Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FEDERAÇÃO EXCLUI LIDICE, GERALDO JR E CORONEL DA DISPUTA EM SALVADOR

Federação quer pressionar o governador Jerônimo Rodrigues mais uma vez
12/09/2023 às 10:46

1. Em mais uma reunião que provavelmente não levará a nada integrantes da Federação - os partidos PT, PV e PCdoB - defenderam e reafirmaram que o (a) candidato (a) a prefeito (a) da capital deve ser deste grupo. E, tentam, ao nosso ver, pressionar o goverador Jerônimo Rodrigues a convocar uma nova reunião do Conselho Politico e bater o martelo. 

2. Essa não é uma decisão fácil de ser tomada uma vez que a base governista é bem mais ampla do que somente a Federação e a integram, o PSB da deputada Lidice da Mata, que já indicou seu pré-nome juntamente com o vereador Silvio Humberto; o PSD de Otto Alencar e Angelo Coronel; o MDB do vice-goivernador Geraldo Jr; o Avante de Carletto e outros partidos menores.

3. Então, diante de quadro tão complexo é provável que essa decisão demore um pouco mais ou até só aconteça, em 2024, bem como pode até surgir um nome fora do âmbito tradicional da política, como aconteceu em 2022, com a major PM Denice Santiago, e/ou como vinha sendo falado o nome do superintendente da Conder, José Trindade, o qual saiu do páero por problemas de saúde.

4. O que se percebe com essa atitude da Federação - de mais uma reunião na última segunda feira com nota à imprensa é forçar uma barra antes do tempo, o que, certamente não é do agrado do governador Jerônimo e do chefe da Casa Civil, Rui Costa. 

5. Ora, colocar os outros partidos na parede, forçando-os a aceitarem os nomes de Robinson Almeida e/ou Olivia Santana obviamente não é o caminho mais adequado. O certo seria a Federação convidar os outros partidos para uma conversa. E, ai sim, tirar um consenso e uma nota à imprensa. Da forma que foi feita a reunião, excludente, não cola.
                                   ****
9. O governador Jerônimo Rodrigues vai entregar, às 8h30min desta quarta-feira (13), dez veículos exclusivos para vacinação. O ato será realizado no pátio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia.

10. Ontem, o governador entregou a PM 130 novas viaturas. As entregas ocorreram em três momentos diferentes, marcando um compromisso firme do Governo do Estado com ações de prevenção à criminalidade.

11. Do total, 40 viaturas foram entregues na Praça João Paulo II, localizada na Fazenda Grande II, em Cajazeiras. Em seguida, Jerônimo se dirigiu ao bairro de Paripe, onde entregou o segundo lote de veículos, com mais 40 viaturas, na Praça João Martins. Por último, o governador esteve em Periperi, para entregar o terceiro lote de viaturas, com outros 50 veículos.

12. "E foi assim que tudo mudou", da escritora Thaís Bergmann, desbancou em vendas grandes escritores do momento, como Colleen Hoover e Matt Haig, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O lançamento juvenil ficou em primeiro no ranking dos mais vendidos no Boulevard Literário, espaço que acolheu diversas editoras tradicionais do país. Publicada pela Astral Cultural, obra é um romance leve e divertido que aborda temas importantes para os adolescentes, como a privacidade digital, o bullying, os relacionamentos tóxicos e as amizades.

13. Autora de três romances, a catarinense Thais Bergmann tem caído nas graças dos leitores. Tanto que, nas redes sociais, já reúne um público fiel e engajado com mais de 70 mil seguidores.

14. Motoristas e cobradores de Salvador participaram nesta terça-feira (12) de um treinamento de formação em acessibilidade e atendimento às pessoas com deficiência, no auditório do Subúrbio 360, em Coutos. 

15. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e visa sensibilizar os profissionais e elevar a qualidade do serviço prestado pela categoria.

16. Durante a formação, os trabalhadores das empresas Plataforma Transportes SPE S/A e Ótima Transportes de Salvador SPE S/A, vinculadas à Associação das Concessionárias do Serviço de Transporte Público de Passageiros por Ônibus de Salvador (Integra), receberam orientações sobre a forma adequada de tratar e transportar os passageiros, além de ouvirem depoimentos de mães de filhos com deficiência que relataram a vivência cotidiana no uso do transporte público.

17. Desta terça-feira (12) até a próxima quinta-feira (14), a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), vai ofertar uma série de serviços de forma gratuita para a população de Salvador. O evento ocorre no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, das 9h às 16h.

18. Denominado “Prefeitura-Bairro Vai Até Você”, o projeto oferece serviços como o balcão da ouvidoria, que permitirá ao cidadão registrar as suas demandas e sugestões para a administração municipal, além de atendimento do CadÚnico e pesquisa por vagas de emprego através da intermediação do SIMM.

19. Outros serviços disponíveis incluem o pedido de atuação da Codesal, além de informações sobre Primeiro Passo, bem como receber suporte da Codecon em relação a questões de defesa do consumidor. No local também serão oferecidos serviços do TJ-BA, como investigação de paternidade e orientação jurídica.

20. De acordo com o secretário da SACPB, Luciano Sandes, a ideia é levar os serviços das Prefeituras-Bairro para mais perto dos cidadãos, tornando as estruturas mais itinerantes. “A gente fez essa parceria com o TJ-BA, que tem como tema a paternidade responsável, e agregamos também serviços que são ofertados nas PBs, trazendo-os para a rua. Hoje, estamos trazendo uma novidade, que são os projetos de arquitetura para interesse popular, da Seinfra”, disse.

21. Segundo Sandes, o retorno da população é sempre positivo. Na última edição do projeto Prefeitura-Bairro Vai Até Você, realizada em Cajazeiras, foram mais de 1,5 mil pessoas atendidas em dois dias.