Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ROSALVO É O PREFERIDO DE MOEMA PÁRA DISPUTAR ELEIÇÃO PELO PT EM LAURO

A reunião do Diretório do Partido dos Trabalhadores da Bahia será realizada no dia 20 de janeiro na cidade de Vitória da Conquista, no Spaço Roma Eventos
17/01/2024 às 12:18
  1. A prefeita Moema Gramacho (PT) mostrou uma carta na manga na sucessão para o pleito de outubro em Lauro de Freitas. Ontem (16), durante inauguração do posto de atendimento na Estação Pituaçu, ela deu informações sobre o processo de afunilamento para a escolha de um nome do seu grupo para as eleições majoritárias. Vários nomes despontavam no processo. 

  2. Mas o cenário mudou e ontem ela destacou quatro correligionários. Um dos que despontam, de acordo com a chefe do Executivo Municipal de Lauro de Freitas, é o de Antônio Rosalvo, secretário da SEDUR.

  3. Recentemente, Moema Gramacho definiu Antônio Rosalvo como “realizador de sonhos”. E sob seu comando foi viabilizado o Terminal Rodoviário João Expresso de Portão. A pasta, onde ele exerce a chefia desde 2021, tem como objetivo facilitar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda na cidade. A SEDUR também já entregou 200 escrituras no município. E está prevista a entrega de mais escrituras em janeiro.

  4. Filiado ao PT no segundo semestre de 2023, Antônio Rosalvo tem uma relação política e de amizade de duas décadas com Moema Gramacho. E é bem relacionado com os setores da esquerda local, de orientação política de centro, e com o empresariado.  

  5. Ele teve três mandatos como vereador na cidade e também foi três vezes presidente da Casa. E é autor da lei municipal que reserva 20% dos cargos públicos para pessoas negras. 

  6. Ainda sobre o PT na Bahia, a reunião do Diretório do Partido dos Trabalhadores da Bahia será realizada no dia 20 de janeiro na cidade de Vitória da Conquista, no Spaço Roma Eventos, Avenida B, número 6, Chácara Tereza, Boa Vista, às 09 horas, para alinhar as estratégias das eleições de 2024 nos municípios baianos. 

  7. Com a presença do governador Jerônimo, do ministro da Casa Civil, Rui Costa e do senador Jaques Wagner, o PT vai reunir prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, candidatos a prefeitos e prefeitas, parlamentares para organizar o PT para as eleições municipais de 2024.

   8. Éden contou ainda que será o momento de oficializar a filiação de novos prefeitos ao PT, para fortalecer o modo petista de governar nos municípios. "Nossa intenção é aumentar o número de gestores e também de vereadores e vereadoras em toda a Bahia, levando o projeto de desenvolvimento e inclusão social do governador Jerônimo e do presidente Lula para o maior número de cidades, para que a Bahia siga no caminho do desenvolvimento, cuidando do nosso povo e das nossas cidades”, afirmou.  

   9. O PT tem se empenhando na mobilização para a reunião do Diretório, convidando lideranças políticas, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e a militância. "Vamos fazer dessa primeira reunião do Diretório de 2924 um momento de diálogo, de discussão de estratégia, mas também uma ocasião festiva para começar 2024 com toda força e muita empolgação para sairmos vitoriosos no maior número de municípios no pleito deste ano", ressaltou o secretário-geral do PT Bahia, Marcelo Aguiar.
                                                                                 *****
  10. O Assaí Atacadista estará ainda mais próximo do dia a dia dos(as) baianos(as) em 2024, por meio de uma das maiores paixões nacionais: o futebol. Com forte tradição de apoio e valorização a eventos esportivos de todo o país, o Assaí passa a ser o Atacadista Oficial do Campeonato Baiano, reafirmando seu compromisso de incentivo ao esporte no Estado. O acordo é válido até o fim da temporada de 2024 e inclui a apresentação da marca em diversas propriedades do campeonato. 

