Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ABERTA NOVA LIGAÇÃO ENTRE A TANCREDO E PARALELA SEM CONTORNAR SHOPPING

Mais fluidez do trânsito na Avenida Tancredo Neves, a Av Paulista de Salvador
23/11/2023 às 09:25
  
  1. A Prefeitura de Salvador inaugurou hoje a nova a nova ligação de mão dupla entre as Avenidas Luís Viana (Paralela) e Tancredo Neves. O viaduto na Rua Marcos Freire, em frente a loja Tend Tudo, permite que os motoristas que estejam na região do Centro Médico Iguatemi e restaurante Barbacoa, por exemplo, retornem até a Avenida Paralela. 

  2. Basta acessar a Rua Alceu Amoroso Lima e, em seguida, a nova via. Não será mais necessário contornar o Shopping Salvador e passar pelo Hospital Sarah, o que vai garantir uma economia de tempo de até 60%, e reduzir os engarrafamentos na Tancredo..

   3. “A via não é grande, mas tem uma enorme importância. Quem estiver no miolo da Tancredo Neves não vai mais precisar dar a volta no Hospital Sarah, o que demanda tempo. Agora, quem estiver na região e no Salvador Shopping poderá sair, pela Rua Alceu Amoroso Lima, pegar a Rua Marcos Freire, no contra-fluxo, e sair na Paralela”, explica Fabrizzio Muller, secretário de Mobilidade de Salvador.

   4. Também será mais rápido e fácil chegar até a Alameda das Espatódeas. “Quem quiser ir para o Caminho das Árvores também tem opção ao pegar a Rua Marcos Freire e fazer o retorno, antes da Avenida Paralela”, afirma.

  5. O investimento para a construção da nova via foi de R$8,4 milhões, fruto de emendas parlamentares. A intervenção inclui ainda pavimentação asfáltica, sinalização de trânsito, implantação de passeio, paisagismo e iluminação.

  6. “Essa região provoca engarrafamento que vai até a entrada do Imbuí. A possibilidade de abertura e o novo acesso à Avenida Paralela vai diminuir a concentração de veículos e vai melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito Bruno Reis durante a inauguração.
                                                                           *****
  7. . Termina na terça-feira (29) a fase final da votação popular do Prêmio iBest 2023, considerada a maior premiação da internet da país. Plataforma de serviços públicos eletrônicos do governo baiano, o SAC Digital (atual www.ba.gov.br) está concorrendo como Top3 Brasil da categoria governo estadual, que premia iniciativas digitais voltadas à oferta de serviços mantidos pelas administrações estaduais. 

  8. A ferramenta baiana – que foi rebatizada como BA.GOV recentemente,  mas permanece na votação com o mesmo nome que a identificou no início do concurso - está concorrendo com os projetos do Centro de Operações Rio e da Poupatempo São Paulo.

   9. Nesta reta final, uma das principais novidades do iBest é que a partir de agora os usuários que já participaram da votação popular terão direito a um voto extra, liberado para que possam ajudar a decidir quem leva o título em cada uma das 105 categorias da premiação. Os interessados podem clicar o botão Vote Agora, na página principal do site do iBest (https://premioibest.com/)

   10. A classificação para a reta final do IBest foi obtida pelo SAC Digital em setembro desse ano, quando a plataforma baiana alcançou o topo do ranking em uma das votações parciais do público  para a categoria Governo estadual.  A entrega dos troféus aos Top3 Ibest e o anúncio da ordem final de classificação serão promovidos durante uma cerimônia presencial, programada para os próximos dias 29 e 30 de janeiro de 2024,  no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista.

  11. A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) entende que a decisão tomada na data de hoje diverge de todos os princípios que rezam sobre o interesse nacional, uma vez que a medida fatalmente resultará em efeitos nocivos à economia brasileira, tendo em vista a importância do biodiesel para a segurança alimentar, segurança energética, agenda socioeconômica e de saúde pública para o Brasil.

  12. Não é à toa que essa abordagem holística do potencial do biodiesel tem sido veiculada por diversos representantes do governo brasileiro na discussão sobre o aumento da produção da indústria nacional, que atualmente lida com uma ociosidade de 50%. 

  13. A regulamentação intempestiva da importação, além de criar entraves para a transição energética, pode gerar uma competição predatória por parte dos players internacionais – esses, fortemente subsidiados no campo da exportação e sem o compromisso com as obrigações legais e sociais seguidas pelas usinas nacionais.

  14. Por fim, a Ubrabio, certa do apoio dos atuais membros Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), diferentemente da orientação do governo passado que gerou uma resolução contrária à Lei 9.478/97 (Política Energética Nacional), tem confiança na reversão da decisão para assegurar segurança jurídica do setor e o interesse nacional.

  15. A banda Papazoni acaba de lançar o CD “Papa di Verão”, gravado em estúdio, em Salvador. O novo trabalho vem como ferramenta para fortalecer o grupo nesse período que antecede o verão e na estação mais quente e aguardada do ano. No repertório, hits que estão tocando em todo o Brasil e músicas autorais que marcam a carreira do Papazoni. 

   16, O CD já está disponível nas plataformas digitais, traz 22 faixas e toda a energia da apresentação do grupo, além de sucessos como “Só as Barbas”. Isso sem falar das canções “Mulheres Unidas”, “50 Centavos” e “Eu Tive um Amor”, a atual de trabalho, que segue em crescente no stream e promete agitar o verão e o Carnaval. “O resultado desse novo trabalho está lindo e mostra todo o astral do nosso show. 

   17. Esse CD tem a cara e o swingue do verão. Ansioso para saber o retorno do público!”, disse Felipe Gama, vocalista. Para ouvir o CD, basta acessar (https://www.suamusica.com.br/papadiverao).

  18. A Prefeitura de Salvador entregará nesta sexta-feira (24) um novo Centro de Tratamento Oncológico para atender exclusivamente a pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das instalações do Hospital Santa Izabel (HSI). 

   19. A estrutura será inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, às 11h, em solenidade no próprio hospital, localizado na Praça Conselheiro Almeida Couto, 500 – Nazaré.

  20. A obra foi fruto de um convênio firmado entre a administração municipal e a Santa Casa da Bahia, instituição gestora do HSI. O novo centro possibilitará assistência integral, resolutiva e acolhedora aos pacientes em tratamento do câncer na capital baiana, prestando serviços ambulatoriais e de alta complexidade.

  21. Antes desta entrega, o prefeito Bruno Reis participa da abertura da Expo Carnaval, a partir das 9h, evento que acontece no Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio, até o próximo domingo (26). Será um encontro da cultura brasileira, com oportunidades de negócios para empreendedores locais e internacionais e, ao mesmo tempo, um espaço para a discussão de questões importantes relacionadas ao Carnaval, cultura, arte e turismo.