Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SÁBADO TEM VACINA CONTRA DENGUJE E COVID NA PRAÇA ANA LUCIA, NA PITUBA

A Secretaria da Educação do Estado está empenhada na ajuda a desabrigados pelas chuvas e fez campanha de doação de alimento. Deveria era cuidar da qualidade do ensino.
23/02/2024 às 10:51
  1. A Secretaria Municipal da Saúde  (SMS) de Salvador, em parceria com o Projeto Salvador Boa Praça, estará ofertando vacinação contra dengue e covid-19 neste fim de semana, na Praça Ana Lúcia Magalhães, no bairro da Pituba, das 10h às 16h, do sábado; e das 9h às 16h, no domingo. 

  2. A vacina contra dengue será ofertada para o publico alvo formado por pré-adolescentes de 10 e 11 anos; e contra a covid para adultos e crianças, seguindo as normativas do Ministério da Saúde.
 
  3. “Esta parceria facilita o acesso a todos que não podem comparecer em uma unidade de saúde durante a semana para se imunizar, devido às ocupações da rotina semanal. A população pode aproveitar o passeio com a família, se divertir com as atrações do evento e garantir a sua vacinação no mesmo local.  É um cuidado ampliado em prol da saúde para todos. Vacina salva vidas e nossa função é facilitar este acesso para os soteropolitanos”, destaca a vice-prefeita e secretária da Saúde , Ana Paula Matos.
 
  4. Para receber a dose, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Com relação à vacina contra a dengue, a aplicação será feita somente para residentes em Salvador, na presença dos pais ou responsáveis legais, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes.
                                                                     *****
  5. A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) integra a força-tarefa promovida pelo Governo do Estado para auxiliar os municípios afetados pelas fortes chuvas que vêm sendo registradas em diferentes regiões da Bahia, desde o início do ano. 

  6. Além de colocar a estrutura física das unidades escolares à disposição para abrigar as famílias que precisarem sair de suas casas e a cozinha das escolas para o preparo de refeições para a população, está sendo realizada, desde janeiro, a Campanha SEC Solidária, para a arrecadação de roupas, colchões, produtos de limpeza e higiene, assim como alimentos não perecíveis. Até o momento, já foram recolhidas 2,3 toneladas de alimentos e mais de mil peças de itens diversos, como roupas, lençóis, sapatos, brinquedos e toalhas.

  7. A campanha vem obtendo cada vez mais adesão e os produtos podem ser entregues na SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, como explica a coordenadora operacional do órgão, Neyla Pereira. “Em momentos assim fica mais clara a certeza de como a solidariedade pode fazer a diferença na vida das pessoas.

  8.  São famílias que perderam tudo, suas casas foram invadidas pela água e ficaram cobertas de lama. Neste momento, o acolhimento é importante e nosso apoio se traduz nessas doações recebidas na sede da Secretaria, que enviamos para a sede do Corpo de Bombeiros, na região do Detran, para se somarem à arrecadação do Programa Bahia Sem Fome e serem direcionadas aos municípios afetados pela chuva”, afirmou.

  9. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concedeu nesta terça-feira (20) o habeas corpus em favor de Dodowai, Walakori Atainaene e Lalokwarise Detalikwaene, os três do povo Enawenê-Nawê, para suspender o processo em ação na qual foram notificados via mensagem de WhatsApp e sem presença de intérprete, o que impossibilitou a compreensão do teor da denúncia.

  10.  Ao terem seu direito constitucional à língua negado, os indígenas não tiveram ciência dos termos da acusação que lhes havia sido dirigida, resultando em empecilho à defesa.

  11. Na liminar deferida pelo desembargador federal Marcus Vinicius Reis Bastos, as advogadas indigenistas Dra. Michael Mary Nolan e Dra. Caroline Dias Hilgert solicitaram a suspensão da ação penal até o julgamento do habeas corpus. Já no mérito da ação, o pedido é para que seja reconhecida a nulidade da validação da citação por WhatsApp e sem intérprete dos indígenas. Também que fosse determinada a tradução da denúncia para a língua Enawenê-Nawê, para que aí sim fosse realizada a citação pessoal dos indígenas acusados, com a presença de intérpretes.

  12. Na decisão, o desembargador federal concordou com a liminar do pedido feito pelas advogadas dos indígenas e destacou que “os réus devem ter ciência inequívoca, clara, dos termos da imputação que se lhe dirigiu de sorte a poder exercer sua defesa”. Desta forma, “o desembargador deferiu a liminar já dando sinais de que a citação no criminal é pessoal e com intérprete”, explica Carolina Hilgert, que também é assessora jurídica do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

  13. As Forças Aéreas da Ucrânia afirmaram nesta sexta-feira (23) terem derrubado um radar russo A-50, uma aeronave militar de detecção e controle —que, segundo a Ucrânia, vale US$ 330 milhões (R$ 1,6 bilhão). As Forças Aéreas não especificaram onde a aeronave foi derrubada —se na Ucrânia ou na Rússia.

  14. As forças russas não fizeram nenhum comentário sobre a queda da aeronave, mas autoridades de emergência da região de Krasnodar, em território russo, disseram que um avião caiu na área. Diversos blogueiros que cobrem o universo militar russo confirmaram a derrubada do avião, e parte deles diz que foi "fogo amigo" que derrubou a aeronave --ou seja, foi uma confusão das próprias forças russas.

   15. Na próxima segunda-feira, dia 26, o jurista Edvaldo Brito participará de audiência pública transmitida pelo canal do Senado no YouTube para discutir a redação final do novo Código Civil. O evento contará com a participação do ministro da Suprema Corte da Argentina, Ricardo Lorenzetti, que presidiu a comissão que elaborou o código civil argentino em 2015. 

   16. Em setembro do ano passado, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convidou 31 eminentes juristas de todo o país para debater e propor as mudanças necessárias para acompanhar a evolução do país, pois o código vigente tem mais de 20 anos. 

   17. A sociedade foi chamada para dar sugestões pela internet e participou de audiências públicas em São Paulo, Porto Alegre e na capital baiana, quando dezenas de advogados apresentaram suas propostas. Temas diversos como direito digital, menoridade penal, união estável, alinhamento com novas tecnologias, evolução e responsabilidade na hospedagem, células-tronco, dano moral, crédito, contratos e muitos outros estiveram na pauta.

  18.  Todo o material coletado foi distribuído em oito comissões criadas pelo grupo, que sintetizaram milhares de sugestões. No começo de abril o anteprojeto do novo Código Civil brasileiro será entregue ao presidente Pacheco. 

  19. “Estamos cumprimos os prazos com esmero, uma contribuição que damos ao Brasil. Depois desse debate com o ministro argentino, será a vez do anteprojeto ser apresentado ao presidente da Casa e levado ao plenário do Senado para a apreciação dos legisladores. Isso facilitará profundamente o nosso dia a dia com essa atualização”, comemorou Brito.

  20. Acredite se quiser: depois do temporal da manhã, na Barra, em Salvadorf; à tarde deu praia, com sol no verão louco de Salvador.