Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA E TRIBUNAL DE JUSTIÇA ATENDEM A POPULÇÃO TERÇA NO TERREIRO CBF

CBF pune de forma vitalícia atletas do futebol que participaram de esquemas de fraudes em jogos para beneficiar apostadores de loterias
11/09/2023 às 10:43

1. A partir desta terça-feira (12), a Prefeitura de Salvador, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), vai promover uma feira de serviços diversos e gratuitos para a população. O evento ocorrerá no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, Centro Histórico, até a próxima quinta-feira (14), das 9h às 16h.

2. Denominada “Prefeitura-Bairro Vai Até Você”, a ação leva, de forma itinerante, todos os serviços oferecidos pelas 10 unidades fixas de Prefeituras-Bairro de Salvador, como balcão de ouvidoria, CadÚnico, pesquisa de emprego nas vagas intermediadas pelo SIMM, pedido de atuação da Codesal, informações sobre o programa Primeiro Passo, pedido de suporte do Codecon, entre outros. A feira também vai trazer serviços relacionados ao TJ-BA, como investigação de paternidade e orientações jurídicas em geral.

3. “Nas últimas semanas ouvimos críticas, palavras de baixo calão, mas aí eu me pergunto: qual o intuito? Nós entendemos a preocupação das vítimas, dos familiares, do anseio da população. Mas, acima de tudo, a hipocrisia nesta Casa não pode continuar reinando. Estão tornando palanque político. É muito fácil nós, deputados, colocar o paletó, a nossa gravata e viemos criticar o papel daqueles homens e mulheres que saem pela manhã e não sabem se vão retornar para as suas casa. Eu peço que antes de criticar, tragam uma solução, ou então, ao invés de colocar o paletó e uma gravata, que coloquem um distintivo no peito”, palavras do deputadoe Matheus Ferreira (MDB).

4. Matheus é o mais jovem deputado da Assembleia, filho do vice-governador Geraldo Jr, e entende que há muito exagero da oposião sobre a onda de violência na Bahia.

5. O Centro de Panificação Santa Dulce, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), apresenta nesta quarta-feira (13), às 8h30, na loja Dulce Sabor (Av. Dendezeiros do Bonfim, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres), as novas embalagens da linha de pães Dulce Natura. 

6. Desde 1996, a marca leva à mesa dos baianos qualidade, sabor e solidariedade, já que toda a renda obtida com a venda dos produtos é destinada ao Centro Educacional Santo Antônio (CESA), escola fundada pela primeira santa brasileira em Simões Filho, que acolhe hoje mais de 900 crianças e adolescentes em situação de risco social.

7. A renovação na roupagem dos pães será feita de forma gradativa ao longo deste mês, para que o consumidor já possa conferir a novidade nas prateleiras dos supermercados de Salvador, região metropolitana e Feira de Santana. As novas embalagens já estarão presentes nos pães de forma integral, hot dog, hambúrguer e milho. 

8. Já os demais integrantes da linha, como os pães de forma tradicional, integral com passas e açúcar mascavo e pão zero, passarão pela transformação visual até o final deste mês de setembro. 

9. “A linha Dulce Natura, marca com tradição no mercado baiano, segue buscando a renovação, sempre pautada pela qualidade e responsabilidade social”, ressaltou Daniel Reis, coordenador do Centro de Panificação Santa Dulce.

10. O projeto das novas embalagens contou com o apoio de parceiros como a agência Dendê Marcas, que produziu todo o layout, e do artista baiano Sérgio Bordim, que assinou a arte das novas roupagens, retratadas em aquarela, destacando Santa Dulce e “seus filhos” - meninos sem referência familiar acolhidos pelo Anjo Bom em seu antigo orfanato.

