Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SANTA BARBARA FALHOU COM FIÉIS E A ESPERADA TROVOLADA NÃO ACONTECEU

Eleita nova diretoria do Salvador Destination com Manoel Garrido à frente
04/12/2023 às 19:53
1. Na festa em louvor a Santa Bárbara tanto a santa quanto a orixá Iansã falharam com seus fiéis e os esperados trovões sem raios que acontecem neste dia 4 de dezembro, em Salvador, não aconteceram. Durante o percursos entre o Largo do Pelourinho ao Mercado de Santa Bárbara e até a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos onde está depositada a imagem, a única chuva aconteceu no quartel do Corpo de Bombeiros, um ducha d'água.

   2. Foi um calor de rachar os miolos como se diz no popular e algumas pessoas se sentiram mal e muitos fiéis (como se pode ver na foto) usaram sombrinhas. Os vendedores de água mineral venderam tudo, suponho, pois muita gente estava com garrafas d'água em mãos; outros com cerveja. Mas, ninguém morreu por isso ou desmaiou, que eu saiba.

   3. Eu mesmo, só para ilustrar bebi 1litros e meio d'água e o CB colocou fresses com copinhas d'água mineral para os fiéis. O CB foi um anfitrião de primeira: além da água ofereceu caruru completo para 300 pessoas.
                                                                           *****
   4. A Prefeitura de Salvador inaugura, nesta terça-feira (5), às 8h30, a primeira unidade de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Modelo, em Valéria. A entrega será feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, na sede da nova unidade, localizada na Rua da Matriz, s/nֻº.

  5. O novo equipamento, que teve investimento de R$1,1 milhão, conta com dois pavimentos, estrutura moderna e acessibilidade. A unidade conta com 18 ambientes, que contemplam recepção, quatro salas de atendimento, salas do Cadastro Único e multiuso, além de brinquedoteca e copa. 

  6. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com apoio da Sempre e execução das intervenções pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

   7. O futuro Centro de Convenções de Vitória da Conquista vai requerer uma área de 30 mil metros quadrados, dos quais mais de 7 mil metros serão de área construída para uma capacidade de receber até 2,5 mil pessoas em seus vários espaços de eventos, incluindo auditórios e o teatro.

   8. Eis um esboço do que foi combinado com empresários conquistenses e apresentado na manhã desta segunda-feira, 04/12/23, pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT) ao presidente da Conder - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, José Trindade, e a diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Larissa Britto. 

   9. Indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues como articulador e interlocutor entre o empresariado conquistense e o governo do estado para viabilizar o projeto de Centro de Convenções conquistense, Waldenor Pereira conversou com representantes do setor na sexta-feira passada (1°), numa reunião que definiu a proposta para o novo empreendimento e já nesta segunda-feira entregou à Conder, órgão estadual que será responsável pela construção do novo espaço. Agora é aguardar a conclusão do projeto e publicação do edital de licitação.

  10. Em alusão Dia Municipal de Luta contra a Tuberculose, comemorado no dia 04 de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde realizará diversas atividades no decorrer do mês com o intuito de acolher pessoas com sintomas da doença, diagnosticar precocemente e tratar; além de identificar e ofertar assistência aos cidadãos infectados pela bactéria, mas que desconhecem seu quadro clínico por serem assintomáticos.

  11. A SMS conta com 143 Unidades Básicas de Saúde com o Programa Municipal de Controle de Tuberculose implantado (confira aqui). Essas estruturas, articuladas com unidades de atenção especializada, urgência, hospitais e serviços como os CRAS - Centros de Referência de Assistência Social e universidades, buscam reduzir a incidência da tuberculose, melhorar a qualidade do diagnóstico, tratamento e diminuir a mortalidade associada à doença. 

  12. Para isso, são desenvolvidas ações em diferentes áreas, como a vigilância epidemiológica, educação em saúde, ações de Educação Permanente para os profissionais de saúde e oferta de serviços especializados.
 
  13. “A tuberculose tem cura, mas é uma doença que ainda mata pessoas. Por isso nosso objetivo com essa intensificação é chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento; além de conscientizar a população sobre riscos e contágio. Os testes para o diagnóstico da tuberculose são ofertados gratuitamente no SUS, bem como toda assistência”, destacou a vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos.
 
  14. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo M. tuberculosis, que acomete os pulmões em aproximadamente 85% dos casos, mas atinge também outros órgãos do corpo. Sua transmissão ocorre através do ar, por meio da fala, tosse ou espirros.

  15. Fortemente relacionada às condições sociais em que a população está inserida, a tuberculose persiste enquanto problema de saúde pública, atingindo majoritariamente grupos populacionais mais vulneráveis, como a população em situação de rua, pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas privadas de liberdade e a população indígena.

  16. Crianças e idosos possuem um risco aumentado devido a questões relacionadas à competência do sistema imunológico. Há ainda evidências indicando maior risco em pessoas com diabetes e entre aqueles que fumam.

   17. Ressalta-se que, de acordo com o Ministério da Saúde, dentre as pessoas diagnosticadas com tuberculose em 2022, 63,3% eram negras (declararam-se pretas ou pardas), revelando que as políticas públicas devem priorizar esta realidade para o enfrentamento do problema, não apenas no âmbito da saúde.

   17. Confira a programação parcial:

USF SANTA MÔNICA:

04/12 - No turno matutino será realizada sala de espera sobre tuberculose pela profissional de referência da unidade;
04 a 07/12 - Distribuição de panfletos sobre tuberculose em todos os serviços da unidade;
07/12 - Atendimento dos sintomáticos respiratórios encontrados na busca ativa, pelos profissionais médicos e/ou enfermeiros;

16º CENTRO DE SAÚDE MARIA CONCEIÇÃO IMBASSAHY:

06/12 - Sala de espera na unidade e pela Enf. Tamires Sidral Luz, com pacientes da unidade;
USF IAPI:
04/12 - Sala de Espera com distribuição de material educativo. Profissionais responsáveis: ACS Claudia / Edson/Luciana e captação de possíveis sintomáticos respiratórios em situação de rua, território adscrito da USF (acolhimento imediato).
USF SAN MARTIN 3:
07/12 - 08h - Sala de Espera. Profissionais responsáveis: ACS Eliane e Fátima.

   18. O empresário do ramo hoteleiro Glicério Lemos (Monte Pascoal Praia Hotel) foi reconduzido na presidência da Salvador Destination para o período 2024/2025. A eleição, por aclamação, aconteceu na tarde desta segunda-feira-feira, dia 4, na sede da entidade, no Caminho das Árvores, na capital baiana. 

  19. O presidente reeleito agradeceu ao trade a confiança no trabalho por ele capitaneado e que resultou na confirmação de 48 congressos e eventos para a cidade. Ao falar sobre as propostas para a nova gestão, Lemos  ressaltou que a prioridade será fortalecer ainda mais a parceria com a Prefeitura de Salvador e trazer também o governo do Estado para unir forças, fortalecendo a captação de congressos para a capital baiana.

  20. “Vamos ampliar as estratégias de divulgação do destino e de captação de eventos. No mercado interno, o planejamento é fechar parcerias com empresas estratégicas do turismo, como a concretizada esta semana com a CVC, para trazer organizadores e operadores de eventos, jornalistas e presidentes de entidades que realizam congressos. 

  21. A ideia é dar mais visibilidade a Salvador, cidade que está requalificada e pronta para competir com todos os destinos do país”, frisou Lemos, ressaltando ainda a importância do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que fortalece os 53 segmentos da economia e que tem um turista que gasta três vezes mais que o visitante de sol e mar, segundo dados da Embratur. 

  22. A nova diretoria da Salvador Destination é composta ainda por Manoel Garrido (Grande Hotel da Barra), vice-presidente administrativo-financeiro; Jean Paul Gonze (Lilás Turismo), vice-presidente de Comunicação e Marketing, e Soraia Machado (Quality Hotéis e Suítes), vice-presidente de Relações Institucionais. 

  23. Já o Conselho é encabeçado pelos empresários Cícero Sena (Portobello Ondina Praia Hotel), Renata Prosérpio (Casa Di Vina Boutique Hotel) e Patrícia Caetano (Luck Receptivo), tendo como suplentes Ana Priscilla Lima (Wish Hotel da Bahia), Antônio Mazzafera (Fera Palace Hotel) e Augusto Câmara (Arena Tecnologia em Eventos). 

  24. A nova diretoria da Salvador Destination é composta ainda por Manoel Garrido (Grande Hotel da Barra), vice-presidente administrativo-financeiro; Jean Paul Gonze (Lilás Turismo), vice-presidente de Comunicação e Marketing, e Soraia Machado (Quality Hotéis e Suítes), vice-presidente de Relações Institucionais. Já o Conselho é encabeçado pelos empresários Cícero Sena (Portobello Ondina Praia Hotel), Renata Prosérpio (Casa Di Vina Boutique Hotel) e Patrícia Caetano (Luck Receptivo), tendo como suplentes Ana Priscilla Lima (Wish Hotel da Bahia), Antônio Mazzafera (Fera Palace Hotel) e Augusto Câmara (Arena Tecnologia em Eventos). 

  25. Reunindo cerca de 1,5 mil educadores e especialistas dos 417 municípios baianos,  a Conferência Estadual de Educação Bahia (COEED-BA 2023) começou, nesta segunda-feira (4), no Hotel Fiesta, em Salvador.  O evento, que é promovido  pelo Fórum Estadual da Educação (FEEBA) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), segue até terça-feira (5), promovendo o debate sobre temáticas estruturantes e estratégicas para as políticas educacionais do novo Plano Nacional de Educação.