Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ALAGOINHAS INGRESSA NO CIRCUITO DOS EVENTOS DA BAHIA COM BEER FESTIVAL

A primeira noite do Bahia Beer teve no palco principal shows de Nanabanda, Edson Gomes e Xandy Harmonia. O festival segue até domingo (19)
18/11/2023 às 11:49
  1. Hotéis lotados, comércio aquecido, novos negócios e cerveja de qualidade. Nesse clima, o Bahia Beer Festival - Alagoinhas foi aberto, na noite de sexta-feira (17), no Parque de Exposições Miguel Fontes, para três dias da festa cervejeira que chegou no município para se consolidar como a mais nova atração da zona turística Caminhos do Sertão.  

  2. A largada do festival teve a participação de autoridades, de representantes do trade turístico e artistas. O Bahia Beer é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com a Prefeitura de Alagoinhas, e tem o apoio do Governo Federal. 

   3. “Esse grande evento é resultado da união de esforços da prefeitura e dos governos estadual e federal. O município celebra a alegria, com a movimentação econômica que gera empregos e receita, fortalece o nosso turismo e melhora a qualidade de vida da população”, comemorou o prefeito Joaquim Neto. 

   4. “É uma noite que entra para a história de Alagoinhas e região, com um festival muito bem estruturado, em sintonia com a força do município como o maior polo produtor de cerveja do Norte e Nordeste. Os turistas ganharam mais um motivo para visitar a Bahia”, completou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

   5. A programação começou com a escolha da Rainha da Cerveja. Dezenove candidatas se inscreveram e dez foram selecionadas pelo voto popular para a final. Elas desfilaram para um júri de especialistas, que escolheu como vencedora a consultora de vendas Eliana Santos da Silva, 33 anos, nascida em Alagoinhas. 

   6. Na Passarela da Cerveja, o público conferiu os estandes de cervejarias de diversas regiões da Bahia e de equipamentos do segmento, além de praça de gastronomia, exposição de artesanato e palco musical alternativo. No espaço, a Setur-BA realiza a pesquisa sobre o perfil do turista que participa da festa. 

   7. A primeira noite do Bahia Beer teve no palco principal shows de Nanabanda, Edson Gomes e Xandy Harmonia. O festival segue até domingo (19), com os concursos da melhor cerveja artesanal e do prato que leva a bebida na receita, palestras e apresentações de Psirico, Calcinha Preta e Bell Marques, entre outras atrações. 

   8. De 11 a 14 de novembro aconteceu, em Curitiba, a 35ª CONFAM- Conferência das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil). A representação de Salvador esteve presente com uma delegação composta pela presidente local da instituição, Rose Rozendo, a vice-presidente, Marineide Nunes, a diretora Rejane Alves, e pela BPW Jovem, Emily Rozendo.

   9. E Salvador foi a cidade escolhida para sediar, em outubro de 2024, a 36º CONFAM. Foi realizada uma votação entre as 300 mulheres presentes, que tiveram que decidir entre Salvador e Goiânia. E 68,8% escolheram a capital da Bahia como sede deste evento de Mulheres de Negócios e Profissionais.

  10. “Este será um momento ímpar para o empreendedorismo feminino baiano. Pois vai proporcionas ao ecossistema de empreendedorismo feminino da cidade oportunidades de conexão e de fazer negócio com mulheres do Brasil. E vamos retribuir a essas irmãs BPW todo acolhimento e carinho”, afirma Rose Rozendo.

  11. A BPW - Business Professional Women é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, apartidária e não assistencial.

  12. Foi fundada, em 1930 em Genebra na Suíça, por Lena Madesin Phillips, nascida nos Estados Unidos. Ela foi eleita a primeira presidente internacional, e, de acordo com a BPW, trabalhou ativamente até 1947.

  13. A entidade passou a existir na Suíça, Estados Unidos, Áustria, Canadá, França, Grã-Bretanha e Itália. E hoje existe em 112 países.

  14. No Brasil, como federação, a organização foi implantada em 1980. Na época só existiam três associações: São Paulo, Brasília e Joinville. Hoje há BPW’s nas cinco regiões do Brasil, totalizando 1.122 associadas.  

  15. O Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no bairro Tancredo Neves, em Salvador, recebeu obras de ampliação e modernização, e passará a funcionar em Tempo Integral. A inauguração será realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, na segunda-feira (20), às 8h30. A unidade ganhou teatro, quadra poliesportiva coberta, novas salas de aula, laboratórios e cozinha. As obras contaram com investimento de R$ 8,6 milhões.

  16. O Colégio Estadual de Tempo Integral Zumbi dos Palmares, antigo Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, será a 31ª unidade escolar, neste modelo, entregue este ano pelo Governo do Estado. Em 2023, também foram entregues dois Complexos Poliesportivos e 13 ampliações com modernização.

  17. A capacitação sobre turismo de experiência no agronegócio, o futuro da cerveja artesanal e Cozinha Show com camarão defumado no creme de limão rosa são os destaques do último dia da e-Agro. A feira gratuita, promovida pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae, ocorre no Centro de Convenções de Salvador, até este sábado (18) e a programação completa pode ser conferida em https://www.eagrodigital.com.br/. A atração musical do encerramento será

  18. Na feira os visitantes encontram queijos artesanais, cafés premiados, vinhos selecionados, chocolates e cervejas artesanais  Katia Santa Rosa, que conduz a Capril Kadosh (@caprilkadosh), laticínio familiar de Camaçari, comemora os resultados das vendas. 

  19. “Lançamos quatro produtos dentro da e-Agro: doce de leite em pasta, queijo frescal e feta e o requeijão de cabra. Estamos muito satisfeitos porque as vendas estão a mil. Já no primeiro dia ficamos surpresos, não paramos de trabalhar um só momento. A movimentação está muito legal aqui”, resume.

   20. “Surpresa positiva” também foi a expressão escolhida por Lenice dos Santos, da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC - @coopercuc), para definir o bom resultado das vendas na e-Agro. Logo no primeiro dia o principal produto da cooperativa, a geleia de umbu, acabou. “O movimento está ótimo, a geleia de umbu e o mini kit frutas da caatinga orgânico têm saído bastante”, comemora.

   21. A e-Agro é promovida pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae e conta com patrocínio da Aiba, Abapa, Syngenta, Sistema Fecomércio-BA, Prefeitura de Salvador e Abrasel.