Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AUTOR DA CHACINA DE LOBATO 1993 É PRESO ANDANDO PELO SÃO CAETANO

Os 40 anos da Escola Olodum, celebrados nesta quarta-feira (25), no Pelourinho, em Salvador, foi mais um momento para o vereador Luiz Carlos Suíca defender o legado do bloco afro na Bahia
26/10/2023 às 10:01
   1. Policiais do Serviço de Investigação, Buscas e Capturas (SIBC), vinculado a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) cumpriram, na quarta-feira (25), um mandado prisão definitiva contra um homem, de 63 anos, acusado de ser um dos autores de uma chacina no bairro do Lobato, que vitimou quatro adolescentes.

2. O autor foi localizado enquanto circulava no bairro de São Caetano, em Salvador. Ele foi apresentado na Polinter, onde segue custodiado. O homem passará por audiência de custódia e será encaminhado ao sistema prisional, para cumprimento da pena.

3. Quatro adolescentes estavam a caminho da escola quando foram surpreendidos pelo agente ferroviário, que abordou as vítimas no entorno de uma estação de trem, na Calçada. Os quatro garotos foram mortos a tiros.

4. O homem foi condenado a 36 anos de prisão em regime fechado. Um policial militar também foi acusado de participação no crime e condenado a cumprir pena de 42 anos, contudo foi posteriormente absolvido da acusação pela Justiça. O caso ficou conhecido como a ‘Chacina do Lobato’ e ocorreu em agosto de 1993.

                                                                 *****

5. Em mais um movimento para modernizar e garantir maior segurança e agilidade nas suas operações, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anuncia a implantação da primeira solução da Plataforma SDA Digital: o aplicativo MAPA-LABs. Lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 24 de outubro, a inovação foi desenvolvida pelo Serpro, empresa pública de TI do governo federal.

6. O aplicativo MAPA-LABs foi desenvolvido para apoiar a fiscalização federal agropecuária na coleta de amostras oficiais, sendo posteriormente expandido para as coletas de amostra de autocontrole. Com ele, servidores e entes privados no âmbito da Defesa Agropecuária poderão registrar as coletas de amostras e enviar seus dados diretamente para os laboratórios oficiais ou de autocontrole, otimizando o processo de análise.

7. A solução vai eliminar a necessidade de formulários e controles em papel, tornando o processo mais ágil, seguro e evitando erros ou possíveis fraudes. Nesta primeira versão, o app será especialmente útil para os registros de coletas de amostras do Programa Nacional de Qualidade do Leite (PNQL) e do Programa Nacional de Controle de Patógenos (PNCP) para salmonella em aves. 

8. De acordo com o Ministério, com o tempo todas as coletas de amostras oficiais da Secretaria de Defesa Agropecuária serão migradas para o app e completamente integradas à base única de dados da Plataforma SDA Digital.

9. Realizado pela primeira vez no Brasil e com o apoio do Governo do Estado, o Festival Liberatum será realizado na capital baiana, de 3 a 5 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, e fará parte da abertura da programação de ações estaduais para o Novembro Negro, em comemoração ao mês da Consciência Negra.

10. Os detalhes do Festival Liberatum, considerado instrumento para intensificar um diálogo intercultural, foram divulgados nesta quinta-feira (26) durante coletiva de imprensa on-line, com a participação do secretário de Turismo, Maurício Bacellar, do presidente global do Grupo Liberatum, Pablo Ganguli, e do presidente nacional do Liberatum, Filipe Ratz.

11. Após meses afastado para ocupar a presidência da Fundação Marimbeta, o vereador Manoel Porfírio (PT) reassumiu o mandato na Câmara de Itabuna. Ele tomou posse na manhã desta quinta-feira (26), no gabinete do presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD). Com isso, o então vereador Diego Pitanga (PT) voltou à posição de suplente.

  12. A 2ª roda de conversa do Papo Cabeça, evento chancelado pela Feira Afro Criativa, acontece nesta sexta-feira (27), às 18h, na Praça de Alimentação do Shopping Bela Vista e para este painel o tema abordado será “Racismo na infância”, com Giovanna Castro (gestora do Clube Mãe Impulsiona Criança Preta), Elizama Souza (licencianda em pedagogia), Carla Reis (psicopedagoga institucional e clínica pós em neuropsicologia) e Josimar Barbosa (especialista em inteligência emocional e comportamental), como palestrantes. 

  13. A entrada é gratuita e será mediada pelo comunicólogo e idealizador do projeto em questão, André Cunha. Após o Papo Cabeça, os participantes e palestrantes vão curtir o pocket show do grupo baiano “Pagode do Muniz.

  14. O deputado estadual Hassan (PP) comemorou na noite desta quarta-feira (25) a aprovação, pelo Senado Federal, do Projeto de Lei 334/2023, que prorroga por quatro anos, até 31 de dezembro de 2027, a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia, e incluiu a redução da alíquota patronal do INSS dos municípios de 22,5% para 8%. 

  15. “Essa é uma importante conquista do movimento municipalista, mas não podemos baixar a guarda. A luta continua”, disse ele, revelando sua expectativa pela sanção presidencial.

  16. Atento aos detalhes, Hassan alerta para a questão da segurança jurídica. Ele destaca que, de acordo com estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), essa redução da alíquota vai desonerar a folha de pagamento das prefeituras e representar economia de cerca de R$ 11 bilhões por ano para mais de quatro mil municípios brasileiros, mas frisa que a medida só vale por quatro anos. “Tem dia e hora para acabar. E depois?”, questiona.

  17. Os 40 anos da Escola Olodum, celebrados nesta quarta-feira (25), no Pelourinho, em Salvador, foi mais um momento para o vereador Luiz Carlos Suíca defender o legado do bloco afro na Bahia. Conforme o edil petista, as atividades e formações musicais e sociais marcaram as quatro décadas de atuação da escola e que muita novidade ainda virá pela frente.

   18. “São 40 anos de resistência e ajudando a formar cidadãos nesta cidade e neste estado. As ações realizadas no Olodum são imprescindíveis para a população negra soteropolitana. E por isso estou aqui, hoje, no Centro Histórico, celebrando esta data com o primeiro espetáculo musical de rua da escola”, salienta Suíca, que é conselheiro do bloco.

   19. Para a celebração das quatro décadas, a Praça das Artes, no Pelourinho, recebeu os alunos da Escola Olodum com um evento inédito. Foi a primeira vez que espetáculo musical de rua, intitulado de ‘Os Diamantes da Cidadania’, foi encenado. Os estudantes de percussão, canto, dança e teatro se apresentaram para o público. O enredo do espetáculo conta a história da instituição com interação e ações que foram compreendidas em sala de aula.

   20. “É importante frisar que a direção da escola, composta por mulheres pretas e jovens, promove o evento via Olodum. Elas que estão à frente desta nova jornada, resistindo ao racismo e à intolerância para manter viva a tradição afrodescendente na Bahia e no Brasil. A Escola do Olodum valoriza os direitos humanos e a inclusão social”, sintetiza Suíca.