Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA SALVADOR LEVA VACINA CONTRA DENGUE A 9 SHOPPINGS NESTE 2/3

Confira quais são os locais de vacinação contra dengue em Salvador
01/03/2024 às 09:18
   1. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu o pontapé inicial da Mobilização Salvador Contra a Dengue na última quarta-feira (28), com o lançamento de uma séria de atividades e serviços para prevenção e combate à doença. Dentro da programação municipal, acontece neste sábado (02) uma intensificação da vacina em pontos estratégicos da cidade e com grande fluxo de pessoas, além de ações simultâneas de combate ao Aedes aegypti.

   2. A dose do imunizante está disponível em 09 shoppings, um drive-thru e um posto de saúde. Segundo a vice-prefeita e secretária de Saúde Ana Paula Matos, esta é mais uma ação de grande relevância para o fortalecimento do enfrentamento à doença. 

   3. "Nosso objetivo é que as pessoas tenham mais comodidade e facilidade de acesso à imunização. Agradecemos a parceria com esses centros comerciais, que tem sido de suma importância para chegarmos mais perto da população que utiliza esses espaços para compras e lazer, principalmente no fim de semana. Convidamos os pais e responsáveis para trazerem seus filhos, dentro da faixa etária do público alvo, ajudando no fortalecimento desse cuidado”, declara Ana Paula Matos.

   4. A primeira dose do imunizante estará disponível para os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos.  Para garantir a vacina é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, para acompanhamento adequado e segurança das crianças e adolescentes.

  5. Ações de combate e prevenção – As equipes do Centro De Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde, também estarão este fim de semana reforçando as ações de inspeção em imóveis, bloqueio de focos e de transmissão espacial com uso de inseticida residual em mais de 13 bairros estratégicos. As atividades acontecem também no domingo (03).
 
  6. “A luta contra o Aedes é uma responsabilidade social que necessita da participação de todos e a Saúde de Salvador tem desenvolvido diversas iniciativas de prevenção e combate ao vetor. Nossas equipes estão diariamente em atuação, trabalhando fortemente para eliminação dos criadouros em todos os distritos sanitários, bem como levando informação através de ações educativas em escolas e estações de transbordo, garantindo que a população esteja por dentro do que fazer para proteger sua comunidade e seus familiares. Este Dia D teremos diversas ações de prevenção para fortalecer todo esse trabalho”, destaca Ana Paula Matos.

  7. Confira a lista com os locais ofertantes da vacinação no dia 02/03/24: 

Clementino Fraga (5° Centro) - 09 às 16hs
Clementino Fraga (5° Centro) - 09 às 16hs – Drive-thru
Shopping Barra -  09 às 16hs
Shopping Pituba Parque Center - 09 às 16hs
Shopping Salvador - 09 às 16hs
Shopping Paralela - 09 às 16hs
Shopping Ponto Alto - 09 às 16hs
Shopping Bela Vista - 09 às 16hs
Shopping Vila Laura - 09 às 16hs
Shopping Cajazeiras - 09 às 16hs
Shopping Piedade - 09 às 16hs

   8. A Prefeitura de Lauro de Freitas, em mais uma ação de combate e prevenção à Dengue, disponibilizou um importante canal de comunicação com a população, o “Disque Dengue”, dedicado a receber denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti. Além do telefone (71) 3369-9919, em funcionamento de 8h às 14h, os munícipes poderão enviar as denúncias para o e-mail: dengue_lf@yahoo.com.br . 

  9. Na abordagem, os moradores recebem orientações para retirar objetos que possam acumular água parada e focos de criação do Aedes, como explica Igor Fidelis, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. “Nós recebemos muitas denúncias de terrenos com focos, quando é particular, o proprietário é acionado e orientado para realizar a limpeza correta, em caso de terrenos públicos, ou propriedades abandonadas, a prefeitura realiza a ação de combate” explicou. 

  10. O Disque Dengue, funciona em paralelo ao trabalho da prefeitura de combate ao mosquito transmissor das arboviroses, com ações realizadas todos os dias, seguindo um roteiro diversificado, no intuito de abranger todos os bairros. 

  11. O Projeto Vacinação nas Escolas segue mobilizando toda a rede estadual de ensino. A iniciativa, resultado da parceria entre as secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Saúde (Sesab), chegou nesta sexta-feira (1°), ao Colégio Estadual Jenny Gomes, no bairro de Itapuã, em Salvador. 

