Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA VEM A SALVADOR LANÇAR O PARQUE TECNOLÓGICO AEROESPACIAL DA BAHIA

Lula em Salvador é sempre um acontecimento politico relevante
16/01/2024 às 12:17
1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na próxima quinta-feira, 18, em Salvador, para a primeira série de viagens do ano. A visita é parte de um ambicioso giro que deve percorrer as 27 unidades da Federação até julho. Pela manhã, o presidente participará da assinatura do acordo de parceria firmado pelo governo federal — por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica — com o governo da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec). 

  2. Deverão estar presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil) — um dos principais articuladores das viagens, José Múcio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O documento formalizará a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, que será que será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, a pesquisas avançadas e à inovação no campo aeroespacial e que tem como objetivo alavancar o desenvolvimento industrial na região. 
 
  3. Prévia: Nesta quarta-feira ( 17), às 14h, o superintendente de Novos Negócios do SENAI CIMATEC, André Oliveira; os secretários estaduais Afonso Florence, da Casa Civil, e André Joazeiro, de Ciência, Tecnologia e Inovação; e o representante da Força Aérea Brasileira, coronel aviador Vinícius Guimarães Nogueira, concedem coletiva de imprensa sobre a parceria firmada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o SENAI CIMATEC, para formalizar a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia.

  4. O evento será realizado no prédio 2, 2º andar, auditório 2, do campus sede do SENAI CIMATEC, na Av. Orlando Gomes, n. 1845, Piatã. Não será necessário credenciamento prévio.
                                                                                          ****
  5. A Prefeitura de Salvador entrega nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, a requalificação da Rua Afonso Celso, uma das principais vias de acesso à orla da Barra e a pontos turísticos da capital baiana, como o Farol da Barra. A intervenção, que será entregue pelo prefeito Bruno Reis, inclui melhorias na pavimentação e instalação de mobiliários urbanos para priorizar o deslocamento de pedestres e ampliar a acessibilidade. O ato será realizado no Farol da Barra, em frente à entrada da Rua Afonso Celso.

  6. O SAC Móvel realiza atendimento no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado), Ouvidoria Geral do Estado (OGE), e divulgação de ações, apoio, orientação e informações de diversos órgãos que prestam serviços a mulheres pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).  

   7. A carreta está no Mercado de Paripe, situado na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), e o atendimento é de 7h30 às 17h, por ordem de chegada, até a próxima sexta-feira (19). Todos os serviços são gratuitos, exceto a 2ª e demais vias do RG, que tem uma taxa de R$ 48,35. Vale ressaltar que para tirar a carteira de identidade é necessário apresentar certidão de nascimento (ou de estado civil) original e o número do CPF. A 1ª via do documento é gratuita.  

  8. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

   9. BAHIA DECADENTE: Em novembro, o volume de serviços na Bahia, na comparação com outubro, retraiu 0,6%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na comparação com novembro de 2022, o setor cresceu 6,0%. 

  10. Na comparação mensal, a Bahia não acompanhou o comportamento da média nacional (0,4%) e perdeu parte da expansão de 1,5% registrada no mês de outubro. Entre os onze resultados apresentados no ano de 2023, essa é a quinta queda registrada para esse tipo de comparação. 

  11. Na comparação com novembro de 2022, o crescimento de 6,0% foi puxado por todas as cinco atividades pesquisadas, com destaque para Serviços profissionais, administrativos e complementares (17,1%), que contabilizou a variação mais expressiva, Serviços de informação e comunicação (6,3%), Serviços prestados às famílias(3,6%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,9%) e Outros serviços (1,5%). Nessa análise, cabe destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (-0,3%).  

  12. Na comparação com o acumulado dos onze primeiros meses do ano de 2022, o setor expandiu 6,9%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (12,8%), seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,9%), Serviços prestados às famílias(8,2%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,2%) e Outros serviços (2,0%). Nessa análise cabe também destacar que o resultado da Bahia é superior à média nacional (2,7%). 

  13. Já no acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período anterior, o setor ampliou 6,7%, e todas as cinco atividades cresceram, com destaque para Serviços de informação e comunicação (11,3%), Serviços prestados às famílias (7,5%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%), Outros serviços (5,6%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,0%). Mais uma vez o resultado da Bahia é superior à média nacional (3,0%).