Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA EXPORTA 12 T DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA PORTUGAL

Assembleia promove ato em defesa da democracia, dia 8 de janeiro
06/01/2024 às 18:31

1. Nesta sexta-feira (5), um contêiner com 12 toneladas de produtos da agricultura familiar da Bahia embarcaram do Porto de Salvador com destino à Lisboa, em Portugal. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Family Farming Brazil e a Unicafes, que representa cooperativas de pequenos produtores, e o Governo estadual, de forma inédita. 

2. Além do estímulo à economia, a exportação representa um impulso vital para a transformação econômica e social dos agricultores rurais do interior, indicando um caminho promissor para o desenvolvimento sustentável. Os itens exportados, como chocolates, geleias, cervejas artesanais, frutas desidratadas, produtos à base de mandioca, castanhas, entre outros, destacam a riqueza e a variedade da produção agrícola familiar baiana.

3. Uniram esforços nesse projeto de exportação a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Cooperativa Agropecuária do Baixo Sul da Bahia (Coopgeaf), Cooperativa Agrícola da Bahia (Coab) e Cooperativa Cacau Mata Atlântica da Bahia (Coopermata). 

4. Para Ângelo Almeida, secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), os reflexos ultrapassam as fronteiras econômicas, tornando-se uma oportunidade única para o reconhecimento internacional da qualidade e autenticidade dos produtos originados da agricultura familiar baiana.

5.  “A diversidade do carregamento ressalta não apenas a riqueza da produção local, mas também a capacidade de inovação e a aderência às práticas sustentáveis que caracterizam esses produtores”.

6. A Federação Unicafes/Bahia desempenha um papel crucial ao representar essas cooperativas baianas, consolidando o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar. Paralelamente, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem desempenhado um papel estratégico ao apoiar as cooperativas com investimentos em infraestrutura, tecnologia, assistência técnica, capacitação e apoio à gestão.

7. Rodolfo Moreno, diretor de exportação da Unicafes, destaca que a iniciativa não só oferece oportunidades econômicas e comerciais para os pequenos produtores envolvidos, mas desempenha um papel crucial na construção de uma narrativa positiva sobre a Bahia. 

8. “Ao posicionar-se como referência na produção sustentável e inclusiva, o estado destaca-se no cenário nacional e internacional, promovendo uma imagem que vai além da produção em si, abraçando valores fundamentais como preservação ambiental, responsabilidade social e respeito pelas tradições locais.

9. João Pedro Azevedo, de 20 anos, é o grande vencedor da promoção de fim de ano realizada pelo Boulevard Shopping. O jovem, morador de Camaçari, foi contemplado com o Chevrolet Onix zero quilômetro, sorteado no último dia 3 de janeiro, pela Loteria Federal. Sucesso entre o público do empreendimento, a campanha “Natal Premiado”, proporcionou aos participantes a chance de ganhar um automóvel ao efetuarem compras a partir de R$ 350.

10. O ganhador, que é estagiário em uma empresa local, conta que sentiu uma mistura de sentimento ao receber a notícia. “Custei a acreditar, e até agora a ficha ainda não caiu! Mas desde que fui ao shopping, eu acreditava que aquele carro seria meu, pensei muito positivo e deu certo”, comenta.

11. João Pedro revela que esse é o seu primeiro carro, e que vai aproveitar ao máximo com sua família e amigos. “Sempre participo das campanhas do Boulevard, por sempre fazer compras no empreendimento. Campanhas como essa nos fazem acreditar que tudo é possível, e servem como meio de transformação na vida de alguém. Dessa vez, fui agraciado. Ela mudou a minha”, destaca o jovem. 

12. O Partido dos Trabalhadores da Bahia vai participar junto a organizações sociais e instituições públicas de um ato público em defesa da democracia nesta segunda, 8 de janeiro, a partir das 8 horas, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em repúdio aos ataques à democracia e às instituições democráticas brasileiras que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro de 2023.

 13. Intitulada de "Ato em defesa da democracia brasileira: A Bahia se une!", a atividade será uma demarcação da resistência popular e democrática com participação de representações dos movimentos sociais, das centrais sindicais, universidades, ABI (Associação Baiana de Imprensa), segmentos religiosos, juventude, governo do Estado, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Tortura Nunca Mais e movimentos de bairros, dentre outros.

14. O ato em Salvador, que segue um movimento nacional de defesa de resistência e defesa da democracia e das instituições democráticas em todo o país, também vai reforçar a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro e da autonomia da população na democrática e livre escolha dos seus representantes.

 15. Para o PT Bahia, a participação dos movimentos sociais e de instituições públicas em um ato público em defesa da democracia um ano após os ataques antidemocráticos na capital federal demonstra a disposição de luta desses segmentos sociais e das instituições pelo fortalecimento da democracia no país e para não permitir ameaças à estabilidade e soberania política e institucional brasileira.