Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA DE SALVADOR COMBATE À DENGUE E AMPLIA ATENDIMENTO NA SAÚDE

naugurada na manhã deste sábado (9) em Uauá, a nova sede do Centro Territorial do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro marca um avanço para a educação profissional, no município
09/03/2024 às 09:41

   1. Como parte da mobilização Salvador Contra a Dengue, garantindo agilidade no atendimento ao paciente e otimizando o fluxo da Rede de Urgência e Emergência de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com Unidades da Atenção Básica em retaguarda às UPAs. Para este sábado (9) e domingo (10), o atendimento foi ampliado para seis unidades, das 7h às 19h.

  2. A medida de caráter extraordinário visa acolher os pacientes de menor complexidade, classificados como verde e azul, que buscam as unidades de emergência. Neste fim de semana, eles serão direcionados pela equipe local, após triagem, para a unidade de suporte, onde darão sequência ao atendimento.

  3. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca que a iniciativa possibilita maior resolutividade na assistência prestada na rede. “Estamos nos mobilizando para atender às necessidades da população e, sobretudo, garantir um atendimento mais tranquilo e humanizado com redução no tempo de espera. Vale esclarecer que os pacientes serão atendidos pelas UPAs, passarão pelo acolhimento e identificação da sua necessidade de saúde e, após isso, serão referenciadas para as unidades de suporte”, orienta a gestora.

   4. Confira a lista das unidades:
Imbuí – USF Curralinho (suporte ao PA Alfredo Bureau)
Itapuã - UBS José Mariane (suporte à UPA Hélio Machado)
Barra - UBS Clementino (suporte à UPA Barris)
Itapagipe - UBS Virgílio de Carvalho (suporte à UPA Santo Antônio)
Brotas -  USF Vale do Matatu (suporte à UPA Brotas)
Subúrbio -  UBS Periperi (suporte à UPA Adroaldo Albergaria)
Cabula - UBS Rodrigo Argôlo (suporte ao PA Rodrigo Argôlo)

  5. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza o ‘Dia D da Mulher’ em 55 unidades de saúde com a oferta de uma gama de serviços e cuidados em saúde, neste sábado (9). A ação acontece em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8).
 
  6. Serão realizadas ações estratégicas para prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, com a oferta de consultas médicas, atendimento com profissionais da equipe multiprofissional, exames preventivos, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, imunização, cálculo de IMC, curativo e exames laboratoriais.  

  6. Além disso, também serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, atendimentos odontológicos, consulta de planejamento reprodutivo, dispensação de medicamentos e preservativos, emissão da segunda via do Cartão SUS, incluindo a impressão do cartão SUS com nome social.
 
  7. “O cuidado com nossas mulheres é ofertado o ano inteiro, sendo intensificado neste especial mês de março, com oferta de consultas, exames e orientações visando garantir um cuidado integral. Daremos seguimento a outras diversas ações direcionadas às nossas mulheres, com muitos serviços específicos para elas”, destaca a vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos.
                                                        ****
   8. Os moradores de Vida Nova receberam neste sábado (09), o Dia D do Prefeitura em ação, com diversos serviços da gestão municipal, com destaque para os atendimentos de saúde.

  9. Durante o evento, realizado na escola municipal Vida Nova, a população teve acesso a preventivo, pediatra, clínico, exames de ultrassom, eletrocardiograma, mamografia, atendimento odontológico com limpeza e restauração, vacinação, teste rápido de Hepatite B e C, Sífilis e HIV com resultados em até 15 minutos.

   10. A Prefeita Moema Gramacho ressaltou a importância do evento. “Hoje nós estamos fazendo o inverso, trazendo a prefeitura para onde o povo está, o que é muito importante para quem trabalha a semana toda e não tem a chance de ir até nossas secretarias e postos. De terça a sexta nós focamos nas ações de limpeza, iluminação e fazemos a parte asfáltica. E no sábado nós trazemos todos os serviços para perto do povo”, destacou.

  11. Quem esteve presente no local também teve a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação, entre os imunizantes ofertados estavam as vacinas de rotina e a da dengue, que é direcionada ao público de 10 a 14 anos. Denineuza Santos ,46 anos, conta que trouxe o cartão de seu neto para verificar se havia alguma vacina pendente “ Hoje além de realizar mamografia e preventivo eu trouxe o cartão de vacina do meu neto, e soube que ele ja poderia tomar a vacina de dengue, ele tem 14 anos”, contou.

  12. A empregada doméstica, Kátia Conceição, elogiou a ação “Essa ação para nós que trabalhamos o dia todo, que não temos tempo, é muito boa. Eu mesma aproveitei para passar por vários especialistas, fui ao clínico, fiz tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, tudo em um único dia”.

  13. Além dos atendimentos de saúde, também com vacinação animal, a comunidade contou com orientações sobre atualização do nome social através da SEPADHIR, impressão do cartão SUS, emissão de passe livre para PCD e ID Jovem. A SEFAZ esteve presente no evento oferencendo consulta, impressão e orientações sobre o IPTU, ISS e TFF.

  14. Ações das Polícias Militar e Civil, algumas delas em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e com a Polícia Federal capturaram 50 criminosos por dia na Bahia, em 2024. O número de prisões subiu 6,4% nos meses de janeiro e fevereiro, na comparação com o primeiro bimestre de 2023.

  15. Ao todo, foram 3.040 capturas realizadas nos primeiros 60 dias de 2024, contra 2.858 contabilizadas no mesmo período do ano passado.

  16. Entre os presos está o líder de uma facção, com atuação na cidade de Feira de Santana. Envolvido com homicídios, tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e corrupção de menores, o criminoso foi localizado em uma casa de luxo, na cidade de Natal, em uma ação da FICCO Bahia.

  17. "As Forças de Segurança capturaram também o indivíduo que roubou e, de forma covarde, agrediu uma foliã com um soco, no Carnaval, além de um mototaxista suspeito de estupro. Ampliamos as ações de inteligência, norteando as equipes na ponta", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

  18. Inaugurada na manhã deste sábado (9) em Uauá, a nova sede do Centro Territorial do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro marca um avanço para a educação profissional, no município do sertão baiano. Com um investimento de R$ 13,6 milhões do Governo do Estado, a unidade de ensino conta com 16 salas de aula, um escritório criativo, laboratórios de enfermagem e informática, além de um teatro com 200 lugares.

  19.  O equipamento foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues e amplia as oportunidades de formação e qualificação profissional para cerca de 900 estudantes locais.

  20. O estudante Tomás Almeida acredita que com a nova estrutura fica mais fácil acreditar num futuro melhor. “Agora, temos acesso a ambientes mais adequados para aprender e praticar, seja nas salas de aula, nos laboratórios ou até mesmo no teatro. Estamos muito gratos com o novo centro, pois isso nos dá mais motivação e esperança para buscarmos nossos objetivos profissionais", disse.

  21. O centro será ampliado e modernizado com a construção de um bloco adicional com oito salas de aula e um campo de futebol society com pista de atletismo. Com um investimento de mais de R$ 12 milhões, essa expansão proporcionará mais recursos para os estudantes da região. Após a conclusão, a unidade receberá os alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora.

  22. De acordo com a Secretária da Educação, Adélia Pinheiro, a formação profissional é um pilar fundamental para oferecer oportunidades concretas de desenvolvimento aos jovens. "Ao investirmos em infraestrutura e qualificação, estamos capacitando nossa juventude para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, contribuindo assim para o crescimento econômico e social de todas as regiões da Bahia”, destacou.