Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA DE LAURO TEM CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO AMPLA EM CAPELÃO

Vacinação intensa em Capelão, Lauro de Freita
08/01/2024 às 18:40
1. Nesta segunda-feira (8), o bairro do Capelão recebeu a campanha de multivacinação com a presença do carro do Zé Gotinha. A ação, que realiza uma busca ativa com o objetivo de realizar a atualização das carteiras de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos, segue até a próxima sexta-feira (12), percorrendo a cidade.

2. A dona de casa Maria Cristina, 40 anos, viu a equipe no local e prontamente foi verificar se seu filho precisava fazer a atualização “Eu vi o carro e a equipe chegando e aproveitei para verificar se meu filho Davi, de 3 anos, precisava tomar alguma vacina, mas estou tranquila, a caderneta dele já está atualizada”. 

3. Já a dona de casa Sandra dos Santos, moradora do Capelão há mais de 10 anos, levou seus 3 filhos para serem vacinados. “Isadora, Pedro Henrique, Mateus Lucas vão tomar vacina de gripe, vou aproveitar essa oportunidade.”

4. A Campanha de Multivacinação reforça a importância de tomar as vacinas que já fazem parte do calendário nacional e estão disponíveis na rotina das salas de vacinação do município, como explica a enfermeira Núbia Santiago. “Muitas dessas famílias acreditam que essas vacinas, só são aplicadas em campanhas, porém em nossos postos elas estão disponíveis durante todo ano e nós além da busca ativa, realizamos essa conscientização”.

5. O itinerário elaborado prevê a passagem do veículo nesta terça-feira (9), na USF Cidade Nova, na quarta-feira (10), o carro estará na USF Caji/ Vida Nova. Já na quinta-feira (11), será a vez da USF Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca. No último dia, sexta-feira (12), a USF Padre João Abel, no Jambeiro, receberá a ação.

6. Tradicionalmente o ano novo é marcado por promessas, que implica se comprometer com boas práticas. O desejo de uma vida mais saudável faz parte dessas resoluções, com isso o início do ano se destaca como uma data importante para fazer exames de check-up, garantindo que a saúde esteja em dia.  
 
7. Segundo a FIDI - Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, responsável por realizar quase 12% de todos os exames de imagem feitos pelo SUS anualmente, quando olhamos para o público 50+, as mulheres, se comparadas com os homens da mesma faixa etária, se submetem muito mais aos exames de imagem.  

8. Os dados são de exames realizados exclusivamente pela Fundação, responsável pela realização de aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea. 

9. Do total de exames de imagem realizados ao longo de 2022, quando olhamos para o recorte de idade e gênero, as mulheres representam 65,9%. Segundo a FIDI, dentre as causas da representatividade desse público está o fator cultural. 

10. “As mulheres se cuidam mais do que os homens, com idas rotineiras a médicos especialistas como ginecologista. Além disso, campanhas de mamografia e densitometria nessa faixa etária, 40 / 50, começaram há anos, e foram muito bem-sucedidas.” explica doutor Harley de Nicola, médico radiologista intervencionista e Superintendente Médico da FIDI.  

11. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, em julho de 2022, utilizando dados do Ministério da Saúde, até então tinham sido mais de 1,2 milhão de atendimentos femininos por ginecologistas e 200 mil atendimentos de homens por urologistas.   

12. Dos exames feitos no ano passado no público 50+ pela FIDI, os três mais realizados foram mamografia de rastreamento (+500 mil); TC do Crânio (+470 mil); e TC Tórax (+420 mil).  

13. Ainda segundo dados coletados pela Fundação, do total de pessoas atendidas, o público 50+ representou, em 2022, 55,6% dos exames feitos, se comparado com público com menor idade. 

14. Um ato em defesa da democracia e contra o golpe realizado no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, marcou esta segunda-feira, 8 de janeiro, data em que completa um ano dos ataques antidemocráticos e danos a prédios públicos em Brasília, capital federal. 

15; O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento ao lado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Veloso, do vice-governador Geraldo Júnior e do presidente da Alba, Adolfo Menezes. 

16. Também participaram representantes de movimentos sociais, centrais sindicais, parlamentares, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de integrantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

17. O Governo Federal lançou nesta terça-feira (19), o aplicativo “Celular Seguro”. Ele permite que as pessoas denunciem perda, roubo ou furto do aparelho por meio do Gov܂br. A partir daí, o sistema avisa simultaneamente desde as instituições financeiras, Anatel, operadoras de telefonia e serviços online para que realizem o bloqueio do aparelho. 

  18. O Sicoob, instituição financeira cooperativa, foi um dos primeiros players a realizar a integração ponta a ponta com o “Celular Seguro”. Com a colaboração do Sicoob, a partir de agora a população tem mais um serviço para bloquear o acesso de criminosos às contas bancárias, prevenindo movimentação financeira suspeita em seus aplicativos. 

 19. “Nossa participação no projeto foi muito sólida, porque fomos o piloto nessa ação do Governo Federal, que visa combater fraudes a partir do roubo e furto de smartphones. Isso está totalmente alinhado ao nosso objetivo de garantir segurança e inovação para todos os nossos cooperados”, afirma Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia do Sicoob. 

 20. Para usar o serviço, o cidadão precisa realizar seu cadastro a partir do login no portal Gov܂br e registrar os dados do aparelho, além de cadastrar uma pessoa de confiança, que poderá registrar ocorrência. 

 21. No momento da perda, roubo ou furto do dispositivo, com os dados do aparelho previamente cadastrado, a vítima ou a pessoa de confiança cadastrada poderão realizar o registro da ocorrência. 

  22. Após o registro de ocorrência, o Ministério da Justiça notificará as Instituições Financeiras conveniadas, solicitando ações preventivas de bloqueio de contas/dispositivos associados ao CPF da vítima. No caso do Sicoob, após o recebimento da notificação pelo MJSP o procedimento será iniciado de imediato, garantindo ainda mais segurança aos cooperados, comenta Vilaça. 

  23. A partir de 20 de dezembro, o aplicativo "Celular Seguro", desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, estará disponível nas lojas oficiais (Apple e Google). 

  24. O Sicoob espera que a adesão à solução “Celular Seguro” reduza as ocorrências de fraudes envolvendo roubo/furto de celulares e ofereça ainda mais segurança aos cooperados.