11. Por cinco votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) rejeitou os embargos de declaração impetrados pela defesa da vereadora de Lauro de Freitas Débora Régis (PDT) para se manter no cargo, no bojo da ação movida pelo PSB municipal que pede a cassação da pedetista por meio da acusação de irregularidades na prestação de contas da campanha de 2020. A edil recorrerá da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

12. Nesta quarta-feira, a Associação Bahiana de Imprensa - ABI vai promover um encontro online com o jornalista e professor Yuri Almeida, para um papo sobre ética em tempos de comunicação digital e inteligência de dados.

13. Se você tem interesse em conversar sobre como a atividade jornalística é impactada pelo fenômeno do clickbait, deepfake, IA..., esse é o seu momento.

14. Lançado oficialmente no bairro do Cabula na manhã desta segunda-feira (11), o Programa Saúde nos Bairros iniciou o atendimento à população da região que foi à Rua 25 de Maio, na saída do hospital Roberto Santos, no campo de futebol do bairro, onde os serviços são ofertados. O atendimento itinerante segue na localidade até o dia 16 de setembro, das 7h às 17h, de segunda a sábado.

15. A fisioterapeuta Érica de Jesus, de 28 anos e moradora de Narandiba, esteve no local em busca de atendimento e comemorou a chegada do serviço itinerante. “A gente consegue perceber pela quantidade de pessoas que estão aqui que é um programa que só traz benefícios para os moradores”, comenta.

16. A jovem conta ainda sobre o atendimento e atenção que recebeu no local. “Fiquei sabendo do projeto através da associação do meu bairro, cheguei aqui, fui muito bem atendida, peguei a senha, passei pelo médico clínico e agora estou aguardando para marcar alguns exames. É um serviço muito bom e que facilita muito a nossa vida”, afirmou.

17. .As sanções impostas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a 11 jogadores , com base em ações envolvendo a manipulação de partidas que ocorreram no futebol brasileiro, foram estendidas pela FIFA. Em seu site oficial, a FIFA esclareceu que a medida é parte da "sólida e exemplar" cooperação com a CBF. O presidente do Comitê Disciplinar da FIFA decidiu estender todas as sanções para que tivessem efeito mundial, com base no artigo 70 do Código Disciplinar da entidade máxima do futebol mundial.

18. "A parceria da CBF com a FIFA e o reconhecimento não só da entidade e da Conmebol, mas do mundo inteiro, reforça o trabalho que desenvolvemos no Brasil é que é visto como referência. Tudo isso reitera o foco em nossos pilares de transparência, lisura nos processos e o compromisso que a atual gestão tem, sobretudo, com a verdade", destacou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

19. Após as investigações das autoridades brasileiras e o processo disciplinar aberto pela CBF, os seguintes jogadores foram proibidos de participar de qualquer tipo de atividade relacionada ao futebol:

Ygor de Oliveira Ferreira (proibição vitalícia)
Paulo Sérgio Marques Corrêa (600 dias a partir de 26 de maio de 2023)
Gabriel Ferreira Neris (proibição vitalícia)
Jonathan Doin (720 dias a partir de 16 de maio de 2023)
Fernando José da Cunha Neto (360 dias a partir de 16 de maio de 2023)
Eduardo Gabriel dos Santos Bauermann (360 dias a partir de 16 de maio de 2023)
Matheus Phillipe Coutinho (proibição vitalícia)
Mateus da Silva Duarte (600 dias a partir de 26 de maio de 2023)
André Luiz Guimarães Siqueira Junior (600 dias a partir de 26 de maio de 2023)
Onitlasi Junior Moraes (720 dias a partir de 16 de maio de 2023)
Kevin Joel Lomónaco (360 dias a partir de 16 de maio de 2023)


20. A FIFA informou ainda que "continuará seus esforços contínuos para combater a manipulação de partidas por meio de uma variedade de iniciativas, que incluem o monitoramento dos mercados internacionais de apostas, o portal confidencial de relatórios da FIFA, o aplicativo FIFA Integrity, bem como várias atividades educacionais e de conscientização em todo o mundo".