Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BASE GOVERNISTA ESTARIA INSATISFEITA E NÃO APARECE NO PLENÁRIO DA ALBA

Somente 3 deputados da base apareceram na sessão desta quarta-feira
13/09/2023 às 10:48

1. A sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 13, caiu 45 minutos depois de aberta. Apenas 5 deputados falaram na tribuna. Os deputados oposicionistas ficaram sozinhos no plenário enquanto a base ggovernista não apareceu, salvo José Raimundo, Maria Del Carmen e Vitor Bonfim. O lider da oposição disse que virou uma rotina a ausência dos governistas, a maioria da Casa no total de 42, "Que não aparecem na segunda, às vezes veem na terça e na quarta nada". 

2. O deputado José Raimundo falou 5 minutos. O deputado José de Arimatéia comentou sobre o congresso da UVB em Serrinha. O deputado Leandro de Jesus falou sobre o aborto "e o crime de criancinhas". E os deputados Hilton Coelho e Marcinho Oliveira criticaram o governo Jerônimo, Oliveira querendo saber da aplicabilidade dos R$400 mihões tomados pelo governo de acordo autorização da ALBA.

3. O projeto que envolvia um pedido de autorização para empréstimo de até US$250 milhões do governo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) não foi sequer mencionado. Estavam também previstas votações de projetos dos deputados, mas, nada aconteceu.  O deputado Alan disse que há sinais de uma cisão na base.

4. O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos), em questão de ordem, mais uma vez, ironizou a ausência de governistas e sugeriu que o bloco estaria em desentendimento com o governador. “Os de oposição estão aqui, coordenados pelo líder Alan Sanches. Me parece que teve uma reunião com líderes de bloco e que está tendo desentendimento. Temos deputados do governo na Casa, mas não marcam presença. Queremos entender onde estão os deputados da base do governo”, questinou.

5. Já o deputado Alan Sanches, na tribuna, afirmou: “Ontem sabíamos que a base governista, os deputados da base, estavam anunciando que não viriam para o plenário para não votar. E está provado. Fizeram isso. Partidariamente, tem partido que não veio. Está na hora de o governo sentar com a base. Tem uma cisão que precisa ser ajustada. Está atrapalhando o governo e o Parlamento”.

6. Da bancada das mulheres, somente a deputada Maria Del Carmen (PT), apareceu. Marcou o ponto, cumprimentou colegas e só. Nada falou. 
                                      ****
7. A Prefeitura de Salvador vai entregar nesta quinta-feira (14) a nova Feira do Curtume, na Calçada (Rua Luiz Maria, 3), a partir das 9h. O espaço, que passou por uma ampla requalificação, possui 112 barracas, módulo com oito boxes, além de infraestrutura completa para o conforto dos vendedores e clientes. 

8. A inauguração será realizada pelo prefeito Bruno Reis, que vai detalhar os investimentos realizados na reforma da feira, uma das mais antigas e tradicionais da cidade.

9. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou por unanimidade o projeto de lei 22063/2016, de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), que determina a instalação de painéis de captação de energia solar fotovoltaica e energia solar térmica, nas escolas públicas do estado. 

10. O objetivo é estimular a política de preservação do meio ambiente, sustentabilidade, além da economia financeira. O deputado tem expectativa de que a proposta avance para que seja votada em plenário.

11. Durante a sessão da última terça-feira (12), o vereador de Camaçari, Tagner Cerqueira (PT), fez um discurso contra o prefeito da cidade, Elinaldo Araújo (UB), "que entrou em rota de colisão contra professores municipais, que estavam em greve pedindo reajuste salarial".

12. Em seu discurso, o edil defendeu a categoria, "que foi vaiada após o locutor do evento inflamar o público contra a categoria, durante manifestação no 7 de Setembro, e ainda acusou o gestor de ter empregado a sua cunhada, Jéssica Cerqueira, para ganhar um salário alto na Empresa de Limpeza Pública de Camaçari".

13. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 e gripe nesta quinta-feira (14). A dose de gripe está disponível para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses. A lista das unidades pode ser conferida no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-influenza-gripe/.

14. Além do público habilitado para a bivalente, respeitando o aprazamento 4 meses entre as doses, serão ofertados as 1ª e 2ª dose para pessoas com 12 anos ou mais no esquema “LIBEROU GERAL”. Já a 3ª dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, residentes de Salvador.

15. A Prefeitura de Salvador realizou nesta quarta-feira (13) mais uma reunião para debater a formulação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O encontro, que foi realizado no auditório da sede da pasta, no bairro do Comércio, teve como foco os temas de saúde.

16. O plano reunirá todas as políticas públicas e estratégias que devem ser implementadas pela gestão municipal para garantir os direitos das pessoas com deficiência em Salvador. 

17. A série de encontros faz parte das comemorações do Setembro Verde, dedicado a ações em prol da consciência e da luta pela inclusão de pessoas com deficiência.

18. Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, destacou a importância de elaborar esse plano. “Dividimos o trabalho de elaboração do plano por eixos, para permitir que as pessoas com deficiência ou responsáveis contribuam. Até o momento, já discutimos diversas outras pautas que estarão no documento, como educação e assistência social”, disse.

19. “Planejamos concluir esse planejamento até dezembro deste ano. São diversas questões que as mães de pessoas com deficiência pedem e precisam imediatamente de respostas. Estamos buscando cumprir as metas o mais breve possível para que as pessoas tenham acesso aos direitos o mais rápido possível, além do que já têm no dia a dia”, acrescentou Daiane Pina.

20. Também em alusão ao Setembro Verde, a Sempre tem organizado uma variedade de eventos, incluindo atividades esportivas, culturais, oficinas, promoções e a garantia de direitos para a Pessoa com Deficiência. Além disso, uma feira de serviços e a distribuição de material informativo também fazem parte das iniciativas da pasta municipal.

21. Presente no encontro, a coordenadora da associação Abraço à Microcefalia Elaine Paixão, mãe de Mariana, que é portadora de microcefalia causada pelo zika vírus, enfatizou a importância desses eventos. “Eles são muito importantes para os planos futuros das nossas crianças e das pessoas com deficiências”, pontuou.

22. “A Prefeitura de Salvador está sempre trazendo esses planos para que a gente possa construir, para que, posteriormente, possamos ter direito à acessibilidade, à saúde e à educação", completou Elaine.