Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GM IDENTIFICOU COM PULSEIRAS 17 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MOMO

Foram anotados sete casos de possiveis racismo no Carnaval de Salvador
14/02/2024 às 12:12
 1. A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador identificou mais de 17 mil crianças e adolescentes com pulseiras durante os seis dias do Carnaval 2024, um aumento de 24,7% em comparação ao ano passado. O órgão é pioneiro no serviço de identificação de crianças em grandes eventos, prestando há 10 anos o serviço preventivo.

  2. A ação ocorreu nos três circuitos oficiais da festa, e consiste na entrega de uma pulseira em que constam o nome da criança, do seu responsável e um telefone de contato. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) com o objetivo de garantir mais segurança às famílias.

  3. Moradora do bairro de Castelo Branco, Hildete Santana aproveitou a terça-feira (13), último dia de Carnaval, para curtir a folia no Campo Grande acompanhada dos três netos. “Assim que eu cheguei procurei logo os guardas para colocar as pulseiras neles. É uma ação importante, principalmente porque eles brincam, correm pela rua inteira. Então, com a pulseira, eles acabam ficando um pouco mais seguros”, contou a idosa.

  4. Maria Paula, mãe do pequeno Levi, de 6 anos, também considera o acessório um aliado importante no Carnaval. “A pulseira acaba trazendo um pouco mais de tranquilidade para a gente. Nunca queremos que nada de ruim aconteça, mas se ele vier a se perder, alguém vai me encontrar rapidamente”, disse.

  5. De acordo com o coordenador do Cprev, James Azevedo, a iniciativa de identificar as crianças integra uma das ações municipais de proteção a esse público, que também marca presença nos circuitos da folia. “A gente faz essa identificação para, caso haja algum problema, as patrulhas consigam encontrar rapidamente o responsável”, conta o gestor.

  6. As distribuições foram feitas pelas equipes em pontos estratégicos da cidade que facilitavam o acesso aos circuitos do Carnaval como a Estação da Lapa, Barra, Avenida Contorno, Avenida Sete, Terreiro de Jesus, bem como no Elevador Lacerda.

  7. Sete casos de racismo foram registrados durante o carnaval de Salvador. Um deles ocorreu no Circuito Dodô, na segunda-feira (12), e resultou na prisão em flagrante de uma mulher acusada de ter chamado outra de “macaca”.

  8. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) instalou quatro postos de atendimento às vítimas de racismo nos circuitos da folia, no Circuito Osmar (Campo Grande) e no Circuito Dodô (Barra-Ondina), no Plantão Integrado, localizado na sede do Procon na Avenida Carlos Gomes, e na unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela (CRNM), na Praça Municipal, no Centro Histórico. 

  9. Alem de registrar os casos, o serviço ofereceu acolhimento e orientações essenciais aos foliões que tenham sido afetados por crimes dessa natureza. Em todos esses locais, profissionais das áreas de serviço social, direito e psicologia estiveram à disposição para receber e encaminhar denúncias de violações raciais, além fornecer informações e assistência às vítimas de discriminação racial.

  10. Campanha - Durante o carnaval, foi realizado também um trabalho educativo. Agentes de mobilização percorreram os circuitos tradicionais e o festejos dos bairros, entregando ventarolas e adesivos da campanha Aqui o Racismo Pula Fora, além de indicar os postos onde era possível obter orientação jurídica e acolhimento psicossocial em casos de racismo e intolerância religiosa.]

  11. livro “Um defeito de cor”, da autora Ana Maria Gonçalves, esgotou no estoque da Estante Virtual - maior marketplace de livros do Brasil - após o desfile da escola de samba carioca Portela. 

  12. As vendas cresceram 3.300% desde a segunda-feira (12), data em que a escola do bairro de Madureira passou pela Marquês de Sapucaí com o enredo inspirado na obra, lançada em 2006. Nesta quarta-feira (14), os últimos exemplares disponíveis foram vendidos no site.

  13. O livro conta a história de Kehinde, uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.

  14.  A história inspirou o desfile da Portela neste Carnaval, que contou com a participação de figuras importantes na luta contra o racismo, entre elas o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.

  15. A Estante Virtual é o maior portal de venda de livros no Brasil. Criado há 18 anos, o marketplace faz parte do grupo Magalu desde 2020. No site, há mais de 2,5 mil vendedores de todas as regiões do país, desde sebos e livrarias independentes até distribuidoras e grandes editoras do mercado literário. Ao acessar o portal, os leitores encontram um acervo de mais de 19 milhões de livros para todos os gostos, como técnicos, didáticos, infantojuvenis, ficção, não ficção, entre outros.

  16. O Arrastão da quarta-feira de cinzas em Salvador cresceu tanto que superou a segunda do Harmonia do Samva.

  17. Na tarde desta quarta-feira (14), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o município de Manoel Vitorino, região do semiárido baiano, para integrar uma caravana de apoio aos municípios afetados pela estiagem na região. 

   18. Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), Osni Cardoso, e pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, e demais autoridades, Jerônimo entregou 1.250 sacas de milho, além de oito tanques-pipa e uma passagem molhada. 

  19. Por meio da CAR, que é vinculada à SDR, foram realizadas diversas iniciativas que visam mitigar as dificuldades enfrentadas pelas famílias rurais. O governador pontua que mesmo durante o Carnaval, manteve as ações e visitas aos municípios em situação de emergência, tanto em decorrência das fortes chuvas, quanto pela estiagem. 

   20. "Visitei municípios castigados pelas chuvas, fizemos anúncios em relação a esses municípios, e hoje aqui já é uma segunda agenda de entregas em municípios castigados pelas estiagens. Mesmo tendo chovido, não deu tempo para a produção das mangas, dos pastos para rebrotar a alimentação animal", explicou Jerônimo.