O composto demonstrou eficácia ao afastar insetos, moscas (vetores de doenças), pernilongos (culex) e mosquitos Aedes Aegypti. O processo de repelência inicia-se após a queima do barbante, criando uma barreira natural.

  20. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pronunciou-se, neste sábado, sobre as acusações feitas por autoridades russas de que a Ucrânia teria alguma vinculação com o atentado terrorista que deixou 133 mortos em uma casa de show nos arredores de Moscou. Zelensky acusou "Putin e o resto da escória" de tentar encontrar alguém para transferir a culpa pelo atentado.

   21. Pouco depois do atentado terrorista em Moscou, autoridades russas se apressaram em apontar algum vínculo da Ucrânia ao ataque. Um dos primeiros comentários neste sentido partiu do ex-presidente e vice-chefe do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, que sugeriu participação de Kiev. 

   22. Neste sábado, foi a vez do presidente Vladimir Putin sugerir algum nível de envolvimento ucraniano, sugerindo que "dados preliminares" indicaram que os terroristas tentariam fugir por "uma janela" na fronteira, "preparada do lado ucraniano".

  23. Autoridades de Kiev contestaram a versão apresentada pelas autoridades russas e negaram qualquer envolvimento do governo com o ato terrorista. O assessor presidencial Mikhailo Podoliak descreveu, neste sábado, as afirmações russas como "absolutamente insustentáveis e absurdas", 

  24. O atentado foi realizado, mais especificamente, pelo Estado Islâmico-Khorasan (EI-K, ou ISIS-K em inglês), um braço afegão do grupo terrorista muçulmano.

  25. Neste sábado (23), o Estado Islâmico disse que o ataque é parte de uma "guerra violenta" contra países que combatem o islã.

  26. A Rússia é considerada inimiga do Estado Islâmico porque o governo de Vladimir Putin apoia o ditador da Síria, Bashar Al-Assad, que expulsou a organização terrorista do território sírio.

  27. Neste sábado (23), inclusive, faz cinco anos que o Estado Islâmico perdeu o seu último território na Síria, a vila de Al-Baghouz.

   28. Na ocasião, as Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pelos Estados Unidos, assumiram o controle do local.

  29. Em seu auge, o Estado Islâmico chegou a governar quase 8 milhões de pessoas na Síria e no Iraque, ganhando bilhões de dólares com a exploração de petróleo e usando esses territórios como base para atacar outros países.