Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EMPRESAS DE VAREJO NA BAHIA VIVEM NOVO MOMENTO COM A ROBÓTICA E A IA

Veja o que fez o Ministério da Tecnologia no Clube do Chorinho em Brasilia
24/02/2024 às 10:52
 1. “Com a explosão da inteligência artificial e avanço da automação e robótica, estamos vivendo um novo momento, com salto de produtividade e empresas do varejo cada vez mais tecnológicas”. A declaração é do especialista em varejo, Alberto Serrentino, durante o evento “Pós NRF 2024”, realizado na quinta-feira (22/02), no auditório do Sebrae Bahia, que realizou o evento juntamente com a FCDL Bahia, CDL Salvador e Fecomércio-BA.

  2. Os convidados foram recepcionados pelos presidentes Pedro Failla (FCDL Bahia), Alberto Nunes (CDL Salvador), Kelsor Fernandes (Fecomércio), e pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury. Por quase duas horas, Serrentino falou sobre o momento do varejo brasileiro, economia, inteligência artificial, lojas físicas, novo comportamento do cliente, PIX e live commerce, entre outros.

  3. Os assuntos foram destaque na maior feira do varejo mundial, o Big Show da NRF, edição de 2024, realizado em Nova Iorque (EUA), em janeiro, reunindo mais de 1.000 expositores e 178 painéis. Aproximadamente 2.500 brasileiros participaram, uma das maiores delegações do evento, que teve público total de 40 mil pessoas.

  4.O tema inteligência artificial foi o mais abordado. Serrentino explicou que com a explosão do setor, a automação e a robótica também avançaram. “Muito do varejo atual é orientado por dados, que são traduzidos por essa inteligência artificial. É importante ter em mente que esse software atua como um copiloto, que empodera profissionais e gestão. O melhor disso tudo é que, por ser uma novidade, existe um cenário fértil para experimentações”, ressalta.

 5. Ele citou que a inteligência artificial é cada dia mais importante em processos do dia a dia do varejo. “Para o segmento de vestuário temos já no mercado uma inteligência artificial que fotografa e fragmenta a imagem da peça de roupa, não só introduzindo no estoque, como organizando a descrição por tamanho, cor, tudo automatizado”.

6. Outro momento de destaque no evento foi a menção ao live commerce, que é uma modalidade de vendas por meio de transmissões ao vivo pela internet. Segundo o especialista, esse formato representa 25% do comércio chinês. Serrentino mostrou que se trata de uma nova jornada do cliente, e que pode ser ainda mais capitalizado no Brasil.

7. "Esse mercado é simplesmente revolucionário. É comum lojistas instalarem estúdios nos estabelecimentos para vendas no TikTok e outras redes sociais. Inclusive, essa tendência revolucionou a área da saúde, pois muitos médicos estão ofertando e realizando consultas nessas plataformas para seguidores ou pacientes que necessitam de atendimento. O sistema já é tão organizado que em muitos casos as entregas dos medicamentos são feitas em 30 minutos”, pontua.

8. Na reta final do evento, o palestrante convidado falou do avanço do Brasil no comércio e varejo, se igualando a outros países ocidentais no que diz respeito à tecnologia e metodologia de trabalho, também tratou do avanço da economia brasileira nesse contexto, lembrando que saiu o primeiro prognóstico positivo desde a chegada da pandemia em 2020, o fenômeno PIX e o conceito de lojas HUB, um novo olhar para os estabelecimentos físicos, mais focados em experiência e serviço.
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9. . Quase R$ 97 mil foram gastos na reunião de balanço das atividades de 2023 do Ministério da Ciência e Tecnologia em dezembro. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a festa foi realizada no Clube do Choro, em Brasília. 

10. O evento ocorreu em 19 de dezembro, e teve ordem de serviço assinada por Rubens Diniz, chefe de gabinete da ministra Luciana Santos (PCdoB), e por Lucielen Barbosa, chefe da assessoria do cerimonial. Ao todo, foram pagos R$ 96.835 pela pasta. 

11. Conforme o contrato com a empresa Soluction Logística e Eventos, estavam previstos o fornecimento de 600 refeições, com valor total de R$ 30 mil.  O cardápio tinha uma opção de carne vermelha e carne branca; um tipo de massa; três guarnições, o documento cita arroz, feijão, legumes e batatas; duas opções de sobremesa (doces, frutas da época, gelatina e sorvetes); e bebidas (dois tipos de suco de fruta, dois tipos de refrigerante, sendo um diet, água e café). Louças, talheres e demais artigos necessários para a montagem também foram exigidos. 

12. Além disso, a ordem também especifica R$ 18 mil para montagem, manutenção e desmontagem de uma tenda, R$ 24 mil para mobiliário, equipamentos tecnológicos e paisagismo no local, e R$ 20 mil para locação do espaço.

13. As cidades portuguesas de Coimbra e Porto receberam, nesta semana, o Roadshow Solférias, o maior do país lusitano, reunindo 18 delegações internacionais. O evento itinerante teve a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que promoveu os atrativos do estado, entre operadores e agentes de viagens, visando estimular a comercialização de pacotes turísticos para destinos baianos.

14. “Porto e Coimbra são polos emissores de turistas representativos, nos quais a Bahia quer conquistar mais negócios da indústria de viagens. Os portugueses têm ligações históricas com o nosso estado, que, além da diversidade de atrações, possui voos diários de Lisboa para Salvador, o que é mais um atrativo diferenciado”, pontuou o diretor de Promoção da Setur-BA, Ped