Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COELBA É A EMPRESA MAIS CRITICADA NA ASSEMBLEIA COMO DESRESPEITOSA

Duas comissão vão ouvir o presidente da Coelba, dia 5 de março
27/02/2024 às 08:59
   1. O deputado estadual Robinson Almeida (PT) disse hoje na tribuna da Assembleia que vai entrar em cruzada contra a Coelba/Neoenergia até que a empresa seja expulsa do estado, salvo se melhorar os seus serviços aos baianos. O parlamentar defende uma licitação internacinal a ser aberta pelo estado, quando do vencimento da concessão, para a substitução da empresa espanhola.

   2. - É um absurdo o que a Coelba está fazendo no Oeste do Estado, ondem locais sem energia passaram, também, a ficar sem água, o que significa dizer que a empresa está afetando outros serviços prestados aos cidadão, não só com a falta d'água, mas também sem acesso a internet, confessou.

  3. Robinson citou as cidades de Santana, Canápolis, Serra Dourada, Crisópolis e Brejolândia que estão passando por serias dificuldades com a falta de energia, de água e de internet. "É uma empresa que desrespeita os baianos de forma ampla", frisou lembrando que até o Carnaval de Salvador, no circuito mais importante, de Ondina, o local ficou duas horas sem energia.

   4. Quem também criticou a Coelba/Neoenergia, hoje, na ALBA, foi o deputado Raimundinho da JR, o qual confessou sua indignação com os "péssimos serviços prestados pela empresa", assim como também criticou a VIABAHIA. Ontem, foi a vez da deputada Ivana Braga (PSD) dizer que a Coelba desrespeita os baianos.

   5. Vale observar que são três deputados da base do governo Jerônimo. 

   6. Nesta terça-feira (27) foram instaladas pelos deputados estaduais as 10 comissões permanentes da Assembleia Legislativa da Bahia. Eduardo Salles foi eleito por unanimidade para seguir como presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Pedro Tavares continua como vice-presidente. 

   7. Em 2023 foram convidados à Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo os presidentes da ViaBahia, CLN e COELBA, concessionárias que prestam serviços públicos, os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, de Turismo, Maurício Bacelar, e de Meio Ambiente, Eduardo Sodré, além da diretora-geral do INEMA, Maria Amélia Lins. 

   8. Os parlamentares do colegiado também participaram de audiência na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar da concessão das rodovias federais baianas, na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o ministro do Turismo, Celso Sabino. 

  9. Na primeira reunião ordinária do ano, na terça-feira (5), de forma conjunta com  Comissão de Agricultura e Política Rural, o novo presidente da COELBA, Thiago Freire Guth, vai explicar aos deputados dos dois colegiados as demandas represadas pela concessionária e a previsão de investimentos para os próximos anos de contrato.

  10. Eures Ribeiro, Cláudia Oliveira, Raimundinho da JR, Bobô, Marcinho Oliveira, Penalva, Robinsom Almeida, Maria del Carmen, Tiago Correia e Kátia Oliveira também compõem a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

                                                                    *****
   11. A partir do dia 1º de março entra em operação o FGTS Digital. Uma plataforma digital que facilitará e simplificará a vida dos empregadores. O evento de lançamento aconteceu nesta terça-feira (27), em cerimônia no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. 

  12. O evento contou com a participação do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do Secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, além dos parceiros do projeto: Caixa Econômica Federal, Serpro, Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. 

  13. “Estima-se que com o FGTS Digital os empregadores irão economizar 36 horas/mês em tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS. Além do mais, o novo sistema proporcionará uma redução de custo operacionais incorridos pelo Fundo de aproximadamente R$144 milhões por ano.” destaca o ministro Luiz Marinho. O ministro lembrou ainda que em 2023, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, autorizou a alocação de R$183 milhões para a implementação do sistema.

  14. O FGTS Digital será uma nova forma de gestão integrada de todo o processo referente ao FGTS, aperfeiçoando a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos valores devidos. 

  15. “Os empregadores poderão fazer uso de uma plataforma web com um conjunto de serviços digitais disponíveis, por meio do qual conseguirão, de forma simples, ágil e intuitiva, cumprir sua obrigação de recolhimento do FGTS”, ressalta o Coordenador-Geral de Gestão e Fiscalização do FGTS, Virgílio Saraiva Valente. 

   16. Durante o período de agosto de 2023 a janeiro de 2024 (período de testes), a Plataforma FGTS Digital foi disponibilizada em uma versão de produção limitada para que os empregadores pudessem conhecer os serviços, funcionalidades e já se prepararem para a nova sistemática que será instituída.
   
  17. A Prefeitura lança nesta quarta-feira (28), a partir das 9h, a campanha Salvador Contra a Dengue e entrega a requalificação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Federação. O evento, que terá a participação do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS) Ana Paula Matos, ocorre na sede do CEO, na Travessa Barão do Triunfo, Nº 54, no bairro da Federação.

  18. A campanha prevê uma série de ações de combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti, e de atendimento aos pacientes com a doença. Além da campanha e da requalificação do CEO, o prefeito vai anunciar investimentos em novos odontomóveis e outras ações para a saúde da capital baiana.

   19. Para manter a qualidade habitual da água distribuída, diante das fortes chuvas que alteraram as características da água bruta disponível na barragem de Joanes 2, o fornecimento de água está ocorrendo com menor volume em Salvador e parte da região metropolitana. A redução temporária da oferta é necessária para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

  20. “Estamos mantendo 80% do volume de água, o que significa que não haverá interrupção do abastecimento. Mas, a redução temporária, que é fundamental neste momento diante das condições do manancial, vai afetar o abastecimento da região. Por isso é fundamental que todos usem a água com economia nesse período”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

  21. No momento, a Embasa interrompeu a captação de água na barragem de Joanes 2. Os técnicos estão trabalhando 24 horas por dia no monitoramento das condições da água bruta do manancial e no ajuste do processo de tratamento, para que seja possível retomar a produção de água nos níveis normais no menor prazo possível.

  22. “Embora o sistema integrado de abastecimento utilize outros mananciais, como as barragens de Pedra do Cavalo e de Santa Helena, a interrupção da captação em Joanes 2 tem um impacto imediato no volume de água disponível”, explica Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na RMS. “Estamos com nossas equipes trabalhando dia e noite para conseguir retomar o uso dessa água e regularizar o fornecimento em toda a área afetada”.

   23. O deputado estadual, Felipe Duarte (PP) entregou um novo veículo tipo rabecão para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. A aquisição foi efetuada através de emenda parlamentar do deputado, com o objetivo de reestruturar o equipamento da cidade.

  24. “Me sinto extremamente realizado em poder destinar, através de minhas emendas, um veículo tipo rabecão para o DPT de Guanambi. Esta ação é mais um movimento para a reestruturação do órgão, que atende não só o nosso município como outras 18 cidades do sertão produtivo. Sabemos o quanto esse veículo é importante para as demandas do nosso povo”, disse o deputado.

  25. A luta de Felipe pela reestruturação técnica e física do DPT começou em maio do ano passado, quando o parlamentar protocolou pedido na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) solicitando melhorias para o órgão. A entrega foi feita na manhã desta terça-feira (27), ao lado do governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB), do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner e da diretora-geral do DPT, Ana Cecília.