   11. A Bahia é o 3º Estado com maior quantidade de lojas do Assaí em todo o País, se consagrando como um dos principais mercados para a rede. Com a chegada do Assaí Paralela, inaugurado em novembro de 2023, a Companhia chega a 24 lojas na Bahia, tornando-se uma das marcas favoritas dos(as) baianos(as). 
O novo defensor público-geral federal (DPGF), Leonardo Cardoso de Magalhães, assinou o termo de posse nesta quarta-feira (17). A assinatura foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

  12. Ele assume formalmente a chefia da Defensoria Pública da União (DPU) para um mandato de dois anos. “A DPU e a Presidência da República estão unidas para reduzir as desigualdades sociais e promover a dignidade humana, por meio de ações efetivas que cheguem na ponta”, declarou o novo DPGF.

   13. Magalhães foi nomeado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de listra tríplice eleita entre os defensores públicos federais. A nomeação também foi aprovada pelo Senado Federal em dezembro de 2023.

  14. Além de ser a autoridade máxima, é o defensor-geral quem representa judicial e extrajudicialmente a DPU e cuida do cumprimento de suas finalidades institucionais. O defensor público-geral federal orienta a atuação do órgão, coordena os projetos da DPU de atendimento jurídico gratuito para as pessoas que não têm condições de pagar um advogado. 

  15. Ele verifica os problemas que necessitam de articulação política, preside o Conselho Superior da Defensoria Pública da União (CSDPU) e também pode participar de arguição oral perante o Supremo Tribunal Federal. (STF).

  16. o Parque Shopping Bahia montou um ponto de arrecadação da campanha "Volta às Aulas Solidário", no piso L1, em frente à loja Kalunga. A ação do shopping acontece até o dia 26/01. Podem ser doados cadernos, mochilas, estojos, lápis, canetas, borrachas, papel sulfite e giz de cera. As doações serão encaminhadas ao Projeto Crescer, em Lauro de Freitas.

  17. O Projeto Crescer é uma instituição sem fins lucrativos que visa educar e desenvolver socialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, moradoras da comunidade Lagoa dos Patos, em Lauro de Freitas – BA. 

  18. Além da campanha solidária, a volta às aulas também conta com descontos em diversos produtos, das mais variadas lojas do shopping. O aplicativo do Parque Shopping Bahia tem descontos em produtos selecionados para quem quer economizar neste começo de ano. 

  19. Mais de 1.9 milhões de passageiros circularam pelo aeroporto de Salvador no quarto trimestre de 2023, o que representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período em 2022. No comparativo com 2019, ano que antecedeu a pandemia de coronavírus, o tráfego de passageiros no aeroporto de Salvador recuperou 93%, considerando a retomada da economia, de acordo com dados do relatório global de tráfego da VINCI Airports. 

   20. O Aeroporto de Salvador teve 14.657 pousos e decolagens entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2023. No acumulado do ano de 2023, o aeroporto teve um percentual de crescimento de 11%, com 7.3 milhões de passageiros. 

   21. Considerando os oito aeroportos administrados pela VINCI Airports no Brasil, o crescimento do número de passageiros no último trimestre de 2023 foi de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado do ano, houve incremento de 3,8%.

   22. Mais de 267 milhões de passageiros viajaram pelos aeroportos operados pela VINCI Airports em 2023, representando um aumento de 26% em relação a 2022. Depois de desfrutar de crescimento contínuo ao longo do ano, os níveis de tráfego encerraram o quarto trimestre acima dos níveis de 2019 com um aumento de 0,6% (e um aumento de 17% em relação a 2022). 

   23. Números recordes anuais de passageiros foram alcançados em diversos aeroportos importantes da rede em 2023: Lisboa atendeu a mais de 33 milhões de passageiros, Porto 15 milhões, Monterrey 13 milhões, Belgrado 7 milhões e Santo Domingo 5 milhões. Representando o desempenho sólido neste trimestre, o tráfego em dois outros aeroportos-chave (Santiago e Belfast International) ultrapassou os níveis pré-pandêmicos desde outubro. 

   24. No Chile, a demanda foi forte, especialmente para destinos internacionais em toda a América, impulsionada por novas rotas e voos adicionais de várias companhias aéreas, incluindo LATAM, Jetsmart e SKY Airline – tendo a última uma rota que liga Santiago à Salvador. Resultado global