Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRIMEIRO EMPREGO ESTATAL: SAEB CONVOCA 1.283 JOVENS EM DOIS MESES

Vereadores de Itabuna vão receber jetons pela convocação extra no mês de janeiro. É o Brasil do amor.
19/01/2024 às 12:33
    1. 'Nos últimos dois meses, o governo estadual convocou 1283 egressos dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional para se tornarem beneficiários do Projeto Primeiro Emprego (PPE). Deste total, 646 pessoas já foram contratadas e estão tendo pela primeira vez a oportunidade de trabalhar com carteira assinada em sua área de formação, atuando em unidades do Poder Executivo Estadual instaladas em Salvador e outros 41 municípios das mais diversas regiões do Estado, a exemplo de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié e Ilhéus.

   2. As contratações – realizadas por meio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e Fundação Estatal de Saúde da Família (FESFSUS) - marcam uma nova etapa do projeto de inclusão no mundo do trabalho em sua vertente voltada para a oferta de ocupação formal no espaço público. Até fevereiro de 2024, a expectativa é de que a iniciativa viabilize a contratação de 2 mil pessoas, com uma média de 500 novos beneficiados por mês.

   3. “É uma turma que chega ao Estado com muita vontade de aproveitar a oportunidade de experiência profissional, e está sendo recebida com grande expectativa pelos órgãos demandantes, graças à experiência exitosa obtida com a iniciativa ao longo dos anos”, avalia Marta Mascarenhas, responsável pelo PPE na Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

   4. No total, 39 órgãos estaduais estão sendo contemplados com beneficiários formados em 25 diferentes cursos profissionalizantes. As Secretarias de Saúde (Sesab) e Educação (SEC) são aquelas com maior contingente: respectivamente, 259 e 176 novos contratados. Só na Sesab, técnicos de 10 especialidades – a exemplo de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Análises Clínicas, Administração e Informática - foram incorporados a centros de referência, maternidades, laboratórios e hospitais, entre outros espaços.

  5. Lançado em 2016, o Projeto Primeiro Emprego (PPE) já beneficiou mais de 17 mil jovens. A convocação atual integra a modalidade de ocupação formal no espaço público. Para participar, é preciso não só ter concluído o curso de nível médio técnico na rede estadual como ter realizado estágio na área da sua formação. Após a convocação, é verificada a experiência profissional, ficando de fora apenas ex-alunos que tenham atuado profissionalmente na área do curso, com carteira assinada e por mais de doze meses.
                                                                                *****
 6. De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o Carnaval deste ano vai provocar aumento de até 10% no aluguel diário de veículos na comparação com o mesmo período do ano passado. Historicamente, dos chamados “foliões” até aqueles que só querem descansar, esse feriadão é um dos mais aguardados pelos interessados em viajar – seja para dar aquela fugidinha ou, ao contrário, ir rumo ao agito.

  7. No caso do aluguel de carros, conforme a ABLA, os estados do Nordeste, principalmente a Bahia, Pernambuco, Ceará e o Rio Grande do Norte, deverão ser aqueles que mais irão impulsionar o crescimento da locação de veículos no Carnaval deste ano. No Sudeste, as projeções de aumentos mais significativos de demandas são para São Paulo e Minas Gerais e, no Sul, para Santa Catarina.

  8. A principal orientação aos interessados em alugar um carro é procurar as locadoras com a maior antecedência possível. “Trata-se de reduzir o risco de não encontrar o veículo desejado ou mesmo de não ter mais carro disponível para alugar a quem deixar a reserva para a última hora”, diz o vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior. 

  9. Cumprindo agenda em Feira de Santana, nesta segunda-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues faz entrega e autorizações nas áreas de saúde, infraestrutura e segurança pública. Às 8h, na CIPE Leste, Jerônimo sanciona a Lei de Reestruturação Organizacional da Polícia Militar para nomear os comandantes e criar as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE Leste) e de Mediação de Conflitos Agrários e Urbanos (CIMCAU/Salvador), além do Esquadrão de Motociclistas - ESQDMCL/Camaçari.

