Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

2023 FOI O ANO DA ESCOLA PÚBLICA DE SAUDE E DO LANÇAMENTO MATERNIDADE

A secretária Ana Paula realiza um trabalho magnifico
01/01/2024 às 07:55
1. Dentre os destaque estão a entrega da Escola de Saúde Pública; ordem de serviço para construção da 1ª maternidade municipal; Programa Saúde nos Bairros; qualificação da rede, convocação e lançamento de concursos públicos

  2. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fecha 2023 com um balanço de grandes realizações, após um ano de intenso trabalho centrado em melhorias dos serviços e consolidação de medidas benéficas para a saúde pública a curto, médio e longo prazo.
 
  3. À frente da SMS, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destaca o progresso conquistado durante o ano.  “Desde que eu assumi a SMS tive duas grandes preocupações: por um lado, as questões emergenciais, como o pós pandemia, e para reduzir a demandas reprimidas criamos o Saúde nos Bairros que segue levando os mais diversos serviços para perto das comunidades. Só este ano já foram mais de 800 mil atendimentos. 

  4. Na área estruturante, informatizamos toda nossa rede, compramos máquinas, impressoras e novos aparelhos de Raio X; entregamos a Escola de Saúde Pública para qualificar nossos servidores, conseguimos convocar concursados e também autorização de um novo concurso em saúde para 2024; iniciamos a construção da primeira maternidade de Salvador e os trâmites para a entrega do hospital vascular e do homem, entre muitas outras realizações”, destacou a gestora.

  5. Escola de Saúde Pública (ESPS):  A escola foi criada para promover a formação e qualificar profissionais em saúde, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação e realizar ações de educação popular em saúde, assim como atuará com estratégias de educação digital que ampliem a atuação dos resultados na formação de trabalhadores e estudantes.
 
  6. Programa Saúde nos Bairros: Iniciado em abril de 2023, o Saúde nos Bairros fecha o ano com um saldo positivo de serviços prestados à população soteropolitana. Graças à iniciativa, cerca de 800 mil procedimentos foram realizados, garantindo acesso integral aos cuidados à saúde. 

   7. Foram ofertadas consultas médicas especializadas, consultas pediátricas, urologista- vacinação, exames laboratoriais e de imagens; ultrassonografias; eletrocardiograma; ecocardiograma e mamografia bilateral; atendimento odontológico, Raio-X e preventivo.
 
   8. Hospital Maternidade e da Criança (HMC): Foi assinado no dia 29 de outubro a ordem de serviço para a construção do hospital que vai ampliar e qualificar a atenção à mulher no pré-natal, parto e puerpério e ao recém-nascido. 

   9. Com investimento de R$ 76 milhões, a obra teve a ordem de serviço assinada pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e Secretária Municipal da Saúde (SMS), na Federação. O hospital terá área de 12 mil metros quadrados e contará com oito andares, além de térreo e subsolo e terá 200 leitos, entre clínicos e de UTI, além de prédio anexo que vai dispor de auditório, hospital escola, administração, farmácia e almoxarifado.
 
  10. Novo Centro de Diagnóstico e Tratamento Oncológico Adulto: Inaugurado em 24 de novembro, a unidade atende exclusivamente a pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das instalações do Hospital Santa Izabel (HSI), em Nazaré. A nova unidade aumentará em 30% a capacidade de atendimento do local.

   11. Centro Especializado em Reabilitação (CER): Foi assinado em novembro um convênio com a instituição filantrópica Santa Casa de Misericórdia para implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Bairro da Paz.  

   12. O local oferecerá tratamento para crianças com deficiência intelectual, motora, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com capacidade para atender 100 crianças por dia, seja com medicação ou consulta, será um local com equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistente social e fonoaudiólogo.

   13. UPA Santo Antônio:  Habilitação e qualificação da unidade. I Ambulatório Municipal especializado em saúde LGBT+: Com o propósito de avançar na atenção à saúde integral das pessoas LGBT, foi inaugurado no mês de agosto, anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.
 
  14. Vacinação contra Covid: A vacinação contra Covid -19 alcançou a marca de mais de 700 mil vacinados este ano na capital. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou campanhas de vacinação e incentivo à atualização do calendário vacinal da população, a exemplo dos Dias D e Happy Hour da vacinação, Liberou Geral à frente de muitas outras capitais.
 
  15. Vacinação antirrábica:  Mais de 260 mil animais foram imunizados com a vacinação antirrábica neste ano. Destes, mais de 160 mil cachorros e 102 mil gatos foram imunizados.  Para fortalecer a disponibilização do imunizante, a SMS realizou entres os meses de agosto e setembro a campanha antirrábica "Proteja seu Amiguinho com uma Dose de Amor" nos pontos itinerantes, drive-trhu e pontos fixos em centros comerciais.
 
  16. Exames pré-natal: Para garantir uma gestação mais saudável às mamães e o bebê, a rede municipal de saúde de Salvador oferta pré-natal gratuito em mais de 150 postos de saúde. Este ano, entre janeiro e outubro, mais de 90 mil consultas foram asseguradas para as gestantes nas unidades administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
  17. Cirurgia para bebês com língua presa:  Foi implementado em outubro, de forma inédita, o serviço cirúrgico para tratamento da “língua presa” em bebês e crianças de até 04 anos no Multicentro de Saúde da Carlos Gomes.
 
  18. Vigilância Sanitária: Durante todo o ano de 2023, a VISA de Salvador proporcionou qualificações e treinamentos a cerca de 1.200 empreendedores, como baianas de acarajé, ambulantes, pipoqueiros, barraqueiros e vendedores de mingau e beiju foram contemplados com ações para garantir as boas práticas no manejo e armazenamento de alimentos, o que garante o bem-estar do consumidor final.

  19.  O setor também fiscalizou e realizou ações educativas nas feiras da capital baiana, principalmente em períodos próximos a datas festivas, além das inspeções rotineiras.
 
  20. Combate às arboviroses - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou diversas atividades este ano. O destaque vai para as 314 ações com a aplicação do UBV Pesado, conhecido popularmente como “carro fumacê” entre janeiro e dezembro deste ano, em mais de 35 localidades da capital. 

  21. O setor atua com estratégias que incluem a ação chaveiro, realizada em nove casas este ano, atividades em imóveis de acumuladores, com a inspeção para eliminação e tratamento de depósitos com a parceria com a Limpurb vivendo essa experiência, além de toda a relação com os artistas”, completou.