Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PESQUISA ATLASINTEL/ATARDE APONTA BRUNO REIS COM 64.4% NA CORRIDA 2024

A corrida eleitoral em Salvador está só começando
12/03/2024 às 12:26
  1. Atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) seria reeleito em primeiro turno nas eleições de outubro, de acordo com a primeira sondagem da pesquisa AtlasIntel/A TARDE na capital baiana. 

Segundo o levantamento, caso a eleição fosse hoje, Bruno Reis teria 51,4% dos votos, mais que todos os demais candidatos somados. Geraldo Jr (MDB), com 18,4%, Kléber Rosa (PSOL), 8,4% e Luciana Buck (Novo), com 1,8%, completam a lista, que tem ainda 11,2% de votos brancos e nulos e 8,8% de indecisos.

  4. De acordo com a pesquisa, considerando apenas os votos válidos, Bruno Reis desponta com 64,4%, Geraldo Jr com 23%, Kleber Rosa 10,4% e Luciana Buck marca 2,2%.  

  5. Os primeiros números apontam um cenário diferente em relação ao observado na eleição para o Governo do Estado em 2022, quando Atlas projetou a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT). A polarização verificada na ocasião, com alinhamentos evidentes entres candidatos ao governo com o presidente Lula (PT) ou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não se repete no novo cenário, ao sugerir uma preferência mais homogênea por Bruno Reis, acima das questões ideológicas que têm marcado o debate político nacio
                                                                      ****
  5.  O consumidor que pesquisa os preços de medicamentos antes da compra já sabe que o valor pode sofrer grande variação em farmácias diferentes. Para um antibiótico de mesma marca, por exemplo, a disparidade pode chegar a 97,5% (R$ 49,90 a R$ 98,55), de acordo com consulta realizada com auxílio do Preço da Hora Bahia, aplicativo do Governo do Estado. 

  6. A busca por medicamentos é uma das diversas funcionalidades da ferramenta online, que é alimentada a partir dos dados das compras registradas pelo sistema de emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) processadas diariamente pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

  7. O Preço da Hora Bahia ajuda o consumidor a localizar o medicamento com menor preço de forma rápida e com mais comodidade, utilizando apenas o celular ou o computador. Para realizar a pesquisa, basta clicar na opção “medicamento” localizada na barra inferior do aplicativo e procurar pelo nome do remédio, princípio ativo ou laboratório. 

  8. A busca apresenta os preços praticados pelas farmácias localizadas em um raio que pode variar de 1 a 30 quilômetros, de acordo com o filtro aplicado pelo usuário.

  9. É possível ainda checar detalhes do medicamento escolhido, como o nome, o endereço e o telefone da farmácia que oferece o melhor valor, além do dia, horário da última venda do produto e o histórico de preços. O usuário consegue ainda traçar a rota para chegar à farmácia, verificar o melhor horário para a compra e compartilhar a informação com parentes e amigos.

  10. No caso de prescrição médica com o princípio ativo do medicamento, o consumidor pode pesquisar por esta informação e o app apresenta as marcas comerciais existentes que contêm a composição, conforme tabela da Anvisa. A pesquisa também pode ser feita por meio da leitura do código de barras impresso na embalagem.

  11. As olimpíadas pedagógicas, mais do que medalhas e prêmios, proporcionam aos estudantes e professores a oportunidade de realizarem novas descobertas e obterem novos conhecimentos. Com o intuito de fortalecer a aprendizagem e incentivar o protagonismo estudantil, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) estimula e mobiliza, anualmente, professores e estudantes a participarem das atividades científicas estaduais, regionais e nacionais, nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, entre outras.

  12. Muitas olimpíadas já estão com inscrições abertas e a SEC disponibilizou, neste ano, no Portal da Educação (http://escolas.educacao.ba.gov.br/node/43393), o Caderno Olimpíadas Pedagógicas – Fortalecendo a Aprendizagem para Cidadania, Liberdade e Democracia 2024. 

  13. A publicação apresenta orientações para a participação da rede estadual de ensino, de modo a contribuir para a formação integral dos estudantes, aprimorando suas habilidades e competências nos diversos sentidos do currículo.