  10. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os proprietários de veículos licenciados na Bahia para que fiquem atentos a tentativas de fraude, na hora de pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. Os canais oficiais e seguros para informações e quitação do imposto são o site www.sefaz.ba.gov.br e a plataforma www.ba.gov.br. Já o pagamento diretamente na rede bancária só deve ser realizado no Banco do Brasil, no Bradesco ou no Bancoob.

  11. De acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, alguns estados estão se deparando com tentativas de fraudes ao contribuinte. “A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, por exemplo, detectou a existência de ao menos três sites fraudulentos que tentam induzir o contribuinte ao erro, em uma tentativa de direcionar o pagamento a terceiros. Evitar estas tentativas de fraude é simples, basta acessar apenas os canais oficiais”.

  12. Para mais informações, o contribuinte pode entrar em contato com os canais de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, pelo 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo), pelo 71 3319-2501 (ligações de celular ou de telefone fixo), pelo e-mail faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou pelo Balcão Virtual (atendimento via videoconferência por meio do site da Sefaz-Ba).

  18. Definidos grupos e confrontos da fase de grupos do Nordestão/2024, em sorteio realizado na quinta-feira passada em Teresina, Piauí. São 16 equipes na competição. Bahia, Juazeirense e Vitória, os times baianos.

   19. O Bahia e o Juazeirense estão no Grupo B - ao lado de Fortaleza, Náutico, ABC, Altos-PI, Treze-PB e Itabaiana-SE. O Vitória  ficou no Grupo A, com o Ceará, Sport, CRB, Botafogo-PB, América-RN, River-PI e Maranhão. Na fase de grupos, confrontos entre as equipes da Chave A x Chave B.

  20. Os quatro melhores de cada grupo avançam para um ‘mata-mata’ nas quartas e semifinais, em jogo único. A decisão terá partidas de ida e volta, definindo o campeão da Copa do Nordeste/2024. A fase de grupos do Nordestão, a ‘Lampions League’, começa em 4 de fevereiro. O Ceará é o atual campeão da competição, venceu o Sport na final/2023. A tabela detalhada, com data, hora e local dos jogos ainda será divulgada pela CBF. 

   21. O presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila (PSD), convoca os pares para o período extraordinário de sessões e reuniões a partir da próxima terça-feira (23), às 10 horas. Os edis apreciarão uma série de projetos do Executivo. Um deles é a instituição do Programa de Desligamento Voluntário de servidores do município de Itabuna.

   22. Também será criado o Programa Esporte e Juventude em Movimento, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Para fomento à manifestação da cultura popular tradicional, deverá ser proposta premiação por reconhecimento de trajetória cultural dos blocos carnavalescos que compõem a Lavagem do Beco do Fuxico, em Itabuna.

  23. Outro projeto é para instituição de bolsa formação para candidatos a cargos públicos com formação obrigatória definidos em lei.

  24. Neste período os vereadores não deveriam receb er salários.

  25. A Prefeitura de Lauro de Freitas lamenta profundamente o ocorrido e esclarece que compete ao município, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), a distribuição das unidades através de cadastros feitos na própria secretaria, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC).

  26. No que tange a parte estrutural dos empreendimentos, a SEDUR explica que o órgão não se responsabiliza pelo aspecto construtivo. A pasta acompanha a vistoria em conjunto com os órgãos envolvidos no ato da liberação das unidades. Compete à SEDUR a avaliação da adequação do que foi construído, se a empresa responsável está respeitando o alvará de funcionamento.

  27. Em relação à segurança das unidades, compete ao Corpo de Bombeiros fazer as sinalizações necessárias como a localização de hidrantes, extintores e direcionamentos de emergências, medida que é autorizada mediante a produção do documento de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).