Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LBA PROIBE JORNALISTAS NO CAFÉ E FOTÓGRAFOS EM PLENÁRIO SÓ COM PALETÓ

Parlamentares Robinson Almeida e Ivana Bastos detonam a Coelba/NeoEnergia
26/02/2024 às 08:51
  1. A norma expedida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), o qual retornou hoje de férias, proibindo o acesso de jornalistas, radialistas, cinegrafistas, fotógrafos, assessores parlamentares, blogueiros, servidores e outros a sala do cafezinho contígua ao plenário da Casa, onde normalmente os profissionais da imprensa conversavam e entrevistavam os parlamentares, está sendo considerada uma medida radical, senão uma censura ao trabalho da imprensa. 

  2. Hoje, no local onde os profissionais de imprensa assistem as sessões num elevado ao lado do plenário, mais uma fileira de cadeiras foi colocada, mas os jornalistas não apareceram. Essa área que já foi maior, uma parte foi ocupada pela informática que atende ao plenário.
 
  3. As informações são de que a atitude tomada pelo presidente decorreu de pedidos dos parlamentares novos e que estavam se sentindo incomodados com tanta gente num local que consideram privativo dos deputados. 

  4. Hoje, por conseguinte, dois adesivos foram afixados na entrada do local (vide foto), num deles se lê "Empurre, senhores deputados e deputadas, acesso pelo caixa eletrônico", e no outro há os dizeres: "Acesso Restrito a deputados. Área exclusiva para parlamentares e pessoas credenciadas". 

  5. Essas pessoas credenciadas são os assessores parlamentares da Mesa Diretora, assessores das bancadas da Maioria e da Minoria e, imagina-se os diretores da Assembleia e o Procurador Chefe da área Jurídica.

  6. Aos assessores de imprensa da Casa, fotógrafos e cinegrafistas só será permitido o acesso ao plenário em traje passeio completo (paletó e gravata) para os homens e as mulheres em traje normal, sendo que calça comprida pode. 

   7. Houve uma época, quando fui editor chefe do Diário de Notícias, no longionquo ano de 1975/76, em que os repórteres que cobriam a Assembleia, de fato, usavam paletó e gravata. O do DN era o jornalista Edson Alves (já falecido), também colunista político, e que só andava empalitozado. Mas, o acesso a sala do cafezinho, desde a antiga Assembleia na Praça da Sé, era permitida.

  8. Em 1988/1989 quando fui editor de Politica de A Tarde, a ALBA já era no CAB, e essa exigência do paletó e gravata tinha sido suprimida. O repórter Raimundo Machado usava paletó e gravata porque gostava. Já Davi, não. E, diversas vezes fui a Casa sem essa exigência e frequentava a sala do cafezinho numa boa.

  9. Com Marcelo Nilo presidente a partir de 2007 no periodo de dez anos, até 2016, a circualção era plena e assim seguiu com Angelo Coronel, Nelson Leal e nos dois primeiros anos de Adolfo. Agora, mudou. Como os deputados raramente vão a área de imprensa só nos resta as anotações da sessão e as entrevistas nos corredores da Casa, gabinetes dos deputados, saguão e a sala do Caixa Eletrônico. 
                                                                             *****
  10. O deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e rompeu politicamente com o atual prefeito, Fábio Nunes (PSD), explicando que, a partir de agora, ambos seguem caminhos distintos. Na semana passada, em pronunciamento na Casa Legislativa, Eures sinalizou que gosta mesmo é da politica municipalista. 

  11. Sua atuação na Assembleia tem sido discretíssima, mas ele disse na rádio de Bom Jesus da Lapa que estava trabalhando para ser deputado federal.

  12. Dois parlamentares - Robinson Almeira (PT) e Ivana Bastos (PSD) sentaram à pua na Coelba, hoje, em pronunciamentos na Assembleia. Ambos disseram que a Coelba/Neoenergia desrespeita os consumidores, sobretudo no interior e nada acontece.

  13. Um vendedor de acarajé, identificado como Jairo Brandão dos Santos, de 25 anos, foi morto a tiros no início da manhã de domingo (25), na Rua Antônio Sacramento, em Castelo Branco. No momento que foi atingido por disparos de arma de fogo, Jairo se preparava para entregar acarajés não vendidos para moradores em situação de rua.

   14. Após 37 anos na emissora, Fátima Bernardes deixou a Globo. A jornalista e apresentadora não teve o contrato renovado com o canal, informou o portal Notícias da TV. 

   15. Pelo "plim-plim" ela apresentou o Jornal Nacional durante anos, dividindo bancada com o então marido William Bonner. No entretenimento, ela comandou o Encontro, hoje com Patrícia Poeta, e o The Voice Brasil. Ela também esteve à frente do Gente, do GNT, que não teve renovação. 

   16. O Governo do Estado segue mobilizado para atender às demandas de emergência da população atingida pelas fortes chuvas em diversas regiões da Bahia. 

   17. Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta segunda-feira (26), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em municípios baianos. Até a situação presente, são 373 desabrigados, 2.192 desalojados e seis óbitos em decorrência dos efeitos diretos do desastre.

   18. Os números correspondem às ocorrências registradas em 75 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 41 estão com decreto de Situação de Emergência: Anagé, Barra, Cansanção, Cícero Dantas, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itaju do Colônia, Lagoa Real, Medeiros Neto, Milagres, Monte Santo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nova Canaã, Quijingue, São Miguel das Matas, Saubara, Ubaíra, Wanderley, Maiquinique, Nordestina, Valença, Itororó, Pedro Alexandre, Santa Luzia, Angical, Paulo Afonso, Apuarema, Boa Vista do Tupim, Feira de Santana, Caetité, Itamari, Varzedo, Canavieiras, Luís Eduardo Magalhães e Santaluz.

    19. Vale salientar que as informações são atualizadas diariamente, uma vez que as equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e das secretarias municipais estão fazendo os levantamentos técnicos dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.

    20. O deputado Hilton Coelho PSOL disse hoje no plenário da Assembleia que a portaria 190 da Secretaria de Educação do Estado que aprova alunos em massa sem desempenho satisfatório é uma vergonha nacional.