Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

REDE INTERNACIONAL FRANCESA SE INSTALA NO CABULA GRAÇAS AO INVISTA SSA

O município de Lauro de Freitas promove, neste domingo (3), o concurso público destinado ao preenchimento de vagas para cargos de nível superior na área da saúde.
30/11/2023 às 19:47
     1. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou nesta quinta-feira (30), durante inauguração da primeira loja da Leroy Merlin, no Horto Bela Vista (Cabula), os resultados do programa Invista Salvador, iniciativa lançada em agosto passado que visa divulgar e posicionar a capital baiana como um terreno propício para o desenvolvimento de novos negócios.

  2. A multinacional francesa, presente em 11 países, com mais de 88 mil colaboradores e 464 lojas, é a primeira grande empresa que chega a Salvador a partir do programa. A loja possui 20 mil metros quadrados e vai gerar mais de 600 empregos diretos e indiretos para a cidade.

   3. “Quando soubemos que a Leroy tinha o desejo de se instalar aqui em nossa cidade, havia muitos desafios, mas eu tinha a exata compreensão e noção do quanto era importante termos uma rede internacional aqui em Salvador. E todos os que trabalharam aqui, em parceria com a Prefeitura, sabem da nossa celeridade, da nossa agilidade para que essa obra acontecesse”, frisou o prefeito.

   4. “Vejam o quanto essa unidade é importante para nossa economia. No período das obras, ela gerou milhares de empregos. Agora, com a inauguração, 350 empregos diretos e mais de 300 empregos indiretos foram criados. São mais de 60 fornecedores locais que prestarão serviço”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.

  5. Bruno Reis também ressaltou os esforços municipais para captação de grandes empreendimentos para a capital baiana. O Invista Salvador, conforme pontuou o prefeito, possui três pilares: melhoria do ambiente de negócios, com uma série de medidas de desburocratização; atendimento ao empreendedor, que vai identificar e auxiliar empresários que queiram investir; e inteligência de mercado, com a realização de estudos econômicos que forneçam base técnica para os interessados.

  6. “O Invista Salvador pega na mão de quem quer empreender, de quem quer investir, porque aqui a gente vê o empresário, o empreendedor, como alguém que vai gerar riqueza para nossa cidade. Por isso, o programa oferece um conjunto de estímulos e incentivos fiscais para gerar mais negócios. Só assim a gente vai conseguir acabar com as desigualdades sociais”, acrescentou o prefeito.

   7. Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes reforçou que a chegada da Leroy Merlin é a concretização das ações de atração de empresas e de atendimento a investidores do município: “É a primeira grande empresa nova que chega na cidade através de pilares do programa”.

  8. Já o diretor de Desenvolvimento, Expansão e Relações Institucionais da Leroy Merlin, Renato Augusto Coltro, avaliou o apoio do município para a implantação da loja. “Vemos muito potencial em Salvador, pela sua população e pela oportunidade de ajudar a desenvolver a cidade. O Invista Salvador nos ajudou a fazer todo o processo de aprovação e de licenciamento de maneira muito profissional, fluida e profunda”.

  9. O executivo contou ainda que a empresa obteve o benefício do IPTU Verde, no qual a Prefeitura de Salvador oferece descontos no tributo para empreendimentos que contemplem práticas e ações de sustentabilidade.

  10. “Obtivemos uma certificação internacional americana, que reúne mais de 30 requisitos sustentáveis e ambientais de obra, comprovando que o prédio foi feito, concebido e executado respeitando o meio ambiente. E aí, no final, conseguimos esse benefício do IPTU Verde, que é muito importante para o nosso projeto”, emendou.

   11. Setor atacadista - Pela manhã, o prefeito Bruno Reis participou da abertura de mais uma unidade do Assaí Atacadista, na Avenida Paralela. Com 8 mil metros quadrados, esta é a maior loja da rede em funcionamento no estado, sendo responsável por gerar cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos.

   12. “Só hoje estamos falando em mais de mil empregos criados. Veja quanto é importante para nossa cidade, atrair mais investimentos, mais empresas com esse perfil que possam se instalar aqui, para ajudar a gente a dinamizar ainda mais a nossa economia”, completou o chefe do Executivo municipal.
                                                                                 ****
  13. Para quem está à procura de uma receita diferente para férias, as ceias de Natal e Réveillon, a Marajoara Laticínios lança neste fim de ano uma série de vídeos para as redes sociais, em que convida chefs de cozinha a fazerem uma receita, que contenha algum produto da marca. 

  14. Até o momento cinco chefs já confirmaram a participação, são eles: Will Carvalho, que é  food design e especialista em panificação; a confeiteira, influenciadora digital e chef Lorena Tartuce; o churrasqueiro profissional Danilo Teixeira; a chef especializada em confeitaria Kyka Macedo e o Alan, proprietário do Boteco do Alan, estabelecimento conhecido por vender o melhor disco de costela do estado de Goiás.

