Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IMPLANTAÇÃO DE FLUTUANTE ALTERA HORÁRIOS DO FERRY BOAT EM BOM DESPACHO

Durante uma semana, entre a tarde desta segunda-feira (27) e sexta-feira (1°), 63 estudantes vivenciarão os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
27/11/2023 às 19:37
 1. O Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), está em andamento com serviços de melhorias do Sistema Ferry Boat. E, nesta quarta-feira (29), será realizada a substituição do flutuante em Bom Despacho com previsão de conclusão da instalação do equipamento até quinta-feira (30). Neste período, será necessário realizar uma alteração temporária nos horários e quantidade das embarcações que fazem a travessia.

   2. A substituição dos flutuantes que fazem parte do Sistema de Atracação do Ferry Boat vai proporcionar mais segurança nos embarques e desembarques de passageiros, além de melhorar a qualidade do serviço. A obra tem um investimento de R$ 13,6 milhões. 

  3. Três embarcações farão a travessia nos dias de instalação: Maria Bethânia, Pinheiro e Rio Paraguaçu, com saídas a cada duas horas, com horários extras, caso necessário, sendo o primeiro horário às 5h em ambos os terminais.

   4. Para evitar transtornos, orientamos que os usuários do sistema também utilizem as lanchinhas em Mar Grande ou via BR-324 (mapa anexo) para chegar ou sair da capital. Para este período, a Agerba publicou no Diário Oficial do Estado do dia 23 de novembro, a suspensão em caráter emergencial, do embarque de ônibus, jamanta, caminhão simples, caminhão trucado e micro-ônibus, das 5h do dia 29 de novembro de 2023 até às 23h30 do dia 30 de novembro de 2023, exceto aqueles transportando alimentos perecíveis ou transportando pacientes em tratamento. 

  5. O usuário que necessitar utilizar o sistema ferry boat poderá acompanhar a movimentação pelo filômetro, através do site da Internacional Travessias.

  6. Há dúvidas se o presidente da ViaBahia vai a audiência pública na Assembleia Legislativa nesta terça-feira ou se mandará um representante.

   7. Durante uma semana, entre a tarde desta segunda-feira (27) e sexta-feira (1°), 63 estudantes vivenciarão os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Trata-se do Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com o legislativo baiano, para estimular a participação social e cidadã do público estudantil das redes pública e privada de ensino. 

  8. A iniciativa possibilitará aos participantes a simulação de como funciona a rotina de um parlamentar; as suas atividades e atribuições; e os trabalhos internos para a elaboração e votação de uma lei.

  9. Dos estudantes selecionados, 35 são da rede pública; 13 da rede privada; 4 indígenas; 4 quilombolas; 4 de Escolas da Família Agrária; e 3 são pessoas com deficiência. Com a idade mínima de 15 anos, nas modalidades do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), eles foram selecionados em edital da SEC, entre 230 alunos inscritos. 

  10. Para participar, o estudante teve que elaborar um projeto de lei de sua autoria pensando na realidade da Bahia, observando problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa.

   11. Vitória Andrade Couto, 18 anos, já se sente familiarizada com a legislatura. Estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Figueiredo – Tempo Integral, do município de Ibiassucê, em agosto deste ano, ela também participou do Programa Jovem Senador, sendo a primeira baiana eleita presidenta da mesa-diretora da vivência legislativa do Senado, em Brasília. 

  12. “Precisamos nos envolver com a política para entendermos nossos direitos e deveres. Meu projeto "Mãe presente" propõe que as escolas de toda a Bahia adotem uma plataforma com vídeos para que as alunas grávidas possam acessar as matérias escolares e também um cartão beneficiário, como uma renda extra, nesse período de gestação”, explicou.

  12. A estudante indígena tumbalalá, Karina Carvalho, trouxe da Escola Estadual Indígena Santo Antônio do Pambu, no município de Abaré, a proposta de projeto de lei de incentivo à energia renovável nas aldeias indígenas da Bahia. “É uma proposta de proteger e preservar a nossa natureza, as matas de todas as aldeias, que são nosso bem maior”, justificou.

  13. A coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, falou da importância do programa. “Queremos estimular o protagonismo estudantil e juvenil dentro do processo parlamentar. 

  14. A gente ouve, muitas vezes, que o jovem não gosta de política ou quando se interessa é mais entendendo os cargos executivos. É importante fortalecer esse espaço para que eles percebam a importância do processo legislativo e que também se reconheçam nesse espaço”, ressaltou.

   15. Atividade parlamentar - Após serem acolhidos no Parlamento Estadual, na tarde desta segunda-feira (27), com uma exposição sobre a vivência parlamentar e o processo legislativo, os estudantes iniciaram os trabalhos com a formação dos partidos políticos, eleição dos líderes partidários e formação das chapas para a mesa diretora. Nesta terça-feira (28), ocorrerá a cerimônia de posse, às 9h, no plenário da Alba, com a eleição da mesa diretora, espelhando os ritos do legislativo baiano.

   16. As atividades prosseguem na quarta-feira (29), quando haverá finalização de pareceres com servidores da Alba e trabalhos das comissões e reunião partidária. Os jovens deputados contarão com assessores. Na quinta-feira (30), haverá sessão plenária, entrega dos diplomas e reflexões sobre a vivência parlamentar. 

    17. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) convida este veículo de comunicação para o lançamento do voo Salvador-Boipeba, com operações da Abaeté Linhas Aéreas. O evento será realizado no dia 5 de dezembro, às 18h, no hangar da Abaeté, na Alameda da Holanda, S/N, São Cristóvão (antes do acesso ao aeroporto de Salvador), com a presença do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, da direção da empresa de aviação e representantes do trade turístico.

    18. Haverá o sorteio de duas passagens do novo voo, entre os jornalistas presentes; e uma coletiva com os envolvidos na ampliação da malha aérea regional.  A confirmação do veículo, indicando seus representantes, deverá ser feita até o dia 1º de dezembro, pelo e-mail ascom@turismo.ba.gov.br.

  19. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 6.031 garrafas de azeite de oliva falsificado e 28 toneladas de feijão com elevado teor de impurezas e pedras durante ação de fiscalização em fábricas e comércios localizados em São Paulo.  

  20. A força-tarefa, realizada na semana de 20 a 24 de novembro, teve como objetivo combater a fraudes em alimentos, visando garantir a segurança alimentar, especialmente em um período em que o consumo de alimentos aumenta devido às festividades de fim de ano. 

  21. Na ação, também foram inutilizados 16.380 litros de azeite importado por haver constatação da adulteração, sendo considerado impróprio para consumo. O azeite de oliva é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, apenas atrás do pescado. A fraude mais comum é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais.    

  22. “O azeite de oliva falsificado representa um risco para a saúde dos consumidores, uma vez que não atende aos padrões de qualidade estabelecidos. A adulteração desse produto é uma prática recorrente, sendo alvo frequente de fiscalizações para garantir a autenticidade e segurança alimentar”, destaca o chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Kleber Basso.