  12. O objetivo é proteger estudantes e contribuir para erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis, como dengue, papilomavírus humano (HPV) e meningite, cujas doses foram aplicadas em mais de 200 alunos da faixa etária de 10 a 14 anos, da unidade escolar do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

  13. Enquanto aguardava ser chamada para atualizar sua carteira de vacinação, a estudante Luísa Ferreira, 13 anos, conversava com seus colegas sobre a importância da imunização. “Ninguém quer ficar doente e, para que isso não aconteça, temos as vacinas. Acho esta iniciativa da vacinação na escola muito importante. 

  14. Meus pais sempre mantiveram minha carteira de vacinação atualizada e, hoje, está sendo mais cômodo e confortável porque eles não vão precisar faltar nem chegar atrasados ao trabalho para me levar ao posto de saúde”, comemorou. Sua colega Maria Luísa Borges de Souza, que tem a mesma idade, reiterou que está adorando o projeto por poder se vacinar mais rápido, sem pegar fila. 

   15. “Geralmente, os postos, durante as campanhas, ficam lotados. Aqui é bem mais confortável, junto com os nossos colegas, inclusive incentivando quem ainda sente medo da agulha”.  

  16. Planejamento - A diretora do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26), Maria Celeste Viana, explicou que o processo de mobilização das escolas para a vacinação ocorre desde a Jornada Pedagógica 2024, realizada na primeira semana de fevereiro, cujo tema foi "Escola é lugar de aprendizagem, proteção e cuidado". 

  17. Isso envolveu orientações para a preparação das escolas, incluindo o acolhimento aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e a mobilização da comunidade escolar, que teve destaque no último sábado, 26 de fevereiro, quando a rede estadual realizou o Dia da Família na Escola. “Educação e Saúde andam juntas neste desafio de atualização do processo vacinal”, destacou Celeste.

  18. O cronograma prevê duas semanas de mobilização, dentro do calendário escolar, entre fevereiro e março e no mês de julho. É preciso que as unidades de ensino agendem a visita dos profissionais e comuniquem previamente aos pais ou responsáveis. 

  19. O destaque desta ação é a abrangência, que tem como objetivo alcançar estudantes das diversas modalidades e ofertas da rede, em especial, da Educação Escolar do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação Escolar Indígena e Educação de Jovens e Adultos. É importante a apresentação do cartão de vacina para ser avaliado e atualizado, conforme a necessidade.
                                                                                        ****
   20. O governador Jerônimo Rodrigues recepcionou uma comitiva do Governo de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (1º), na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em Salvador, que sedia o intercâmbio entre os estados desde a última quarta-feira (28), quando os representantes do governo pernambucano chegaram na capital baiana. O chefe do executivo apresentou um pouco dos trabalhos realizados pela gestão baiana e um pouco do planejamento que é feito em diversas áreas.

  21. “Essa troca de conhecimentos, que vai desde a área do jurídica, PPP [parcerias público-privadas], obras de engenharia, arquitetura, com a nossa empresa equivalente, a Conder, trocando experiência, conhecendo in loco as nossas ações, obras, seja na segurança pública, na saúde, na educação, é um reconhecimento muito importante do nosso trabalho na Bahia e nos deixa muito contentes”, compartilhou Jerônimo. 

  22. O chefe do executivo da Bahia ainda usou o exemplo do Consórcio Nordeste, que já conecta a experiência das gestões da região. “No consórcio, isso também já acontece. As experiências nas diversas áreas de saúde, educação, segurança, agricultura familiar, sempre são intercambiadas”, lembrou.

  23. Neste sábado (2), Dia D de mobilização nacional contra a Dengue, o governador Jerônimo Rodrigues estará, às 7h20, no município de Ibipitanga, onde anuncia a aquisição de Kits de Combate a Endemias, que serão distribuídos para os 417 municípios baianos, além da entrega de carros com novos nebulizadores, para a aplicação de Fumacê no estado. 

  24. Ainda na ocasião, o governador conhecerá a equipe formada por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e bombeiros militares que realizará visitas técnicas às residências dialogando com a população da cidade e entregando material da campanha de combate à dengue.

  25. A agenda no município de Ibipitanga inclui também a reinauguração da sede do Colégio Estadual do Campo, com a entrega de um ônibus escolar; e a entrega da restauração do trecho de acesso da BA-245 – Travessia Urbana de Ibipitanga, recuperado pela Seinfra. Na área de desenvolvimento urbano, serão entregues a pavimentação e a drenagem de água pluviais no Bairro Salinas, além da via de acesso ao Colégio Estadual do Campo e na Sede; e de pavimentação, drenagem, sinalização, viária e passeio público nos bairros de Santa Luzi