Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR TERÁ O MAIOIR CARNAVAL DO MUNDO EM 12 DIAS DE FOLIAS NAS RUAS A

A maior festa do planeta sendo planejada com antecedência
24/11/2023 às 09:27
  1. O prefeito Bruno Reis, participou nesta sexta-feira (24) da abertura da 2ª edição da Expo Carnaval, realizada mais uma vez em Salvador, e destacou a importância da folia para a economia da capital baiana, que não se restringe ao período da festa, mas durante todo o ano. 

2. A feira, que segue até sábado (25) no Centro de Convenções, na Boca do Rio, reúne empreendedores e agentes culturais de todo o Brasil, sobretudo de cidades em que ocorre o maior evento de rua do planeta.

3. “O Carnaval gera mais de 50 mil empregos de carteira assinada durante o ano. É quase a mesma quantidade que a construção civil. Durante o período oficial da festa - que antes era de sete dias, a gente criou eventos para aumentar para 10 e em 2024 serão 12 dias -, são 220 mil empregos temporários que surgem em Salvador. 

4. O Carnaval injeta mais de R$1,5 bilhão em nossa economia. Isso faz com que a arrecadação do município aumente e esses recursos podem ser reinvestidos na área da saúde, na área social e na educação. Então, a Expo Carnaval ajuda a gente a fazer um Carnaval ainda melhor”, disse Bruno Reis.

5. Na Expo Carnaval, estão reunidos representantes de outras cidades que têm a folia como expoente, como Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, entre outras emergentes como Belo Horizonte. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da mesa de abertura ao lado de Bruno Reis. 

6. Além do prefeito, o secretário de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Pedro Tourinho, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, também representarão o município em mesas e palestras.

7. Bruno Reis destacou os esforços da Prefeitura para manter o turismo aquecido durante o ano inteiro, investindo na abertura do Centro de Convenções de Salvador para atrair os eventos de negócios e criando calendários inéditos, como o Novembro Salvador Capital Afro.

8.  “Nesse segundo semestre conseguimos superar esse desafio. Tivemos os meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro com o maior número de visitantes da história da cidade. Chegamos a ter, em determinados finais de semana, 100% de ocupação hoteleira. Neste mês de novembro, a média ficará em 90%”, afirmou.

9. “Salvador é uma cidade de serviços, onde o turismo é o carro-chefe. Quando eu fechei os números de arrecadação de ISS da Prefeitura do mês de janeiro a outubro, comparando com a arrecadação do ano passado, nós ampliamos em R$135 milhões. São 12% a mais do que em 2022. 

10. Esse é o resultado do nosso esforço para manter a cidade em destaque no turismo durante o ano inteiro. E isso significa o que? Mais recursos para que a gente invista em serviços, em mais benefícios para a população”, completou Bruno Reis.

11. Em 2024, o período de pré-Carnaval e Carnaval será ampliado para 12 dias por conta da Festa de Yemanjá, no dia 2 de fevereiro, que vai cair numa sexta-feira. No final de semana, dias 3 e 4, ocorrem o Fuzuê e o Furdunço, eventos já tradicionais de aquecimento para a folia. 

12. Na segunda-feira, dia 5, ocorrerá um evento inédito com Xanddy Harmonia, que era uma festa privada e agora será gratuita. Na terça, ocorre o já tradicional Pipoco com Léo Santana. Na quarta, o circuito de fanfarras Sérgio Bezerra. E, a partir de quinta, o período oficial do Carnaval.

13. Turismo - O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que o Carnaval é o momento mais importante do turismo brasileiro e disse que a quantidade de voos para Salvador vai mais do que dobrar em 2024: “A boa notícia para Salvador, prefeito, é a seguinte: de dezembro de 2022 a março de 2023, tivemos 288 voos internacionais vindo para Salvador. De dezembro de 2023 para março de 2024, nós vamos ter 602 voos internacionais. Então, é mais do que o dobro de voos”, disse.

14. “Ou seja, o mundo quer conhecer a Bahia, o mundo quer conhecer Salvador nesse período. Justamente nesse momento em que você pega Réveillon, você pega várias festas populares, você pega também o Carnaval. Porque o mundo está precisando de paz e alegria diante das notícias que temos pelo mundo. E o Brasil oferta isso: paz e alegria. A gente sabe fazer isso muito bem”, completou Marcelo Freixo.

15. Bruno Reis aproveitou o evento para convidar os representantes das demais cidades carnavalescas do país para um trabalho unido em prol do turismo: “Eu acho que nós, juntos, podemos consolidar o produto Carnaval como um produto brasileiro forte, que vai ajudar a atrair milhares de visitantes estrangeiros e, com isso, impactar ainda mais de maneira positiva na economia do Brasil. Fortalecer o turismo de eventos é o que vamos debater aqui, ao longo deste evento”, afirmou.

16. Programação - A Expo Carnaval Brazil 2023 faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro e conta com o patrocínio da Prefeitura, por meio da Secult, Semdec e Saltur. Neste ano, a Expo Carnaval terá no domingo (26) um encontro inédito no Pelourinho, com diversas manifestações carnavalescas do país em um só lugar.

17. Pelas ruas do Centro Histórico irão desfilar os Bonecos de Olinda (Pernambuco); o Boi Caprichoso de Parintins (interior do Amazonas); representantes das escolas de samba vencedoras do desfile de 2023, Mocidade Alegre (São Paulo) e Imperatriz Leopoldinense (Rio de Janeiro); o Grupo Flor do Campo (Cuiabá); a Orquestra de Frevo (Recife-Pernambuco); os blocos baianos Malê Debalê, Filhos de Gandhy e Cortejo Afro, assim como atrações-surpresa.

18. Nesta sexta-feira e no sábado (25), os principais nomes ligados ao universo do Carnaval do país irão conversar e debater sobre diversos temas no palco do Carnaval Academy, no Centro de Convenções. Serão realizados painéis, palestras, apresentação de propostas e de novidades para o setor e manifestações culturais dos principais carnavais do país. 

19. Os ingressos para visitar a feira e para assistir aos painéis de debates são gratuitos, porém limitados, e podem ser adquiridos no site: www.reserva.expocarnavalbrazil.com.br.

20. O presidente da Assembleia, Adolfo Menezes, marcou para terça-feira, 28, o almoço de final de ano com os jornalistas da área de política que atuam na casa.