Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VIOLÊNCIA NA BAHIA: ACM NETO SE SOLIDARIZA COM PROFISSIONAIS SEGURANÇA

Os moradores da Federação e adjacências recebem o programa Saúde nos Bairros, que facilita o acesso da população a uma gama de procedimentos, incluindo exames e consultas especializadas.
15/09/2023 às 08:47
1. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, se manifestou nas redes sociais sobre a morte do policial federal Lucas Caribé, morto em confronto com bandidos na manhã desta sexta-feira (15) em Valéria, Salvador. O político prestou solidariedade a todos os policiais que estão atuando contra a criminalidade na Bahia.

2. "Em mais um episódio lamentável envolvendo a morte de policiais no cumprimento de suas funções, presto minha solidariedade a todos os profissionais de segurança pública da Bahia, especialmente aos integrantes das polícias Militar, Civil e Federal. Que Deus conforte a corporação, amigos e familiares de todos policiais que, diariamente, se arriscam para proteger milhões de baianos", escreveu Neto no Twitter.

2. Gustavo Souza, diretor-geral da Polícia Federal, virá a Bahia após a morte de Lucas Caribé, policial federal morto durante operação no bairro de Valéria. A informação foi revelada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

3. Além de Caribé, outros dois policiais foram baleados durante a troca de tiros com criminosos - um federal e outro civil. Quatro suspeitos também foram mortos na ação. (Veja matéria completa neste site)

4. "Minha solidariedade aos policiais federais e estaduais atingidos por tiros na manhã de hoje na Bahia, quando estavam cumprindo mandados judiciais. Infelizmente o policial federal Lucas faleceu. O Diretor Geral da PF em exercício, delegado Gustavo Souza, vai hoje à Bahia para acompanhar os fatos e estabelecer as orientações cabíveis", escreveu Flávio Dino no Twitter.
                                                                           *****
5. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia tem a satisfação de convidar V. Sa e Ilma. Família para uma sessão especial de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia e dos 100 anos da sede do IGHB. A solenidade, proposta pelo vereador Teo Senna, vai acontecer dia 19 de setembro de 2023 (terça-feira), às 19h, no Plenário Cosme de Farias, Paço da Câmara Municipal de Salvador (Em frente ao Elevador Lacerda).

6. A Havan está entre as dez melhores empresas do varejo brasileiro, segundo o ranking “Melhores & Maiores Empresa”, elaborado pela revista Exame. Na lista, a varejista aparece ainda na posição 116 entre as mil maiores empresas do Brasil e a terceira entre as marcas de Santa Catarina.

7. O dono da Havan, Luciano Hang, comemora o reconhecimento da empresa que, neste ano, completou 37 anos. “Sempre digo que somos uma empresa feita de corpo, alma e coração e isso nos torna diferentes. Se conquistamos esses lugares no ranking é graças ao empenho e dedicação dos nossos mais de 20 mil colaboradores e o carinho dos nossos clientes que amam nossa marca”, diz.

8. Neste ano, a premiação avaliou empresas de capital aberto ou com dados públicos, a exemplo das demonstrações contábeis no Diário Oficial dos estados, balanços divulgados em fontes fidedignas (B3 e CVM) e veículos de comunicação idôneos de grande circulação.

9. A metodologia e a avaliação das empresas que participaram este ano do prêmio foram realizadas pelo Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), com participação de um comitê executivo da Exame.

10. A Communica Brasil, agência de comunicação estratégica, anuncia a conquista da conta de assessoria de imprensa da Faleiro, empresa com 70 anos de experiência na fabricação de alimentos congelados para todas as ocasiões do dia.

 11. A Faleiro é reconhecida por sua dedicação à qualidade e ao sabor caseiro em todos os seus produtos. Todas as linhas de alimentos são caracterizadas pela praticidade aliada à utilização de ingredientes naturais, sem conservantes, aditivos e estabilizantes. A empresa mantém um controle rigoroso de qualidade e processos produtivos para garantir um padrão de excelência, proporcionando aos clientes produtos com um sabor irresistível.

12. Dias depois de enchentes pela passagem de uma tempestade tropical devastarem o leste da Líbia, centenas de corpos começaram a aparecer em praias da região, onde mais de 11 mil pessoas morreram por conta da chuva.

13. Segundo o Crescente Vermelho - como é chamada a ONG Cruz Vermelha em países de maioria islâmica - os corpos estão sendo arrastados pela maré das águas e começaram a aparecer na areia de praias da cidade de Derna, a mais afetada.

14. "Em apenas duas horas, um dos meus colegas contou mais de 200 corpos na praia perto de Derna", disse Bilal Sablouh, gerente regional de perícia da Cruz Vermelha para a África. "Os corpos estão espalhados pelas ruas, sendo levados para a costa e enterrados sob edifícios desabados e escombros"

15.  Os moradores da Federação e adjacências recebem o programa Saúde nos Bairros, que facilita o acesso da população a uma gama de procedimentos, incluindo exames e consultas especializadas. 

16. A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, fará o lançamento oficial das ações neste sábado (16), no Pátio da paróquia de São Braz, na Praça Milton José, localidade do Vale das Muriçocas, às 7h30, onde está montada a estrutura para atendimento.

17. Serão ofertadas consultas médicas especializadas, exames laboratoriais, atendimentos odontológicos, vacinação, Ultrassonografias (Abdome total, mama bilateral, tireóide, doppler colorido carótidas, Pélvica (ginecológica); Eletrocardiograma (ECG), Ecocardiograma transtorácico, e mamografia bilateral. Também serão realizados agendamentos para Raio-X, preventivos, e, além disso, será feita captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas.

18. “Chegamos ao 17° bairro trazendo a saúde para perto de quem precisa. Estamos aqui para receber todos, sempre na escuta para entender as principais demandas da população. Temos uma equipe preparada para orientar, acolher e resolver, esse é o nosso objetivo sempre, conseguir acabar com a fila gerada na pandemia, aumentando a qualidade de vida dos soteropolitanos”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos.

19. A ação com atendimentos na localidade até 23 de setembro, das 7h às 17h. Para ter acesso aos serviços os interessados devem comparecer ao local munidos de cartão do Sus, RG e guia de exames pretendidos.

20. 20. A ordem de serviço para o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Santo Estêvão foi assinada hoje (15), pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita ao município.  

21. Serão investidos mais de R$ 11 milhões, com recursos próprios da Embasa, para a construção de uma estação elevatória de esgoto, a instalação de 14 km de ramais, de 16 km de redes coletoras e a implantação de novas ligações de esgoto, com o objetivo de interligar cerca de 3.500 imóveis ao sistema de esgotamento do município. 

22. Cerca de 13 mil habitantes serão beneficiados com a ampliação do sistema. “Com as obras, a Embasa vai dobrar a cobertura de esgotamento sanitário na sede municipal de Santo Estêvão, levando mais saneamento e qualidade de vida para população local”, enfatizou o gerente regional da Embasa em Feira de Santana, Raimundo Bezerra Neto. As obras devem ser iniciadas ainda neste mês de setembro, com previsão de conclusão em 12 meses.