Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO AMPLIA COLÉGIO EDVALDO FERNANDES NO BEIRU COM NOME DE ZUMBI

No Dia da Consciência Negro, hoje, Jerônimo esteve em Brasília com Lula
20/11/2023 às 11:56
  
   1. O governador Jerônimo Rodrigues vai inaugurar, às 7h30min desta terça- feira (21), o Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no bairro Tancredo Neves, em Salvador. A unidade foi ampliada e modernizada, e passará a funcionar em Tempo Integral, com teatro, quadra poliesportiva coberta, novas salas de aula, laboratórios e cozinha. As obras contaram com investimento de R$ 8,6 milhões.

  2. O Colégio Estadual de Tempo Integral Zumbi dos Palmares, antigo Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, será a 31ª unidade escolar, neste modelo, entregue este ano pelo Governo do Estado. Em 2023, também foram entregues dois Complexos Poliesportivos e 13 ampliações com modernização.

   3. Na manhã desta segunda-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia "O Brasil pela Igualdade Racial", realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de líderes, ativistas e outras autoridades, para celebrar o Dia da Consciência Negra. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, apresentou um conjunto de 13 ações, incluindo a criação do Grupo de Trabalho Interministerial de Comunicação Antirracista. 

   4. Entre os destaques está o compromisso do Governo Federal de destinar R$ 8 milhões a serem investidos em formação especializada para quem trabalha no atendimento psicossocial de mães e familiares vítimas de violência, elaboração de protocolo para o fluxo de atendimento e definição de diretrizes para supervisionar a rede socioassistencial do Estado. 

  5. Foi anunciado que o projeto piloto será desenvolvido na Bahia e no Rio de Janeiro, com apoio de universidades públicas. Também no evento desta segunda, o Hip-Hop foi oficialmente reconhecido como referência cultural brasileira, por meio de um decreto presidencial. 
                                                               ****
  5.  O Salvador Bahia Airport promove a Ocupação AeroCultural - A Cultura Preta Decola durante o Mês da Consciência Negra. Uma iniciativa que não apenas celebra a arte e a cultura afrodescendente, mas também proporciona visibilidade a novos talentos locais. Até o dia 30 de novembro, o aeroporto se tornará um espaço de expressão cultural, acolhendo uma variedade de eventos e atividades que buscam destacar a identidade e a pluralidade da cultura afro-brasileira.   

    6. Dentre as ações planejadas, destaca-se o Studio Nine Four Records, localizado no térreo, próximo ao desembarque doméstico. O estúdio, em funcionamento nos dias 22 a 24 e 27 a 30 de novembro, das 10h às 16h, proporcionará a experiência de produção musical, com foco especial nos gêneros rap e trap. Essa iniciativa busca democratizar o processo de criação musical, oferecendo oportunidades a talentos emergentes. 

   7. Uma programação musical diária acontece, das 12h às 15h, durante a semana, além de oficinas e intervenções artísticas, até o dia 30 de novembro. 

   8.  Além das iniciativas em destaque durante o Mês da Consciência Negra, o aeroporto mantém uma agenda anual dedicada ao tema, apoiando e participando ativamente de eventos culturais que enaltecem a riqueza da herança afro-brasileira. Essa abordagem holística reflete o comprometimento do aeroporto em criar um ambiente inclusivo e valorizar as contribuições culturais que fazem parte da história da Bahia. 
  
   9. As equipes de Tamandaré do Povo Tupinambá, Indígena Pataxó do Povo Pataxó, Tuxá Banzaê e Tuxá Ibotirama disputam, no próximo sábado (25) e domingo (26), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, a semifinal e final da 2ª Copa Indígena de Futebol - Kwá Tepé Turusú Yapisáwa. O evento esportivo, dividido em três fases, reuniu 30 etnias da Bahia distribuídas geograficamente entre as regiões Norte, Sul, Extremo Sul e Oeste do estado.  

   10. As quatro equipes classificadas que disputarão a última etapa do torneio na capital baiana são compostas por 22 atletas cada e todos contam com transporte para deslocamento de suas aldeias até Salvador, além de hospedagem e alimentação. Cada delegação incluirá, ainda, em sua composição, oito atletas femininas, das diversas etnias, que formarão duas equipes para uma partida de exibição, antes da final masculina. 

  11. Está chegando a hora! A partir da próxima quinta-feira (23), o ENAPRO 2023, um dos eventos mais aguardados do mercado publicitário, vai movimentar a paradisíaca Praia do Forte, no Litoral Norte baiano.  Promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) e pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

  12. O encontro será realizado, de 23 a 25 de novembro, no Espaço Baleia Jubarte, e vai reunir grandes especialistas para discutir as últimas tendências e inovações, junto a um público de líderes e profissionais de agências de todo o país, de veículos de comunicação, fornecedores e muito mais.

  13. Em sua terceira edição, o ENAPRO 2023 será uma oportunidade única para os profissionais se conectarem com o que há de mais novo, com palestras de pensadores da atualidade, para explorar tópicos como criatividade, redes sociais, etarismo, empreendedorismo social e comunicação. 

  14. A programação terá apresentações de Alexis Pagliarini, especialista em ESG e em processos de Criatividade e Inovação com Propósitos; Bete Marin, Cofundadora da MV Marketing – primeira agência digital especializada no público maduro; Bruna Exposito, líder do time de agências de Growth do TikTok; Celso Athayde, fundador da CUFA - Central Única das Favelas e diretor geral da Expo Favela; Gabriela Sicito, Diretora de Inteligência de Mercado e Serviços da Globo e Vicente Carvalho, fundador do site Razões para Acreditar.

  15. A proposta do ENAPRO é transformar o evento também em uma grande rede social ao vivo, para oferecer mais do que o conteúdo, mas também momentos dedicados ao networking, como happy hour e almoços, permitindo que os participantes interajam com os palestrantes, colegas de setor e potenciais parceiros de negócios. 

  16. A programação terá ainda sorteio de brindes, ingressos e serviços, tudo para deixar o ambiente descontraído para todos.

   17. “Estamos ansiosos para proporcionar aos participantes do ENAPRO 2023 uma imersão profunda no que há de mais inovador e inspirador na indústria da publicidade. Este será um encontro que deixará uma marca duradoura na forma como vemos e abordamos o cenário publicitário brasileiro”, enfatiza André Mascarenhas, presidente do Sinapro-Bahia.

  18. O ENAPRO vai fazer homenagens póstumas a dois renomados representantes do mercado publicitário: José Linhares e Duda Mendonça. Nos tributos, serão apresentados vídeos dos homenageados, com curadoria do jornalista e escritor Nelson Cadena.

  19. Na cerimônia de abertura, no dia 23, o empresário José Linhares, falecido em agosto deste ano, será lembrado de forma muito especial com a participação de seus familiares. No dia 25, para homenagear Duda Mendonça, falecido em 2021, será entregue à sua família uma obra feita pelo artista plástico Marcelo Gomes, para celebrar a jornada deste ícone da propaganda.

   20. Os jornalistas politicos credenciados na Assembleia Legislativa escolhem na terça-feira, 21, os melhores deputados do ano 2023 em votação secreta.