Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL EM BAIXA PRECISA MUDAR A MENTALIDADE

Futebol para Copa do Mundo exige jogos viris e sem reclamações
17/11/2023 às 11:46
     1. O futebol brasileiro está em baixa. Não é nem a sombra do que foi e das memoráveis vitórias e titulos que conquistou. Quem assistiu o jogo do Brasil contra a Colômbia, ontem, pode perceber isso com clareza: jogadores caindo no gramado a todo momento, técnico nervoso reclamando do juiz sem qualquer motivo para seu gesto, goleiro que não consegue fazer uma saída de bola, defesa que foi driblada seguidas vezes por Luis Diaz jogador de estatura baixa que ainda fez dois gols de cabeça, meio de campo parecendo uma barata tonta e ataque sem objetividade. 

   2. Louve-se a iniciativa do técnico Fernando Diniz em convocar jogadores que atuam no Brasil e que estão se destacando no campeonato brasileira. Como entender só colocar em campo o atacante Endrick, do Palmeiras, faltando 6 minutos para terminar o jogo e quando a seleção já estava derrotada? Futebol não se resolve com milagre. O correto era colocar Endrick desde o inicio do jogo e também colocar Weverton no gol que é bem melhor do que os dois que veem atuando. O que atuou ontem só não levou 4 ou 5 gols porque Diaz errou o alvo várias vezes que passeou como quis na defesa brasileira.

  3. O futebol brasileiro está precisando de um choque de responsabilidade, de pés no chão, jogar futebol e deixar de ficar abrindo braços para os juizes sentados no gramado, reclamando de faltas, tocar as bolas de primeira, e acabar com essa mania de fogar para trás. Ontem, teve cobranças de escanteio que os jogadores brasileiros ao invés de cruzar a bola na pequena área do goleiro e até tentar gols olimpicos como Messi faz davam a bola para trás e a pelota ia parar quase no meio do campo. Teve uma delas que chegou ao goleiro.

  4. Ora, o europeu e o sul-americano não tem esse tipo de jogada no estilo caranguejo e põe na área para que os atacantes façam gols de cabeça. E quantos gols têm sido feitos assim? Centenas. A seleção brasileira - não sei quem inventou essa maluquice - joga a bola para trás. Em cobranças de falta em tiro direto nas proximidades da grande área não temos, hoje, um bom cobrador. Neymar Jr ainda tinha uns lampejos, e só. Mas Neymar está operado do joelho e vai demorar meses para retornar ao futebol.

  5. O Brasil hoje é o quinto no futebol sul-americano com futebol inferior ao Uruguai, Argentina, Equador e Colômbia e não será surpresa se for ultrapassado pelo Chile e a Venezuela;

   6. Os atletas brasileiros são excelentes do ponto de vista técnico. Jogam na Europa nos melhores clubes e os brasileiros que atuam no Brasil jogam nos melhores clubes. E por que, então, reclamam tanto de jogadas duras como o que aconteceu ontem. 

   7. A Colombia tem um time de jogadores fortes, musculosos e altos na defesa, e atletas de fôlego invejável no meio de campo. Até James jogou 90 minutos como um garoto de pelada. Na Copa vai ser nesse nível ou mais ríspido. E os juizes não marcam quaisquer faltas das que estamos acostumados a ver nos campeonatos brasileiros.

  8. A propósito, nos campeonatos brasileiros, os jogadores só faltam bater nos juizes, exceto em Daronco, que é um Huck. Vão pra cima dos juizes de dedo em riste, falam palavrões, é uma loucura e as punições a esses atletas e alguns dirigentes afoitos são pequenas. 

  9. Vocês veem que os vicios dos jogadores brasileiros estão em casa, no nosso terreiro, e são levados para a seleção. Ou muda, convoca uma defesa mais forte e adota outros procedimentos, ou melhor é nem ir para a Copa. 
                                                         ****
  10. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) voltou a atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desta vez, durante discurso na Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira (17). O parlamentar mineiro participou da Cúpula Transatlântica como "liderança jovem", na sede da entidade, em Nova York.

  11. Nikolas chamou Lula de "ladrão" e disse que ele "deveria estar na cadeia". O deputado fez menção a Olavo de Carvalho e direcionou críticas à  ativista ambiental sueca Greta Thunberg e ao ator americano Leonardo DiCaprio, acusando-os de apoiarem o presidente brasileiro.

  12. O PV acionou o STF com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7.511) contra a anistia de multas administrativas aplicadas pelo descumprimento de regras sanitárias durante a pandemia da Covid-19, concedida pelo governador Tarcísio de Freitas, que na prática livram Bolsonaro em cerca de 1 milhão de reais.

  13. Em seu despacho, o ministro Luiz Fux afirma que sua decisão é definitiva e a ação tenha rito abreviado. “A presente ação direta de inconstitucionalidade questiona a validade de norma estadual que, conforme alegado, viola o direito fundamental à saúde e a higidez das receitas públicas, o que evidencia a relevância da matéria e seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica. 

  14. Nesse particular, enfatizo a conveniência de que decisão venha a ser tomada em caráter definitivo, mediante a adoção do rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei federal 9.868/1999. Ex positis, notifiquem-se as autoridades requeridas, para que prestem informações no prazo de 10 (dez) dias. Após, dê-se vista ao Advogado Geral da União e ao Procurador-Geral da República, para que cada qual se manifeste, sucessivamente, no prazo de 5 (cinco) dias”, decidiu Fux.

  15. O governador Jerônimo Rodrigues visita, às 8h deste sábado (18), a Feira do Homem, promovida na Arena Fonte Nova, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais. A iniciativa, que segue até domingo (19) com expectativa de atender até 12 mil pessoas, entre 18 e 65 anos, faz parte da campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.
 
  16. Serão disponibilizados diversos serviços de saúde e de cidadania. As vagas já foram previamente preenchidas, e todas as pessoas que agendaram terão atendimento garantido. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. 

  17. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica. Também na Arena Fonte Nova, estará estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde será ofertada emissão de primeira e segunda via de RG.

  18. A saúde física e mental da população negra são temas do congresso pioneiro que acontece nos próximos dias 23, 24 e 25 de novembro (quinta-feira a sábado) em Salvador. Será a primeira vez que uma comunidade de profissionais de saúde se reúne por três dias no Brasil para discutir sobre demandas e cuidados específicos da população negra no que diz respeito a tratamentos médicos e bem-estar. 

  19. Com uma grade que envolve 60 especialistas em palestras, painéis e mesas redondas, o 1º Congresso Brasileiro de Saúde e Estética Negra acontece no moderno auditório do Centro de Convenções do Hospital Mater Dei Salvador. Mais informações: @saudebelezanegra

  20. A idealizadora e presidente do Congresso, a médica baiana Tatiana Novais, primeira cirurgiã plástica negra do Brasil, informa que o intuito é inovar, tanto em conceito quanto em formato, em busca de reconhecer a importância de estudar, valorizar e atender as diversas demandas específicas da população negra em áreas da saúde física e mental, como oncologia, dermatologia, ginecologia, tricologia, cosmiatria, psicologia entre outras. “Existe um déficit na qualidade de atendimento a esse público no mercado de saúde, que está relacionado ao não compartilhamento de conhecimentos sobre as condições, reações e especificidades do paciente negro, e a ideia é difundir e ampliar o debate nesse segmento”, esclarece ela.