Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NEM NO CARNAVAL A BANDIDAGEM DÁ UMA TRÉGUA: GRUPO DE SAMBA É ASSALTADO

A Operação Segurança no Carnaval é muito complexa e envolve milhares de policiais
11/02/2024 às 12:06

1.Criminosos assaltaram integrantes do Grupo Revelação pouco depois de os músicos tocarem em bloco no carnaval de Salvador, na Bahia. O roubo ocorreu por volta de 5h da manhã deste domingo (11). De acordo com a assessoria de imprensa do grupo de pagode, Mauro Jr. e Rogerinho foram abordados depois da apresentação na capital baiana e perderam "todos os seus pertences". A Polícia Civil do estado investiga o caso.

2. Durante a ação dos criminosos, Rogerinho chegou a ser esfaqueado ao tentar se defender os bandidos, de acordo com a assessoria. O músico foi levado para um hospital da região e precisou levar seis pontos numa das mãos. Ele também teve ferimentos considerados "superficiais" nas costas.

3. "Rogerinho passa bem apesar do susto e já está se recuperando em casa", afirmou a assessoria, em nota enviada ao GLOBO. A agenda dos artistas não será afetada.

4. Segundo a Secom Gov, a operação Folia e Paz da Polícia Militar da Bahia (PMBA) segue no entorno dos circuitos, nas estações de transbordo e principais corredores de tráfego. O objetivo é reforçar o radiopatrulhamento nesses locais para prevenir atos de vandalismo, depredações, roubo a ônibus, porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes, entre outros tipos de delito durante a folia momesca.

5. A operação, de acordo com o major Valnei, garante a segurança e o conforto dos foliões que estão indo pra Avenida e, também, para quem está retornando aos seus lares: “foi apreendida uma arma de fogo, resgatados dez veículos roubados, realizadas seis prisões em flagrantes e 20 conduções a delegacias. Cumprimos, também, três mandados de prisão de pessoas pegas em câmeras de monitoramento. Até o momento, cinco mil pessoas foram abordadas”.

6. Na operação, ao todo, são 180 policiais por turno de serviço. Há o suporte de 50 guarnições de quatro rodas e 20 motos.

7. Durante os seis dias de Carnaval, estão sendo realizadas três operações: Postos de Abordagem, Folia e Paz e Operação Abadá.

 8. Os Portais de Abordagem estão montados com 14 Comandos de Zonas de Abordagem nos circuitos. Dos 42 postos, sete estão no Batatinha, 22 no Osmar e 13 no Dodô.

9. Além do trabalho realizado pela PM de apreensão de objetos ilegais, apreensão de objetos perfurocortantes e perfurocontundentes, as estruturas contam com a tecnologia de captura por reconhecimento facial. Como novidade no Carnaval deste ano, há, ainda, a contagem da quantidade de pessoas que acessam os circuitos.
                                                                                  ****
 10. O vocalista da banda Psirico, Márcio Victor, criticou Baby do Brasil neste domindo (11), após uma polêmica entre a cantora e Ivete Sangalo nesta madrugada. Durante o desfile no circuito Osmar, também neste domingo, Márcio disse:

11. "Quem acredita em Deus levanta a mão. Manda Baby do Brasil tomar o remédio. Baby do Brasil precisa tomar o remédio! O apocalipse não vai chegar aqui não, Deus abençoou o povo".

12. As blitze de alcoolemia realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) durante o Carnaval 2024 abordaram 1.648 condutores desde o primeiro dia de folia, quinta-feira (8), até a madrugada deste domingo (11). O número mostra um crescimento na fiscalização para alcoolemia de 26% em relação ao ano anterior. Foram emitidas 152 notificações, um aumento de 20% em relação a 2023.

13. De acordo com Decio Martins, superintendente da Transalvador, “a operação é permanente e seguirá até o fim da folia”. Em 2023, foram realizadas 1.258 abordagens com emissão de 121 autos referentes à alcoolemia, também entre quinta-feira e madrugada de domingo de Carnaval.

14. Em paralelo, a Transalvador preparou uma operação especial para coibir a ingestão de álcool por condutores profissionais. Até o fim da ação de sábado (10), foram abordados 1.958 profissionais e não houve resultado positivo para alcoolemia.

15. As blitzes de alcoolemia são direcionadas a motoristas de ônibus, taxistas, mototaxistas, motoristas de transporte por aplicativo e condutores de veículos oficiais da Prefeitura de Salvador, inclusive Samu, Guarda Civil Municipal e a própria Transalvador.

16. Em associação às blitze, a Transalvador realiza também uma campanha educativa para conscientizar os condutores sobre os riscos de beber e dirigir. A operação é itinerante, tendo passado pelas estações da Lapa, Pirajá e Águas Claras, além de Rodoviária e Aeroporto. Na sede da Secretaria Municipal de Gestão, a Transalvador submete todos os condutores vinculados à Prefeitura, diariamente, ao teste do etilômetro.

17. Balanço do sábado (10) – Os portais eletrônicos de acesso às zonas de restrição no entorno do Carnaval registraram a passagem de 38.323 veículos, sendo 966 autuados por acesso irregular. Foram realizadas, no sábado (10), 3.112 autuações por infrações diversas, emitidas por agentes de trânsito e por meios eletrônicos. No total, 60 veículos foram removidos e 2.089 veículos estacionaram em vagas de Zona Azul e estacionamentos públicos.
anexos