  15. Todos os episódios contarão com as participações divertidíssimas dos embaixadores da marca, os influenciadores digitais Vandim Duarte, do portal e perfil Enquanto Isso em Goiás; e Fabrício Vilarinho, do perfil gastronômico Los Porpeta. Até o fim do ano outros chefs serão convidados para a série e todos os vídeos serão postados nos perfis @marajoaralaticinios, @losporpetas e @enquantoissoemgoias, do Instagram. 

   16. (BARCELONA) A Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) anuncia na HPE Discover Barcelona 2023 a próxima série de ofertas de nuvem híbrida e nativa de IA para desenvolvimento de machine learning, análise de dados, armazenamento de arquivos otimizado para IA, ajuste e inferência de IA e serviços profissionais. 

   17. Essas soluções reúnem a liderança da HPE em nuvem híbrida, supercomputação e software de IA/ML para permitir que as organizações se tornem empresas movidas a IA. Tudo isso é fornecido com base em uma arquitetura nativa de IA aberta e full-stack que incorpora uma combinação selecionada de software e infraestrutura projetados especificamente para IA. 

   18. As novas soluções reduzem as barreiras de TI e oferecem uma oferta nativa de IA full-stack que permite que as organizações treinem, ajustem e façam inferência em seus modelos de IA de forma eficaz, da borda à nuvem.

   19. "Com o surgimento da GenAI, as empresas estão percebendo rapidamente que os dados e as demandas computacionais para executar modelos de IA com eficiência exigem uma abordagem fundamentalmente diferente da tecnologia", pontua Antonio Neri, presidente e CEO da HPE. 

  20. "A HPE levará seus recursos de nuvem híbrida, supercomputação e IA líderes de mercado, de forma mais ampla para a empresa, a fim de permitir uma transformação alimentada por IA, na qual os clientes podem desenvolver modelos de IA com segurança com seus dados proprietários. 

  21. Por meio das soluções de nuvem híbrida e nativas de IA da HPE, as organizações poderão capitalizar totalmente os insights de seus dados para revolucionar a inovação de produtos, o engajamento do cliente e, de modo geral, perceber todo o poder da GenAI para transformar seus negócios e setores."

   22. O governo baiano publicou nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE), a nova lei baiana de licitações e contratos, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A nova Lei nº 14.634/2023 tem o objetivo de adequar rotinas e disciplinar a aplicação, no Estado da Bahia, da Lei Federal nº. 14.133/2021, que dispõe sobre normas gerais de licitações e contratos na administração pública. 

  23. Criada em atenção a uma exigência de regulamentação prevista na Constituição Estadual, a nova lei irá viabilizar a adoção de uma série de inovações voltadas para garantir mais transparência, economicidade e eficiência aos processos de compras e contratações públicas. 

   24. Entre as novidades estabelecidas, está, por exemplo, a criação da modalidade de licitação “diálogo competitivo”, que contribui para a contratação de objetos complexos, para os quais os antigos modelos de licitação eram insuficientes e resultavam, não raramente, em problemas de execução contratual. 

   25. Para licitações de todas as modalidades, o novo regramento elege o formato eletrônico como regra, com a realização de sessões públicas presenciais apenas em casos excepcionais, devidamente motivados e com gravação em áudio e vídeo.   

   26. Também visam contribuir para o aprimoramento das contratações medidas como a proibição de aquisição de itens de luxo, e a previsão de utilização de meios alternativos para resolução de controvérsias (conciliação, mediação), além da possibilidade de celebração de contratos com a administração pública por até cinco anos e a contratação por prazo indeterminado nos casos de serviços de monopólio, como água e energia. 

   27. Vale ressaltar que todas estas inovações já estão previstas na Lei Federal nº. 14.133/2021. De acordo com a Constituição Federal, as regras gerais acerca de licitações e contratos são matérias de competência exclusiva da União, cabendo aos Estados e Municípios apenas a edição de normas específicas que não podem contrariar as normas gerais editadas em âmbito nacional. 

   28. Para garantir que durante a transição para o novo regramento não haja impactos prejudiciais à continuidade das compras e contratações no Estado, a nova lei de licitações e contratos baiana prevê ainda um período de convivência entre a lei atual, nº 9.433/2005.  

  29. O município de Lauro de Freitas promove, neste domingo (3), o concurso público destinado ao preenchimento de vagas para cargos de nível superior na área da saúde. A prova escrita será realizada na faculdade Unime Lauro de Freitas, na Av. Luiz Tarquínio Pontes, com início às 9h. O certame conta com 4.753 inscritos que disputam 43 vagas e é conduzido pela Fundação CEFETBAHIA. Os salários podem chegar a R$ 4.607,71.

  30. A prova terá duração de três horas e o candidato deverá comparecer ao local com antecedência mínima de uma hora do horário previsto para o início da  aplicação, portando documento de identificação oficial e cartão informativo de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição.