Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TODOS CAMINHOS LEVAM AOS LOUVORES À SANTA BÁRBARA NO CENTRO HISTÓRICO

A festa religiosa popular mais bonita de Salvador acontece nesta segunda-feira
03/12/2023 às 19:51
1. A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) estreia nesta segunda-feira (4) uma série de matérias sobre as festas populares de Salvador. O início do especial será justamente no Dia de Santa Bárbara, que abre o calendário de festejos que celebram a fé, o sincretismo e a cultura da Bahia. A temporada de festas populares segue até fevereiro.

2. A série de reportagens tem o objetivo de contar a história das festas populares e ressaltar sua importância cultural para Salvador, além de apresentar curiosidades sobre elas. Serão ao todo nove matérias produzidas pela Secom, ouvindo especialistas, pesquisadores e pessoas que acompanham e fazem parte dos festejos.

3. Após Santa Bárbara, o especial vai falar sobre as festas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Santa Luzia, cujas celebrações ocorrem em 8 e 13 de dezembro, respectivamente. Em seguida, serão contadas as histórias dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes, Reis, Senhor do Bonfim, São Lázaro, Iemanjá e Itapuã.

4. “Não é novidade que Salvador tem uma história e uma cultura muito ricas, e as festas populares são parte fundamental desse nosso patrimônio. Por isso nós vamos contar a história dessas festas como uma forma de valorizar essas manifestações populares e materializar a cultura da nossa cidade”, afirmou a secretária de Comunicação, Renata Vidal.

5. Com exceção da primeira reportagem, as demais serão publicadas sempre na véspera das celebrações. Para Renata Vidal, as festas populares têm importância não apenas para a história e a cultura de Salvador. “Estas festas movimentam a economia, geram emprego e renda, atraem turistas do Brasil e do mundo. São parte do nosso rico patrimônio e fazem parte da nossa identidade”, salientou.

6. (BOTECO DO VIAJANTE) O Boteco e o Empório do Viajante, da chef e empresária baiana Takuyra Costa, promove nesta segunda-feira, dia de celebrar Santa Bárbara, o “Acarajé com Samba”, com sambão ao vivo no fundo do quinta, comida baiana e o acarajé especial que leva a assinatura da chef, especializada em culinária regional inovadora.

7. Takuyra Costa aproveita o “Acarajé com Samba” para lançar os pacotes especiais para quem quer celebrar o final do ano em família, com amigos ou com colegas de trabalho. No primeiro tem feijoada como prato principal e bolinhos de bacalhau, feijoada e camarão de entrada; no segundo o prato principal é a moqueca e de entrada são servidos caldo de sururu, mini-abarás e mini-acarajés. Nos dois as sobremesas podem ser mousses de limão siciliano ou de maracujá.

8. O teatro da Uneb sediou neste domingo (3), o “1° Encontro anual estadual dos grupos de convivência das pessoas idosas - Salvador e Região Metropolitana”. O evento que é realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), através da Coordenação dos Centros Sociais Urbanos (COAD), tem o objetivo de proporcionar a integração dos idosos por meio da socialização e das construções produzidas no decorrer do ano nos espaços de convivência, e, assim, compartilhar as experiências e vivências, exaltando as contribuições artísticas e culturais elaboradas pelos grupos dentro dos centros sociais.

9. “Este evento reúne os grupos de idosos dos Centros Sociais Urbanos da Bahia como uma medida de integração do trabalho que realizamos durante todo o ano nos CSU’s. 

10. Aqui temos um trabalho recreativo, de artesanato, e atendimento médico com a população idosa atendida em nossas unidades. E hoje é o encontro onde cada grupo de idosos vai fazer sua apresentação cultural e cada grupo de idosos vai eleger a Miss CSU, além de prestigiar várias apresentações culturais”, afirma o coordenador dos Centros Sociais Urbanos da Bahia (CSU), Paulo Mota.

11. Os Centros Sociais Urbanos (CSUs) estão presentes em diversos municípios da Bahia, oferecendo atividades de lazer, esporte, cultura, inclusão digital, informação, formação e qualificação profissional, educação infantil, atenção à saúde e apoio a grupos de convivência, visando fomentar a organização e fortalecimento de vínculos familiares e das comunidades.

12. “Os CSUs são equipamentos que prestam serviços a todas as comunidades do entorno, de acesso a políticas públicas, a atividades culturais, atividades esportivas, atividades com nossos idosos. Em algumas unidades, também atendemos outros públicos em situação de vulnerabilidade social. E, em breve iremos ampliar a quantidade de pessoas beneficiadas em função das reformas que foram anunciadas recentemente pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela nossa secretária da SEADES Fábya Reis”, acrescenta Mota.

13. Presente no evento, a titular da SEADES, Fábya Reis reafirmou que o governo irá realizar as reformas dos CSU's e que não é um proselitismo político. "O público que usa esses espaços diariamente, está nos mostrando a importância desses equipamentos e, a reforma desses espaços é um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues", afirma a secretária. 

14. O governador em exercício, Geraldo Jr. também esteve no evento e destacou a importância de políticas públicas para a população idosa. "Não tem como discutir políticas públicas de saúde, de educação, de infraestrutura para esta cidade e para o estado sem pensar nos idosos. Fábya [Reis] já se comprometeu em trocar os ventiladores. Mas, eu faço aqui o pedido e o compromisso:climatiza", acrescenta Geraldo Jr.