Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITO RUNO REIS ABRE FESTIVAL SALVADOR CAPITAL AFRO NESTA QUARTA

O evento de premiação do 21° Festival de Música Educadora FM acontece no dia 09 de dezembro (sábado), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
21/11/2023 às 17:07
1. Começa nesta quarta-feira (22) a 2ª edição do Festival Salvador Capital Afro, evento realizado pela Prefeitura de Salvador que visa estimular o desenvolvimento da economia criativa, valorizar os talentos negros locais e potencializar o protagonismo da cidade no segmento do Afroturismo. O prefeito Bruno Reis vai participar da abertura, a partir das 9h, no Espaço Cultural da Barroquinha. Gestores culturais do município também estarão presentes.

   2. A programação, que vai até sábado (25), reúne painéis, apresentações musicais, oficinas, rolês afros (passeios afrocentrados) e rodadas de negócios com foco nos eixos temáticos: afroturismo, artes visuais e música. 

   3. Nos três dias do evento, serão discutidos temas fundamentados em dados do mercado do turismo afro. Dentre elas estão “Estratégias de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Combate ao Racismo”, “Black Money”, “Aquilombamentos Culturais e Circulação Artística”.

   4. Como forma de ampliar o acolhimento integral e humanizado, diminuindo as consequências psíquicas do desemprego na saúde da população LGBT+, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), promove nesta quarta-feira (22), o cadastramento gratuito e facilitado para os/as assistidos/as no Ambulatório municipal LGBT+.

   5. A ação acontece no próprio equipamento de saúde, localizado no Multicentro Carlos Gomes, na Av. Carlos Gomes, das 08 às 16h. O cadastramento será feito por ordem de chegada, sendo obrigatória a apresentação de documento original de identificação, currículo, carteira de trabalho, comprovante de residência e comprovante/histórico escolar.

  6. As vagas são direcionadas de acordo com o perfil do/a trabalhador/a, e não conforme a sequência de cadastro. Existindo a vaga e atendendo aos critérios solicitados pelas empresas, o trabalhador será encaminhado para participar do processo de seleção. 

  7. “O final de ano é uma ótima oportunidade para empregar, ainda que temporariamente. Levando em consideração que temos um alto índice de pessoas desempregados acolhidos no ambulatório LGBT+ , estamos promovendo esse cadastramento in loco, ou seja, facilitando o processo e aproximando o serviço do público”, destacou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

  8. De acordo com a gerente do Multicentro Carlos Gomes, Paloma Xavier, a estratégia foi elaborada com o objetivo e fortalecer o cuidado humanizado dos cerca de 170 acolhidos diariamente na unidade. “Visto que uma das principais causas de sofrimento entre o público é o desemprego, pensamos em uma forma de ampliar as possibilidades e contribuir com esse processo de busca de trabalho, pois entendemos o quanto é importante para o contexto social e o cuidado integral em saúde”, afirmou.
anexos
  
   9. Designado relator das contas do poder executivo estadual referente ao exercício 2022 pela Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), da qual é membro titular, o deputado estadual Hassan (PP) apresentou nesta terça-feira (21) relatório favorável, opinando pela aprovação das contas.

  10. Compostas pelo relatório de execução do Plano Plurianual 2020-2023, ano III, demonstrações contábeis consolidada do Estado do exercício 2022, e relatório imobiliário do estado. O parecer apresentado por Hassan foi aprovado pela Comissão de Finanças e deu origem a um decreto legislativo que passa agora a tramitar de forma ordinária na ALBA.

   12. A Comissão de Trabalho da Câmara Federal, em Brasília, aprovou nesta semana o Projeto de Lei (PL) nº 5207/19, de autoria do deputado baiano Alex Santana (Republicanos-BA), que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) menção às competências de profissionais graduados em cursos de tecnólogo em segurança do trabalho.

   13. De acordo com a Agência Câmara Notícias, o texto foi aprovado na forma do substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO) ao PL de Santana. Ela retirou da proposta original a previsão que atribui aos conselhos de fiscalização profissional, entidades consideradas autarquias, a competência para habilitar esses profissionais.

   14. “Entretanto, a essência de nossa proposta se mantém, o que assegura melhores condições de trabalho para essa categoria, bem como insere as suas prerrogativas legais, sem deixar margens para indefinição, o que é muito positivo e benéfico a esses importantes profissionais”, destaca Alex Santana.

  15. O PL segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para ser analisado em caráter conclusivo.

   16. A VIABAHIA, concessionária responsável pela administração da BR-324, realiza intervenções de manutenção no pavimento em trechos estratégicos da rodovia durante esta semana. As ações, que ocorrem a partir das 20h, tem em média quatro horas de duração. 

   17. Os serviços acontecem nas faixas de tráfego de forma intercalada, sem interdição total da pista. O primeiro trecho concluído foi no KM 608+250, na região de Simões Filho. Os próximos trechos, nos municípios de Simões Filho (KM 605+200) e Salvador (KM 614+00), passarão pelas intervenções hoje e amanhã (21 e 22), ambos no sentido Feira de Santana x Salvador. 

   18. Esta é mais uma atividade prevista no cronograma de manutenção e serviços da concessionária. A VIABAHIA reforça seu compromisso com a segurança dos usuários durante as intervenções, garantindo uma sinalização eficiente. "Todas as medidas estão sendo tomadas para minimizar impactos e proporcionar um trajeto seguro para os condutores", destaca o Supervisor de Operações, Elio Nogueira. 

   19. O evento de premiação do 21° Festival de Música Educadora FM acontece no dia 09 de dezembro (sábado), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Para marcar esse momento, um dos mais aclamados compositores do país, Nelson Rufino, acompanhado das sambistas Roberta Sá e Teresa Cristina, canta sucessos da sua carreira. Os ingressos começam a ser vendidos nesta terça- feira (21) e podem ser adquiridos no Sympla e na bilheteria do teatro.

   20. Com canções que marcaram gerações, Rufino canta e relembra momentos dos quase 60 anos de trajetória artística. ‘O Poeta’ é reconhecido nacionalmente pela riqueza de suas obras. Ao longo da carreira, realizou grandes parcerias e lançou sambas de sucesso como ‘Todo Menino é um Rei’ e ‘Verdade’, imortalizada na voz de Zeca Pagodinho. Artistas como Jorge Aragão, Péricles e Elza Soares interpretam suas canções. 
  
   21. A cerimônia vai revelar os 6 vencedores, escolhidos pela Comissão Julgadora, que receberão prêmios de R$ 9 mil e R$ 16 mil, para a melhor música, melhor arranjo e melhor intérprete, nas categorias música instrumental e música com letra. Além da premiação do Festival, este ano, o vencedor da categoria ‘Melhor Música Com Letra’ ganhará da empresa de tecnologia e música, ONErpm, a gravação de um EP com até 5 faixas. 

   22. A esses prêmios se somarão mais 2 selecionados por voto popular, a ‘Música instrumental mais votada pelos ouvintes’ e a ‘Música com letra mais votada pelos ouvintes’. Esta última ganhará da ONErpm a gravação de um single (1 faixa).  



A 21° edição do Festival de Música Educadora FM tem patrocínio do Conselho Nacional do SESI (CN Sesi).