Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EXPO CARNAVAL BRAZIL TEM DESFILE DE ENTIDADES NO PELOURINHO NO DOMINGO

Acontece a partir das 15hs
25/11/2023 às 09:28
    1. As principais atrações culturais e artísticas do Carnaval brasileiro vão desfilar em um encontro inédito nas ruas do Pelourinho, no encerramento da Expo Carnaval Brazil 2023, neste domingo (26/11), a partir das 15h, no Centro Histórico de Salvador. Na inédita ação, batizada de Encontro de Carnavais, o desfile reunirá as escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, e Mocidade Alegre, de São Paulo; o Boi Caprichoso, de Parintins, Amazonas; a Corte Real Carioca (Rio de Janeiro); a Orquestra de Frevos de Recife (Pernambuco); o grupo Flor do Campo, de Campo Grande (Mato Grosso do Sul); e os bloco Cortejo Afro, Filhos de Gandhy e Malê Debalê, de Salvador. O acesso é livre.

   2. No Centro Histórico, ao ar livre e no clima total de folia, o Encontro de Carnavais reafirma as pluralidades culturais do período momesco, reunindo atrações de diversas cidades do país. Os grupos percorrerão as ruas cercadas por casarões históricos, mostrando sua musicalidade e tradições, fortalecendo a cultura regional de cada estado. Um encontro musical inusitado, unindo diversas sonoridades, como, por exemplo, a percussão do samba reggae com o frevo e a bateria das escolas de samba.

   3. Assim como acontece na programação dos painéis e das atrações no pavilhão, a Expo Carnaval Brazil leva para as ruas uma mostra da grandiosidade do carnaval brasileiro. Um intercâmbio de diferentes manifestações culturais regionais, que finalizam o encontro com todos tocando e entonando músicas clássicas da folia, em um local icônico, nunca realizado antes.

  4. “Quando se trata do Carnaval do nosso País, vejo como uma afirmação também dessas diversidades culturais através das típicas manifestações carnavalescas, através de aspectos da história cultural de cada região. Nesta ação, estamos possibilitando o acesso ao público a essa experiência de vivenciar um pouco dessa pluralidade que é o carnaval, representando a diversidade que é o nosso país”, afirma Fred Soares, diretor artístico da Expo Carnaval.

  5. A Expo Carnaval Brazil é patrocinada pela Embratur, Prefeitura de Salvador, Saltur, SEMDEC, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (RIOTUR), Dream Factory, Prefeitura de Recife, Prefeitura de Turismo da cidade de São Paulo (SPTURIS), SYMPLA e Banco do Nordeste. 

  6. O evento conta com o apoio da Rede Cidades do Carnaval, Made In Bahia, Ampro – Associação de Marketing Promocional, Fecomércio BA, Sesc-Senac, ABAV BA, Assespro BA, Sistema FIEB – Senai Cimatec, Sinta Mais, Dengo  – Associação Brasileira de Indústria de Hotéis da Bahia, Salvador Destination, Salvador Lab, Ecad  e Plus Viagem, entre outras.
                                                               ****
  7.O deputado federal Neto Carletto (PP) conquistou uma vitória significativa para a cidade de Eunápolis ao viabilizar, por meio de Indicação parlamentar, 500 casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

  8. A iniciativa do deputado é parte de um esforço contínuo para promover o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda na região. A cidade de Eunápolis verá um impulso significativo com esse investimento, proporcionando oportunidades de moradia para centenas de famílias.

  9. O parlamentar destacou a importância de parcerias entre os níveis federal, estadual e municipal para superar os desafios habitacionais enfrentados pela população. Ele ressaltou que a construção das novas unidades habitacionais representa uma melhoria significativa para a qualidade de vida da população. 

  10. “O programa Minha Casa, Minha Vida tem desempenhado um papel crucial em todo o país na promoção de habitação acessível, e essas 500 casas que serão construídas em Eunápolis reforçam o compromisso do nosso mandato em garantir que tais benefícios alcancem as comunidades que mais precisam”, pontuou Neto.

  11. O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado, neste sábado (25), a relação dos 246 candidatos nomeados no concurso público regido pelo Edital de Abertura Saeb 03/2022 que solicitaram prorrogação de 30 dias do prazo para a posse e tiveram o pleito deferido. Até o momento, foram nomeados 1.199 educadores para os cargos de professor e coordenador pedagógico relacionados a este certame.

  12. Publicado em 2 de agosto de 2022 e retificado no dia 17 do mesmo mês e ano, foram ofertadas 1.806 vagas para o cargo de professor padrão P – Grau III; 289 vagas para o de coordenador pedagógico padrão P - Grau III e 18 vagas para o de coordenador pedagógico indígena. 

  13. No último 6 de outubro, ocorreu a nomeação também de 54 candidatos habilitados para o exercício da função de professor na disciplina de Língua Inglesa do concurso, já que a decisão judicial que impedia a convocação desses profissionais foi revertida pelo Estado.