  14. O estudante que tiver interesse em participar deve ficar atento aos períodos de inscrição. Até o dia 15 de março, estão abertas as inscrições para o Concurso Canguru de Matemática Brasil para estudantes do 3º ano do Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio (https://concurso.cangurudematematicabrasil.com.br/); para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio (https://www.obmep.org.br/selecaoEscola.DO); e para a Olímpiada de Língua Portuguesa, dirigida para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio (https://olimpiadadeportugues.org/area-da-escola/op).

  15. Em abril, a partir do dia 1º, serão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), que visa melhorar a Educação Básica nacional, estimulando o aprendizado da Biotecnologia (https://www.obbiotec.com.br).  

  16. No mesmo dia, também tem início o prazo para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), nas áreas de Química e Física. Podem participar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio; e da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior. As inscrições são feitas pelo endereço: https://www.onciencias.org/

  17. Os estudantes interessados em participar da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil da Unicamp devem marcar em suas agendas o prazo de inscrição, que termina no dia 26 de abril (https://www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas/onhb14/home). Este projeto é voltado para alunos e estudantes de escolas públicas e particulares. Neste ano, a ONHB traz mudanças, entre as quais a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior e a gratuidade na inscrição para estudantes de escolas públicas.

  18. Jovem Senador - Também no mês de abril, até o dia 30, acontecem as inscrições para o Programa Jovem Senador 2024. O tema da redação este ano será “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Nesta edição, podem participar estudantes do Ensino Médio com até 19 anos, matriculados nas unidades escolares das redes públicas de Educação. https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/noticias-1/externas/2024/02/inscricoes-para-o-programa-jovem-senador-2024-podem-ser-feitas-ate-o-dia-30-de-abril
 
  19. Visando tornar a Bahia um dos estados de referência no atendimento e tratamento da Epidermólise Bolhosa (doença genética rara que provoca a formação de bolhas na pele e se manifesta já no nascimento), divulgar os direitos das pessoas diagnosticadas com essa enfermidade, dentre outras ações, o deputado municipalista Hassan (PP) apresentou projeto na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Epidermólise Bolhosa (PEAEB).

  20.  “É preciso estimular a adoção de medidas de inclusão e iniciativas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da pessoa com Epidermólise Bolhosa (EB)”, afirma o deputado.

   21. Hassan informou que idealizou esse projeto também em homenagem à jovem Daiane da Cruz Santos, cidadã de Jequié, muito querida e carinhosamente chamada de Dai, que faleceu no final do mês passado, aos 31 anos, acometida pela Epidermólise Bolhosa. 

  22. O deputado, que quando era secretário de Saúde de Jequié acompanhou de perto a luta dessa jovem contra a enfermidade, ressalta que “ela batalhou bravamente, mantendo o coração alegre, seu jeito animado e a alma cheia de sonhos, e assim nos ensinou uma grande lição de amor, força, fé e esperança”, disse Hassan, frisando que o Programa Estadual de Apoio à Epidermólise Bolhosa deverá ser batizado como “Lei Dai”.

  23. Durante a Semana do Consumidor, em Lauro de Freitas, a Vigilância Sanitária (VISA) e o Procon Municipal uniram forças em uma série de ações educativas. Com foco na sensibilização dos estabelecimentos comerciais, os órgãos buscaram garantir o cumprimento das normas de boas práticas previstas na legislação sanitária e de defesa do consumidor.  As atividades ocorreram na nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12).

  24. Os técnicos da Vigilância Sanitária visitaram estabelecimentos, como farmácias, restaurantes e supermercados, com foco em alimentos e serviços de saúde. Proprietários e responsáveis foram orientados sobre normas abrangendo desde a manipulação até a comercialização de produtos que afetam a saúde pública, destacando higiene, armazenamento e descarte adequados para segurança dos consumidores.

  25. Simultaneamente, os agentes fiscais do Procon concentraram seus esforços na fiscalização do cumprimento das normas de defesa do consumidor. Além da verificação de preços e validade dos produtos, foram avaliadas questões como qualidade dos itens oferecidos, políticas de troca e devolução, publicidade verídica e o combate a práticas comerciais abusivas.

  26. Conforme ressaltado pelo coordenador da VISA, Adriano Almeida, a iniciativa educativa e fiscalizadora busca oferecer apoio aos comerciantes, priorizando o bem-estar dos consumidores. "A ação conjunta com o Procon tem o caráter orientador, especialmente durante esta Semana do Consumidor, onde reforçamos ainda mais a importância de garantir a qualidade e segurança dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores”, disse.