Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIAJÁ LOUVA A PIRRAÇA DE A DAMA E ENTRA 2024 NA LUTA SEM SE AJOELHAR

Embasa diz que a Coelba foi a responsável pela falta d'água no interior
31/12/2023 às 10:09
 1. A cantora Allana Sarah, conhecida como A Dama, se apresenta no Super Trio Virada Salvador na noite deste sábado (30). A artista, que no ano passado tocou no palco Brisa, trouxe sucessos da carreira e outras canções do pagode baiano, agitando o público com músicas como “Ai Pai Pirraça” e “Ela é Solteira”. Vams como A Dama, em 2024, na pirraça, resistindo e enfrentando os poderosos de plantão.

2. Mais de 300 mil pessoas participaram da segunda noite do Festival Virada Salvador, nesta sexta-feira (29), na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. Na abertura do evento, que tem sido marcado pelo clima de festa e diversão, mais de 200 mil pessoas acompanharam as diversas atrações realizadas pela Prefeitura para celebrar o Réveillon.

3. “A cidade parecia que estava aqui na noite desta sexta-feira. Famílias inteiras, grupos de diferentes idades, vendo a magia desse evento. Com ponto alto para a apresentação do Malê de Balê, com dançarinas e um espetáculo incrível na Passarela e no Super Trio da Virada. 

4. Com toda certeza, essa novidade de ter um símbolo da nossa cultura musical recebendo as bandas de matriz africana e também os pagodões tão típicos da cultura de Salvador vem se revelando uma inovação que conquistou o público”, afirmou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edginton.

5. Além das atrações no Palco Virada, Edginton destacou os demais espaços do evento. “Estive ontem também no Palco Brisa Divas e o que vimos lá foi uma multidão que lotou os shows no local. A exemplo da banda Sambaiana, que ferveu por lá. Só quem pode estar por aqui consegue ter a dimensão do que vem sendo a festa. Estamos aqui na Prefeitura todos muito felizes e focados em fazer os próximos dias também serem tão especiais”, frisou.

6. O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

7. As falhas constantes no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária Coelba Neoenergia vêm afetando a operação dos sistemas de abastecimento de água de diversos municípios baianos. A cada interrupção da energia, as máquinas param, impedindo a captação, bombeamento, tratamento e distribuição da água para a população. Há também situações em que o problema é a qualidade da energia fornecida pela Coelba, pois as oscilações causam danos aos equipamentos elétricos, que precisam ser reparados ou substituídos.  

8.Um exemplo é o município de Quixabeira, que vem passando por uma grave crise de abastecimento devido a sucessivos problemas no fornecimento de energia. Desde o dia 20 de dezembro, foram cinco paradas no sistema por falta ou oscilação na tensão da energia fornecida. 

9. A cada interrupção, é preciso retomar o envio da água por quilômetros de tubulação e encher os reservatórios até que tenham pressão para abastecer todos os imóveis. Aliadas às altas temperaturas que fazem aumentar o consumo, essas constantes falhas inviabilizam a operação normal do sistema. 

10. “Quando as bombas param, as tubulações e reservatórios de água se esvaziam, exigindo tempo para recuperar a pressão e conseguir abastecer a população. Nos grandes sistemas integrados, isso significa um tempo maior de retorno para as localidades mais distantes”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.  

11. Faltou energia na barragem de Aracatu, no sudoeste baiano. Com isso, as bombas pararam de operar, interrompendo o fornecimento de água para Aracatu, Vila Mariana, Piabanha e povoados do Lajedão, Mergulhão, Cachoeira, Santa Luzia, Tamboril, Traíras, Cantinho, Pau Ferro, Bom Jardim, Olhos D’Água, Poço da Onça, Caldeirão, Passagem do Lajedo, Pimenta, Morros, Lagoa do Potraz, Gentil, Batateira, Duas Barras, Patos e São José. 

12. “Notificamos a Coelba às 8h25 da manhã e até agora, no meio da tarde, não temos sequer uma previsão de quando o fornecimento de energia vai ser retomado”, destaca o gerente regional da Embasa, Manuel Mateus. “Isso prejudica demais a operação dos nossos sistemas e a própria população. São milhares de pessoas que ficam sem água, nesta época de muito calor e alto consumo, por causa desses problemas de energia”. 

 13. Muitas vezes, os moradores não associam a falta de água à irregularidade no fornecimento de energia elétrica. “Isso acontece porque, às vezes, falta a energia de alta tensão usada nas estações da Embasa, mas a energia de baixa tensão continua chegando às residências. Com isso, a população não entende que a falta da água decorre de problemas na energia”, destaca o diretor Técnico e de Planejamento da Embasa, Clécio Cruz. 

  14. Busca de soluções - Diante das falhas constantes no fornecimento de energia, a Embasa tem recorrido a geradores em diversos equipamentos, como os novos poços que estão sendo perfurados para enfrentar a estiagem do El Niño, pois a Coelba demora de seis meses a um ano para eletrificar esses equipamentos.  

  15. "Acabamos recorrendo a geradores para ligar os poços, mas isso não pode ser feito em estações de captação e tratamento, que são estruturas de maior porte, pois os geradores não conseguem fornecer a quantidade de energia necessária. É preciso mesmo contar com o fornecimento pela rede da Coelba", detalha Clécio.  

  16. Com o objetivo de cobrar a melhoria do serviço da concessionária de energia, a Embasa tem realizado reuniões frequentes com a Coelba, apresentando o impacto que as falhas no fornecimento têm causado nos sistemas de água e demandando soluções que, efetivamente, permitam a operação dos sistemas de água com regularidade.