Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA SE MOBILIZA CONTRA DENGUE;EM SALVADOR ATÉ UPAS ATENDEM PACIENTES

Veja atuação do governo do estado feita pela SESAB
02/03/2024 às 09:32
 1.  A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), implantou cinco unidades de saúde da Atenção Básica com atendimento neste neste sábado (2) e domingo (3), das 7h às 19h, que servirão como retaguarda às UPAs.

  2. A medida de caráter extraordinário visa acolher os pacientes de menor complexidade, classificados como verde e azul, que buscam as unidades de emergência da cidade de Salvador. Após a triagem, eles serão direcionados pela equipe local para a unidade de suporte, onde darão sequência ao atendimento.

  3. A iniciativa faz parte da mobilização Salvador Contra a Dengue, idealizada pela Saúde para fortalecer a assistência aos soteropolitanos, bem como medidas preventivas e de combate ao mosquito.

  4. Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS, destaca que a iniciativa possibilita maior resolutividade na assistência prestada na rede. “Estamos nos mobilizando para atender as necessidades da população e, sobretudo, garantir um atendimento mais tranquilo e humanizado com redução no tempo de espera”, disse.

  5. “Vale esclarecer que os pacientes serão atendidos pelas UPAS, passarão pelo acolhimento e identificação da sua necessidade de saúde e, após isso, serão referenciadas para as unidades de suporte”, orienta Ana Paula Matos.  

  6. Confira a lista das unidades:

UPA Adroaldo Albergaria - com suporte na UBS Periperi
PA 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau - com suporte na USF Imbuí X
UPA Barris - com suporte na UBS Clementino Fraga no domingo (03)
UPA Hélio Machado - com suporte na UBS José Mariani (Itapuã)
PA Rodrigo Argolo - com suporte na UBS Rodrigo Argolo (Tancredo Neves)

  7. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 19 milhões em ações e aderiu ao Dia D de mobilização nacional contra a Dengue, que acontece neste sábado (2). Em Ibipitanga, nesta manhã, o governador Jerônimo Rodrigues lançou oficialmente a campanha estadual de combate à doença, e conheceu as equipes formadas por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e bombeiros militares que realizam visitas técnicas às residências dialogando com a população e entregando material da campanha de combate à dengue.

  8. O dia começou com a visita do governador à residência de uma moradora da cidade, juntamente com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e equipe de combate às endemias, para inspeção e o início das atividades da campanha de mobilização. Jerônimo Rodrigues ressaltou a movimentação em toda a Bahia.

  9. “Apertamos ainda mais o cerco e estamos convocando a participação de todos nessa grande mobilização contra a dengue na Bahia. Aproveitamos o dia 2 de março para abrir em todo estado o dia D contra a dengue. Aqui, hoje, visitamos a residência de dona Joana, numa demonstração do trabalho que é feito diariamente pelos agentes nas casas das pessoas. As equipes são formadas por agentes de saúde do município, Corpo de Bombeiros e pelo Núcleo Regional de Saúde.”, ressaltou o governador.

  10. Também na ocasião, foram distribuídos 3.685 kits para agentes de combate às endemias em 129 municípios que estão em estado de epidemia ou alerta, de um total de 11.750 adquiridos pelo governo estadual. Os kits restantes serão gradualmente entregues aos 288 municípios restantes. O governador ainda anunciou a ampliação frota estadual de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê. Após a aquisição de nove veículos, agora o Governo do Estado possui 36 equipamentos disponíveis.

  11. A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, reforçou que o governo vem atuando e investindo em ações de combate à dengue, mas lembrou que a participação de todos é fundamental. “Cada um pode tirar 10 minutos do seu dia para verificar os focos de dengue na sua casa, olhar as caixas d’água, calhas e possíveis plantas que tenha. A gente faz essa grande chamada para a população. Essa é uma estratégia de enfrentamento do governo do estado da Bahia que se faz presente, só falta você fazer a sua parte”. 

  12. O Chefe de Endemias e Entomologia da prefeitura de Ibipitanga, Eduardo Nonato, ressaltou a ajuda do Corpo de Bombeiros nessa ação, bem como a população imbuída para diminuir os casos de dengue na cidade. “Vamos fazer esse trabalho de rotina e agora com outras pessoas envolvidas, entrando nas casas, averiguando caixas para ver se tem o foco da dengue e passar orientações para essas pessoas”, frisou.

  13. A ação de mobilização nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado contou com a parceria do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES) para mobilizar gestores e a sociedade.
 
  14. Cenário da Dengue na Bahia: A Bahia registra 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, ⁠64 cidades estão em epidemia, com destaque para a região Sudoeste. Até o momento, oito mortes foram confirmadas pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Irecê, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça.

  15. Somente este ano, foram notificados 16.771 casos prováveis de Dengue na Bahia e 64 municípios se encontram em epidemia, entre eles Brumado, Caetité, Vitória da Conquista, Anagé e outras cidades do sudoeste baiano. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

  16. Tal cenário tem mobilizado a população para cuidados preventivos de combate à propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Mas como identificar os primeiros sintomas da Dengue? Quando é necessário buscar atendimento médico? Quais medicamentos devem ser evitados em caso de suspeita da doença?

   17. De acordo com o médico especialista em Medicina Interna e Gastroenterologia, Mestre em Saúde Tropical, Irineu dos Santos Viana, a Dengue pode ser assintomática ou apresentar-se como uma doença febril leve e autolimitada, sendo a segunda a sua apresentação mais comum.

  18.  “Os sintomas da Dengue são inespecíficos, assemelhando-se a outras viroses e incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, dor retro orbitária (região atrás dos olhos), fadiga, erupções cutâneas, náuseas e vômitos”, explica o médico, que também é professor e coordenador do curso de Medicina da UniFG, campus Brumado, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

  19. Viana destaca, contudo, que uma minoria dos casos pode evoluir para uma forma grave, com possibilidade de levar ao óbito por choque hipovolêmico, insuficiência respiratória, hemorragias (Dengue Hemorrágica) e comprometimento de órgãos como miocardite, hepatite, colecistite ou pancreatite.

  20. “Os sinais de alerta que indicam uma maior gravidade da doença são dor ou desconforto abdominal, vômitos persistentes, sangramentos de mucosas, edemas, sonolência, letargia ou irritabilidade, hepatomegalia (aumento do fígado) e hemograma revelando aumento do hematócrito e diminuição da contagem de plaquetas”, chama a atenção o professor.