Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EVENTO MOSTRA FORÇA DA DIREITA PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

Vale registrar a presença de 4 governadores de estados poderosos economicamente: SP, Minas, Goiás e SC
25/02/2024 às 10:53
   1. O ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu o que queria politicamente. O evento da Av Paulista foi um sucesso de público e pacífico. E salvo as declarações do pastor Malafaia contra o STF e Alexandre de Mores o comportamento dos participantes foi de fortalecer a direita e mostrar que não está morta. Mas, também, por parte de Bolsonaro, não houve qualquer sinalização de integração, de um Brasil para todos. Ficou bem claro em sua fala, que eles lá (a esquerda e aliados) e nós cá (a direita e seus aliados).

  2. É, na aálise mais fria da matéria, uma observação para o presidente Lula de que de nada adianta ele cortejar grupos vinculados à direita que não conseguirá, salvo como acontece agora, com a possível liberação de R$20 bilhões de emendas a parlamentares do "Centrão" o que, ao menos, lhe garante a governabilidade. Lula sabe disso e usa os meios políticos e a caneta que possui para ir testando Lira e Pacheco e governando.

  3. Mas, que o eleitorado de algumas dessas forças políticas vai aderir ao lulismo, esqueça. E a demonostração da Paulista mostrou que assim continuará sendo, uma luta entre uma força política e outra, e a direita não quer conversa com Lula, teme o comunismo como o diabo e não aprova a aproximação do governo com qualquer ação que possa significar algo ligado ao terrorismo, como o Hamas, ou simpatia a ditadores.

  4. Então, o evento da Paulista é um bâlsamo para Bolsonaro, embora não signifique nada em relação as investigações que estão sendo feitas contra ele, elas seguirão seu curso normal, mas do ponto de vista político, sim, e teremos eleições municipais em breve, e Boulos/Marta, no caso de SP deve ter visto que não serám nada fácil para ele. O evento deu uma oxigenação muito valiosa para os bolsonaristas em todo país; e na outra ponta, um alerta para Lula, que não será nada fácil para ele fazer seu sucessor.

  5. José Dirceu, um dos ideólogos mais importantes do PT, já vem dizendo que não se deve subestimar a direita e até uma disputa contra Michele Bolsonaro é preocupante. O evento da Paulista mostrou isso claramente. E, para surpresa dos incréus teve a participação de 4 governadores de estados poderosos economicamente: SP, Goiás, Minas e SC. (TF)
                                                                      *****
   7. Segundo o Correio Braziliense, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a defender o voto auditável em discurso durante ato na avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo (25/2). Sem citar nomes ou se referir diretamente à Suprema Corte, o ex-chefe do Executivo disse que “abusos” estão sendo cometidos por “alguns” e defendeu maior “transparência” nas eleições.

   8. No discurso, Bolsonaro falou sobre os quatro anos que esteve à frente do Palácio do Planalto e disse que a derrota nas eleições presidenciais de 2022 — quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com 50,9% dos votos válidos —, é “página virada”. 

   9. “Aquela coisa que aconteceu em outubro de 2022 vamos considerar uma página virada na nossa história, porque nós sabemos o que precisa ser feito no futuro para que todos não tenham dúvidas da transparência daquilo que nós devemos ter, em especial, quando se elege um representante nosso”, afirmou.

  10.Bolsonaro ainda insinuou que Lula venceu as eleições “sem torcida” e que ele governa “sem o povo ao seu lado”. “Nós podemos até ver um time de futebol sem torcida ser campeão, mas não conseguimos entender como existe um presidente sem o povo ao seu lado."

  11. “Nós não queremos o socialismo para o nosso Brasil, nós não podemos admitir o comunismo em nosso meio. Nós não queremos ideologia de gênero para os nosso filhos, nós queremos o respeito à propriedade privada, nós queremos o direito à defesa da própria vida, nós queremos o direito à vida desde a sua concepção, nós não queremos a liberação das drogas em nosso país, mas, para isso, nós devemos trabalhar todos os dias dentro de casa, no trabalho, com os vizinhos e com os amigos”, incentivou Bolsonaro. 

  12. “Nós sabemos o que foi o período de 2019 a 2022 e estamos conhecendo agora como está difícil vencer nesse país com quem nós temos a nos governar nesse momento”, completou.

  13. MALAFAIA ATACA MORAES:O pastor Silas Malafaia, organizador do ato na Avenida Paulista a favor de Jair Bolsonaro, afirmou neste domingo (25/2) que há uma "engenharia do mal" para prender o ex-presidente. No trio elétrico, em São Paulo, o religioso também atacou pessoalmente o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro da Corte Alexandre de Moraes.

  14. Bolsonaro convocou o ato em SP depois de ter sido um dos alvos da operação Tempus Veritatis (hora da verdade, em latim) da Polícia Federal (PF) no último dia 8, quando teve que entregar seu passaporte às autoridades. A PF apura a participação do ex-presidente em uma articulação para dar um golpe de Estado que impediria a realização das eleições de 2022 ou a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  15. Malafaia começou o discurso dizendo que não estava ali para atacar o STF. "Quando você ataca uma instituição, você é contra a República e o Estado Democrático Direito", afirmou. Ao longo da fala, contudo, fez uma série de críticas ao Judiciário. "Vou mostrar a vocês a engenharia do mal para prender Jair Messias Bolsonaro", declarou, em referência às operações da PF autorizadas por Moraes. Ele chamou Bolsonaro de o "maior perseguido político" da história do País.

  16. "O sangue de Clécio está na mão de Alexandre de Moraes e ele vai dar conta a Deus", disse o pastor, em referência a um dos presos pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, que morreu na cadeia. "Como um ministro do STF tem lado? Ele não tem que combater a extrema direita nem a extrema esquerda. Ele é o guardião da Constituição", declarou Malafaia, também em referência a Moraes.