Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER SINALIZA ROBINSON COMO SEU CANDIDATO A PREFEITO DE SALVADOR

Senador destaca, no entanto, que decisão para ser o único passa por Jerônimo Rodrigues e Rui Costa
28/10/2023 às 11:44
  
  1. Presente na Plenária Municipal do PT de Salvador neste sábado, 28, na Alba, o senador Jaques Wagner afirmou que Robinson é o seu pré-candidato a prefeito de Salvador. "Estou aqui para que todo mundo saiba que o meu primeiro candidato é Robinson, é o candidato do meu partido, é o meu candidato", enfatizou Wagner. Mas, também deixou claro que não é o único da Bahia e isso depende de Jerônimo e Rui. 

  2. O senador falou sobre o processo de montagem da chapa. "A coordenação do processo é do governador Jerônimo, como teria que ser, é claro que participa-se como o governador Rui também, e cada partido está apresentando seus candidatos. A reunião que não pude participar há duas semanas com várias lideranças de todos os partidos, o governador puxou e houve o acordo que a gente deve trabalhar diferente do que trabalhamos quatro anos atrás por uma candidatura única", disse.

  3. "Hoje a gente está mudando a tática e prefere juntar, unir todas as forças para chegar a eleição com todo capital do movimento social, toda militância, todos os partidos. Por isso, vai ser um processo. Tem Robinson, Olívia, Isidóro, Geraldinho, tem o nome de Lídice", afirmou Wagner, que afirmou estar procurando ajudar para tranquilamente unificar a base.

  4. Robinson destacou o projeto de desenvolvimento e inclusão social do PT para a capital baiana. "O melhor de Salvador é o nosso povo. Vamos apresentar um novo projeto pra cidade, inspirado nas tradições da esquerda democrática, que junta desenvolvimento econômico com inclusão social. 

  5. Por tudo que aconteceu hoje nessa plenária, estou convicto que o PT tem todos as condições de liderar a base do governador e ganhar as eleições em 2024 em Salvador", afirmou Robinson.

   6. O presidente do PT no estado, Éden Valadares, enfatizou que a apresentação do nome de Robinson não é uma imposição, mas uma colaboração para discussão. 

  7. "A posição do partido está decidida pelo Diretório Municipal de apresentar a candidatura do companheiro Robinson para debate no Conselho Político do governador com os partidos aliados. A candidatura do PT não é uma candidatura em si mesma. O PT não tem candidatura para se afirmar, para apresentar isoladamente, é uma candidatura para unificar o grupo de Lula e Jerônimo em Salvador. 

  8. - Nós reunimos todas as condições para liderar esse processo, seja pela qualidade do nosso candidato, pela capacidade que Robinson tem de representar projeto do time de Lula e de Jerônimo, foi secretário, deputado, seja porque nossa Federação reúne sete vereadores, uma grande base de vereadores, tem muita relação com a cidade, com os movimentos sociais, a juventude, as mulheres, o movimento negro, com a intelectualidade. Então estamos oferecendo ao governador e aos partidos alguém da envergadura de Robinson e alguém da envergadura do PT, PCdoB, PV".

  9. Cema Mosil, do Diretório Municipal, relembrou, por sua vez, que o PT vem desenvolvendo programas para transformar a capital baiana em uma cidade menos desigual e mais atrativa.

  10.  “Investimos em discussões sobre os principais problemas e estamos há mais de dois anos buscando soluções para estes gargalos. Não podemos permitir que uma das mais importantes capitais brasileiras viva de fachada, de pintura de meio-fio e obras que priorizam, em sua grande maioria, bairros nobres. Salvador é a terceira cidade mais pobre do Brasil e merece um olhar não só cuidadoso, como prioritário para os menos favorecidos”, reforçou.

   11. Além do pré-candidato, dos presidentes estaduais e municipais, os quatro vereadores do PT com mandato na Câmara Municipal validaram a estratégia de apresentar um projeto antagônico ao de Bruno Reis, que tem visão e iniciativas completamente opostas aos do prefeito atual. Os vereadores acreditam na força da sua militância e que o PT é o partido mais indicado para enfrentar o grupo que hoje comanda a cidade.
                                                                         ***** 

  12. O 23º Batalhão da Polícia Militar vai ganhar uma sede própria, que será erguida no terreno de 3 mil m² doado pela Eindom Empreendimentos, responsável pela construção do Village Itaparica, localizado na mesma área onde funcionou o antigo Club Med, na Ilha de Itaparica. 

  13. A nova sede ficará dentro do terreno do empreendimento, às margens da rodovia BA 001. Com o novo Batalhão, a estrutura da PM na região vai quadruplicar, oferecendo mais segurança para a população.

  14. Na tarde de ontem (27/10), o documento de assinatura de doação vitalícia do terreno foi assinado por Samuel Goldstein, sócio-diretor da Eindom, Ten Cel Everaldo Maciel Rodriguez, do comandante do 23º Batalhão e por Marcus Vinicius Marques Gil, prefeito de Vera Cruz, município onde ficará a sede do batalhão. 

  15. Além de Vera Cruz, a cerimônia contou com a presença dos prefeitos dos municípios que serão assistidos pelo 23º Batalhão: José Elias das Virgens, de Itaparica, e Wilson Ribeiro Pedreira, de Salinas das Margaridas. Estiveram presente Heráclito Arandas, prefeito de Jaguaripe, e André Ferrero, representado Luís Bacellar, secretário de Turismo do Estado

  16. As obras do novo batalhão serão iniciadas assim que seja concluído o processo legal de doação do terreno. A previsão de finalização da obra é de 6 a 8 meses. A nova sede vai promover mais segurança para moradores e turistas na Ilha de Itaparica. O efetivo de policiais, que atualmente é de 170, vai subir para 500, e o número de viaturas passará de 12 para 30.

  17. “Além da sustentabilidade ambiental, no século 21 o mundo tem de ter a relação ganha a ganha. E Samuel Goldstein dá exemplo disso não só na teoria, nas palavras e na escrita, mas na vida prática. Ele está empreendendo para possamos viabilizar aqui a construção do batalhão”, comentou o Tem Cel Everaldo Maciel Rodriguez, acrescentando que “como o policiamento ostensivo vai aumentar, a violência deve diminuir a curto e médio prazos”.

  18. A área que vai abrigar as instalações do 23º Batalhão é estratégica – fica às margens da rodovia BA 001 -, com grande movimentação e uma posição geográfica ideal para contemplar os municípios da ilha e da região. “A questão da segurança é um assunto muito presente em todas as cidades do Brasil, por isso, tenho a certeza de que com a doação do terreno vamos contribuir muito com a segurança de Itaparica e região. Vamos apoiar a ilha no que for possível”, disse o sócio-diretor da Eindom.

  19. O novo Batalhão vai abrigar seis companhias da PM responsáveis pelo policiamento de Itaparica, Mar Grande, Salinas de Margarida, Cone Sul (englobando as localidades de Cacha Prego e Aratuba), Matarandiba e Ponte do Funil, e a Companhia Especial de Policiamento Tático, na sede do Batalhão.

  20. “O Village Itaparica mostra que é um importante empreendimento para a região não só pelo seu tamanho e infraestrutura, mas pela sua visão social. Quero parabenizar Samuel por chegar à Ilha já associando a qualidade de vida e a busca de segurança para toda a comunidade. Este é um empreendimento que chega para gerar renda e trabalho”, afirmou Marcus Vinicius Marques Gil, prefeito de Vera Cruz.